domingo, 21 de dezembro de 2014

Emocionante depoimento de uma cubana sobre os últimos acontecimentos em Cuba

Por Cid Benjamim 


O jornal "O Dia" me procurou esta semana pra ouvir uma cubana muito amiga minha, Teresa Sopeña (foto), sobre a libertação dos três presos e o anúncio de reatamento das relações com os Estados Unidos.

Depois de consultar Teresa, enviei ao jornal trecho de um email que ela tinha me mandado. Como seu depoimento acabou não sendo publicado, eu o posto aqui. 

Ele dá bem a dimensão de como o povo cubano recebeu as notícias - em particular a da libertação dos três presos.

"Cid, nem tenho palavras para expressar tanta emoção e alegria. O encontro das famílias dos recém libertados com Raul foi comovente.

Do aeroporto foram direto para o cemitério, para depositar flores nos túmulos das mães de dois deles, que morreram enquanto estavam na prisão.

Foi impressionante.

As pessoas nas ruas estão tão felizes...

No início havia muita expectativa porque, quando anunciaram que Raul falaria em rede nacional, ao meio-dia, as pessoas pensaram que poderia ser algo relacionado com a saúde ou até a morte de Fidel.

Depois, pela internet, se soube que os três heróis já estavam em Cuba.

Quando Raul falou, relatando as negociações com Obama, você não pode imaginar a alegria em que todos ficaram.

É indescritível.

Estou chorando agora e chorei naquela hora. As pessoas foram para a rua, nos centros de trabalho todos se abraçavam, a confraternização era geral.

As pessoas abraçavam desconhecidos numa grande festa.

Acho que desde 1959, quando do triunfo da Revolução, não se via tanta alegria nas ruas.

É muito importante que esta conquista tenha sido obtida quando os dirigentes históricos da Revolução ainda estejam à frente da sociedade cubana.

Isso é um grande mérito e uma garantia que os princípios vão se manter. Vêm tempos difíceis, mas temos confiança em que podemos avançar e construir um país com uma sociedade mais justa e um desenvolvimento sustentável.

Juro que não acreditava que viveria o suficiente para ver a libertação dos heróis.

Imagina como estará Fidel!"

Cid Benjamim e jornalista e escritor.

Um comentário: