terça-feira, 19 de agosto de 2014

Ministério da Educação e Cuba reforçam o Programa Amapá Alfabetizado


O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) esteve no Ministério da Educação e recebeu apoio para o programa Amapá Alfabetizado. Ele reuniu (foto abaixo) com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), Macaé Evaristo, com o Conselheiro Econômico da Embaixada de Cuba, Raciel Proenza Rodriguez e a secretária Municipal de Educação de Macapá, Antônia Andrade.

Randolfe falou sobre a adesão da Prefeitura de Porto Grande ao programa de erradicação do analfabetismo. O município tem a taxa de analfabetos superior à média nacional, são 12,74%, enquanto no país é de 9,73% segundo DATASUS. “Iniciamos as ações em Macapá e Porto Grande é o segundo município do Amapá a embarcar nesse movimento. Nós queremos mobilizar o Estado inteiro para exterminar o analfabetismo. São mais de 36 mil pessoas sem ler e escrever, isto inadmissível”, afirmou o senador.

De acordo com Macaé Evaristo, da SECADI, a UNESCO criou a certificação “Território Livre do Analfabetismo” para estimular adesão dos municípios. Em 2007 foi restaurado no Brasil o programa Brasil alfabetizado. O selo é atribuído ao local após a medição feita pelo IBGE através do Censo populacional.

Raciel informou que o Ministério de Educação de Cuba está interessado na experiência de Macapá. “Com o método ‘Sim, eu Posso’ já foram alfabetizadas seis milhões de pessoas, em 30 países”. Raciel propôs a Prefeitura da capital convidar técnicos cubanos para desenvolver um projeto piloto, bem como desenvolver projetos alternativos de parceria com o Governo Cubano.

O senador apontou o interesse da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) me participar do programa e recebeu aceno positivo da SECADI, que viu grandes possibilidades de descentralização de recursos da SECADI para a instituição. Em breve será marcada uma agenda em Macapá para tratar dos andamentos do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário