sexta-feira, 22 de agosto de 2014

54º aniversário da Federação das Mulheres Cubanas


Por Lissy Rodríguez no Granma

Na disciplina, tenacidade e beleza da mulher cubana encontra-se uma parte importante do segredo para tornar quase perfeita toda obra protagonizada por ela. Não pôde ser de outra forma, então, o tributo que lhes fez, na terça-feira, 19 de agosto, a Federação das Mulheres Cubanas (FMC) a destacadas mulheres, as quais receberam a distinção 23 de Agosto, com motivo do aniversário dessa organização.

Com essência de MulherDurante o ato, que teve lugar no Memorial José Martí, obtiveram o reconhecimento uma representação de 35 companheiras e um companheiro, dos setores da cultura, educação, científico, agrícola, esportivo, e dos meios de comunicação; de um total de 348 que a receberão no país todo.

 As palavras de Surina Acosta Brook, membro do Secretariado da FMC, descreveram o agradecimento e carinho das mulheres afiliadas a esta organização para a figura de Vilma Espín: “Foi nossa querida Vilma, heróica combatente, mulher sensível e revolucionária exemplar, depositária do clamor das cubanas por participarem de um processo que sabiam genuinamente renovador, revolucionariamente diferente”.

 Granma conversou com a atriz Eslinda Núñez sobre o papel da FMC ao longo de todos os anos e como a organização não permanece estática, pelo contrário, se transforma no tempo: “Durante toda minha vida vi as mudanças a favor das mulheres, seu papel na família, na ampliação de espaços para as jovens, e a oferta de cursos de superação”.

 Entretanto, a jornalista Zenaida Ferrer sintetizou empolgada o que representa ter atingido a distinção: “Para qualquer que a tenha recebido, é um sinal do avanço das mulheres na Revolução Cubana”.

 Na cerimônia marcaram presença José Ramón Balaguer Cabrera e Olga Lidia Tapia Iglesias, membros do secretariado do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, E, ainda, a secretária-geral da FMC, Teresa Amarelle; e o coordenador nacional dosa Comitês de Defesa da Revolução (CDRs), Carlos Rafael Miranda.

 As atividades centrais para celebrar o 54º aniversário da FMC terão lugar durante todo o mês de agosto, ao longo da Ilha, e o ato central, será no próximo sábado 23, na província de Guantánamo, vanguarda na emulação nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário