quinta-feira, 23 de abril de 2015

Democracia cubana: cubanos elegem mais de 12 mil representantes para as Assembleias Municipais

Cuba: 7,5 milhões vão às urnas eleger representantes locais

As eleições municipais cubanas levaram 7,5 milhões de cubanos maiores de 16 anos para as urnas no domingo (19), segundo dados divulgados pela Comissão Eleitoral Nacional de Cuba (CNE). A população, que corresponde a 64% da população do país e 88% dos eleitores registrados, compareceu às cabines de votação para eleger 12.589 delegados para as Assembleias Municipais de Poder Popular, primeiro estágio da hierarquia política da ilha – delegados correspondem a vereadores. Em Cuba, o voto é facultativo e mesmo assim as eleições regionais mobilizam grandes massas de eleitores, incentivados pelo governo a escolherem seus representantes. 

A eleição aconteceu no dia da celebração da 54ª vitória do povo cubano sobre as tropas mercenárias financiadas pelos EUA, que invadiram a Baía dos Porcos em 1961. A presidente do CNE destacou o aumento da eleição de mulheres, que corresponde a 34% dos delegados eleitos, e de jovens, que preencheram 14% dos cargos. 59,24% dos eleitos são militantes do Partido Comunista, o que mostra, ao contrário do que afirma a grande mídia, que cidadãos que não são membros do PC têm ampla participação na política da Ilha.

Leia também:

Oposição 

Em Havana, dois candidatos independentes e opositores ao governo e regime político cubano disputaram as eleições locais. Em meio a uma maioria de candidatos favoráveis ao regime, o advogado e jornalista Hildebrando Chaviano, de 65 anos, e o técnico em informática Yuniel López, de 26, não receberam os votos necessários para participar das assembleias. Os dois opositores estavam entre os 27.379 candidatos que tentavam vagas no pleito, realizado a cada dois anos e meio na ilha caribenha. 

Desde 1976, existe a possibilidade de nomes não alinhados ao governo e ao Partido Comunista disputarem cargos nas eleições, mas, até hoje, nenhum candidato opositor foi escolhido pela população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário