terça-feira, 31 de julho de 2012

Capes divulga edital para bolsas de estudo em Cuba

Programa irá selecionar projetos de pesquisa e promover o intercâmbio de doutorandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores. O início das atividades do projeto e a liberação dos recursos estão previstos para janeiro de 2013

Fonte: Universia

Foi divulgado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) o edital n° 37 do Programa Capes MES-Cuba que irá selecionar projetos de pesquisa e promover o intercâmbio de doutorandos e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, em diversas áreas do conhecimento. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de setembro, na página do programa no site da Capes

Serão financiados pela Capes bolsas de estudo, transporte aéreo, seguro saúde e auxílio instalação para os aprovados nos projetos, que podem ser de dois tipos: Missão de Trabalho e Missão de Estudo. A Missão de Trabalho é constituída pela viagem de um membro da equipe do projeto selecionado, com duração de 10 a 30 dias para realização de atividades de intercâmbio na pesquisa. 

ACJM-SC promove debate sobre a contraofensiva do imperialismo e a resistência na América Latina


Apoiada por um conjunto de organizações sociais e políticas, a Associação Cultural José Martí de Santa Catarina promove debate com o tema "A contraofensiva do imperialismo e a resistência na América Latina: o golpe no Paraguai e a formação da Marcha Patriótica na Colômbia". Os militantes de movimentos pelos direitos humanos Martin Almada (Paraguai) e Mauricio Avilez (Colômbia) vão ser os debatedores. A atividade acontece no dia 9 de agosto a partir das 19 horas, no auditório do Sinjusc, Centro de Florianópolis.

Além de debate, o evento vai ser um ato político contra ingerência direta do imperialismo na política e na economia latinoamericana, especialmente na Colômbia e no Paraguai, mas também nas tentativas de desestabilização dos governos de Hugo Chávez (Venezuela) e Rafael Correa (Equador) e no golpe frustrado contra o presidente da Bolívia, Evo Morales.

Martin Almada é um dos mais importante representante do movimento dos direitos humanos paraguaio, foi presidente da Associação de Educadores de San Lorenzo. Por suas atividades políticas foi sequestrado pela polícia política da ditadura e ficou três anos e meio preso (1974/1977). Durante a década de 1980 trabalhou como especialista em educação na Unesco/ONU, em Paris (França). Um dos temas que abordará no evento será a atualidade da Operação Condor.

Espanhol é acusado por morte de mercenários cubanos

O militante político espanhol Angel Carromero, que dirigia o veículo no momento do acidente que matou o mercenário cubano Oswaldo Payá, responderá judicialmente pelo ocorrido, segundo foi anunciado nesta terça-feira (31) em Cuba.

Por sua vez, o sueco Jens Modig, que também estava no carro, foi liberado e voltou a seu país. “Foi permitido que Modig retorne à Suécia, apesar das atividades ilegais que realizou na ilha e a violação de status imigratório”, destacou o jornal Granma.

Ambos foram acusados pela Justiça cubana de participar de uma operação contra o país, “mais uma entre as muitas que foram organizadas a partir de Miami, fundamentalmente, mas também de Madri e Estocolmo”, conta o jornal cubano.

Carromero, vice-secretário geral de Novas Gerações, setor juvenil do direitista Partido Popular da Espanha, que está no governo, será julgado por homicídio.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Cuba, a ilha da saúde

Escola Latino-americano de Medicina. Reprodução: Community Doctors/Youtube
Por Salim Lamrani no Opera Mundi

Desde o triunfo da Revolução de 1959, o desenvolvimento da medicina tem sido a grande prioridade do governo cubano, o que transformou a ilha do Caribe em uma referência mundial neste campo. Atualmente, Cuba é o país que concentra o maior número de médicos por habitante.

Em 2012, Cuba formou mais 11 mil novos médicos, os quais completaram sua formação de seis anos em faculdades de medicina reconhecidas pela excelência no ensino. Trata-se da maior promoção médica da história do país, que tornou o desenvolvimento da medicina e o bem-estar social as prioridades nacionais. Entre esses médicos recém-graduados, 5.315 são cubanos e 5.694 vêm de 59 países da América Latina, África, Ásia e até mesmo dos Estados Unidos, com maioria de bolivianos (2.400), nicaraguenses (429), peruanos (453), equatorianos (308), colombianos (175) e guatemaltecos (170). Em um ano, Cuba formou quase o dobro de médicos do total que dispunha em 1959. [1]

Após o triunfo da Revolução, Cuba contava somente com 6.286 médicos. Dentre eles, três mil decidiram deixar o país para ir para os Estados Unidos, atraídos pelas oportunidades profissionais que Washington oferecia. Em nome da guerra política e ideológica que se opunha ao novo governo de Fidel Castro, o governo Eisenhower decidiu esvaziar a nação de seu capital humano, até o ponto de criar uma grave crise sanitária. [2]

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Dia da rebeldia cubana é comemorado no Brasil

Os cinco antiterroristas cubanos | Foto: Heroes Cubanos

Da Prensa Latina

Na comemoração no Brasil do Dia da Rebeldia Nacional cubana, se destacaram com unanimidade as iniciativas para apoiar à Revolução cubana e exigir que os Estados Unidos liberte aos cinco lutadores cubanos anti-terroristas.

O evento rememora os assaltos aos quartéis Moncada, em Santiago de Cuba, e Carlos Manuel de Gramas, em Bayamo, por um grupo de jovens liderados pelo líder da Revolução cubana, Fidel Castro, no dia 26 de julho de 1953.

Essas operações marcaram o início da luta armada contra a ditadura de Fulgencio Batista, que culminou cinco anos, cinco meses e cinco dias depois com o triunfo da Revolução.

O ato político-cultural foi realizado na sede do Sindicato dos Professores nesta capital, organizado por movimentos e grupos de solidariedade a Cuba, organizações sociais e políticas brasileiras, assim como pela Associação Nacional de Cubanos Residentes José Martí, capítulo Brasília (AncrebJM-Brasília), e a embaixada de Cuba.

Presidente cubano disposto a falar de tudo com Washington mas em pé de igualdade



O Presidente cubano, Raul Castro, afirmou hoje que Havana está disponível para dialogar com os Estados Unidos sobre todos os temas, incluindo os direitos humanos, realçando, porém, que esse diálogo tem de ser feito com igualdade de condições.

"No dia em que desejarem, a mesa estará pronta. Já foi dito através dos canais diplomáticos normais. Se quiserem discutir, nós iremos discutir", disse Castro, durante um ato público na província oriental de Guantánamo, por ocasião das celebrações do "Dia da Revolução cubana".

Num discurso improvisado, diante de uma multidão, Castro destacou a "vocação pacífica" da ilha, mas sublinhou que Cuba sabe defender-se, recordando o "domínio absoluto" dos Estados Unidos sobre o país durante os primeiros 60 anos do século XX. "Se querem discutir os problemas da democracia, como costumam dizer, a liberdade de imprensa (...), os direitos humanos, todas as histórias que foram inventadas nos últimos anos, sobretudo ao nível dos direitos humanos, então vamos discuti-los", afirmou Raul Castro.

Alvorada de 26 de julho: a luz que se acendeu no continente


Por Maria do Carmo Luiz Caldas Leite

"Às escolinhas do campo assistem descalços, semi-desnudos e desnutridos, menos da metade dos meninos em idade escolar e muitas vezes o professor tem que adquirir, com seu próprio salário, o material necessário. É assim que pode se fazer uma pátria grande?" (Fidel Castro, no manifesto de autodefesa, conhecido como “A história me absolverá”)

O século XX iniciou-se em Cuba com um conjunto de imposições econômicas, políticas e sociais, decorrentes da primeira intervenção militar dos Estados Unidos no país. O triunfo da Revolução Socialista, em 1917, repercutiu em toda  América Latina e em Cuba, sendo que a partir dessa data, entre as consignas e demandas dos operários, surgiram vinculações das teorias revolucionárias às lutas no continente. Entre as décadas dos anos 20 e 40, na república mediatizada cubana, constatou-se a existência de uma luta ideológica e política, entre duas tendências contrapostas, de um lado, a democrática e progressista, que representava os interesses do povo e, do outro, a tendência reacionária, das classes dominantes.

No início da década de 30, observa-se uma acelerada penetração na economia cubana de grupos financeiros dos Estados Unidos. A capital cubana ofereceu-se à máfia norte-americana como “o mais esplendoroso dos paraísos”, com o turismo e os jogos ilegais organizados. Esse tipo de negócio cresceu de tal maneira que, em 1940, Cuba era considerada um importante centro da delinqüência internacional. A situação econômica na Ilha era típica de um país neocolonial, agrário e dependente, onde coexistiam relações pré-capitalistas com relações capitalistas, baseadas num escasso desenvolvimento do capital nacional e na penetração do capital estrangeiro monocultor, monoexportador e atado às necessidades econômicas dos Estados Unidos da América do Norte. A política da oligarquia criolla, a partir da crise globalizada do modelo neocolonial, apresentou muitas facetas, porém estas se basearam principalmente em restringir a produção agrícola e industrial à esfera açucareira, impedindo o surgimento de novos capitalistas competidores, mediante a cartelização do açúcar. Em 1953, no centenário natalício de Martí, um quadro retratava desmandos financeiros e  desatenção aos serviços educacionais:

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Viva a Revolução Cubana, por Eduardo Galeano


"EU TINHA 12 ANOS QUANDO HOUVE O ASSALTO A MONCADA"

Por Eduardo Galeano

Eu tinha doze anos quando do assalto ao Moncada, dezesseis no desembarque do Granma, dezoito quando os guerrilheiros entraram, vitoriosos, em Havana. Os homens da minha geração tivemos a sorte de coincidir, no tempo, com a Revolução Cubana. Que desde o começo se misturou na vida e entrou na alma. Junto a muitos milhões de homens, celebro esta revolução como se fosse minha.

Ela me transmitiu forças quando me sentia cair. Me contagiava energia dia após dia, ano após ano, ao longo do processo que a colocou a salvo da derrota ou da traição. Cuba quebrou em pedaços a estrutura da injustiça e confirmou que a exploração de umas classes sociais por outras e de uns países por outros não é o resultado de uma tendência "natural" da condição humana, nem está implícita na harmonia do universo. Muitos muros se levantaram diante deste vento de boa fúria popular.

A colônia se fez pátria e os trabalhadores, donos do seu destino. A mulher deixou de ser uma passiva cidadã de segunda classe. Se acabou o desenvolvimento desigual que em toda a América Latina castiga o campo ao mesmo tempo que incha umas poucas cidades babilônicas e parasitárias. Não se vê mais a fronteira que separa o trabalho intelectual do trabalho manual, resultado das tradicionais mutilações que nos reduzem a uma única dimensão e nos fraturam a consciência.

Te doy una canción: viva o 59° aniversário de Moncada

Por Mauro Iasi na Boitempo

Martí me habló de la amistad
y creo en él cada día,
aunque la cruda economía
ha dado luz a otra verdad.

Silvio Rodríguez

No dia 26 de julho de 1953 acontecia o Assalto ao Quartel Moncada que dava início à Revolução Cubana. Muito já se falou desta incrível experiência e muitas são as preocupações que cercam o atual momento e as perspectivas desta Ilha revolucionária (ver, por exemplo o artigo Três originalidades e um velho caminho, na revista eletrônica Múltiplas Leituras, v. 2, n.2, 2009). Hoje quero tratá-la de uma maneira diferente.

Evidente que todos nos? preocupamos com a situação atual e sabemos que as experiências históricas, por mais valorosas que sejam, não dependem apenas da disposição moral e da decisão política de resistir. Mas falemos um pouco disso, da disposição de seguir em frente, da arte de resistir.

Silvio Rodriguez, compositor cubano e um dos protagonistas do movimento chamado “Nova Trova”, tem sido uma voz poética e lúcida desta resistência. Em uma musica chamada “El Necio”, Silvio diz:

quarta-feira, 25 de julho de 2012

As sanções econômicas a Cuba sob o governo Obama

Por Salim Lamrani 
Fonte: OPERA MUNDI

A chegada ao poder do presidente Obama nos Estados Unidos, em 2008, marcou uma ruptura de estilo frente à administração de Bush em relação a Cuba. No entanto, exceto pela retirada de algumas restrições a viagens, as sanções econômicas ainda são aplicadas, até mesmo fora do território nacional. Eis aqui alguns exemplos recentes.

Durante sua campanha eleitoral em 2007, o então candidato Barack Obama fez uma lúcida observação sobre a ultrapassada política dos EUA em relação a Cuba. Uma vez eleito, declarou sua intenção de buscar “um novo começo com Cuba”. “Acredito que podemos conduzir a relação entre EUA e Cuba por uma nova direção e iniciar um novo capítulo de aproximação que continuará durante o meu mandato”, afirmou (1).

Obama havia denunciado a política de seu antecessor em relação a Cuba, que havia restringido drasticamente as viagens da comunidade cubana dos EUA. “Trata-se tanto de uma questão estratégica quanto humanitária. Esta decisão (…) teve um impacto profundamente negativo sobre o bem-estar da população cubana. Vou conceder aos cubano-americanos direitos ilimitados de visitar seus familiares e enviar dinheiro para a ilha”, assegurou (2).

Atividades comemoram o Dia Nacional da Rebeldia Cubana em São Paulo

O Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba fará nesta quinta-feira (26) uma panfletagem em comemoração ao Dia Nacional da Rebeldia Cubana, que completa 59 anos. 

O ato será às 16h, na praça Ramos de Azevedo, em frente ao Teatro Municipal de São Paulo. Logo após, às 19h, o conjunto musical Cravos da Madrugada fará uma apresentação no auditório do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), na praça da República, 282. A atividade contará também com a presença do Cônsul Geral de Cuba em São Paulo, Lázaro Mendes, e Marcelo Buzzeto, da Via Campesina. As ações, realizadas todos os anos, têm como objetivo esclarecer à população a importância de Cuba e sua revolução. 

O dia 26 de julho de 1953 é considerado o início da revolução cubana. Nesta data, um grupo de 165 jovens liderado por Fidel Castro assaltou o quartel general de Moncada, em Santiago de Cuba, e o forte de Céspedes. O objetivo era tomar as bases dos quartéis, armar a população e derrubar o governo do ditador Fulgêncio Batista.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Morte de mercenário cubano foi um acidente, admite motorista





O militante político espanhol Ángel Carromero Barrios admitiu, em depoimento à polícia cubana nesta segunda-feira (23/07), ter cometido um erro ao volante no acidente em uma estrada no sul do país que, no último domingo (22), resultou nas mortes de dois destacados mercenários cubanos. Os falecimentos de Oswaldo Payá e Héctor Cepero provocaram ira na oposição cubana, que acusava o governo de ter tramado um atentado. 


No depoimento, Carromero, que estava ao volante do veículo no momento do acidente, afirmou ter ignorado um aviso de uma placa de trânsito para redução de velocidade, quando logo depois, perdeu o controle do veículo em uma curva e caiu em um barranco. Payá e Cepero, que estavam no banco de trás, sem cinto de segurança, morreram, enquanto Carromero e o também ativista político sueco Jens Aron Modig, ficaram feridos e receberam alta na segunda-feira.

Carromero é o número 2 da juventude do PP (Partido Popular) em Madri, partido conservador católico que apóia a oposição cubana. Modig é líder da juventude do Partido Democrático sueco.

Com informações do Opera Mundi.

Efetuada 4ª Reunião Plenária do Comitê Central do Partido

A 4ª Reunião Plenária do Comitê Central do Partido foi efetuada no domingo, 22 de julho, presidida por seu primeiro-secretário, o general-de-exército Raúl Castro Ruz.

Fonte: Granma

O segundo-secretário do Comitê Central, José Ramón Machado Ventura, apresentou um relatório detalhado acerca do trabalho desenvolvido pelo Secretariado e a estrutura auxiliar do Comitê Central do Partido, na verificação da implementação das Diretrizes da Política Econômica e Social do Partido e a Revolução e dos Objetivos aprovados pelo 6º Congresso e a 1ª Conferência Nacional, respectivamente.

Foram visitados inúmeros locais de trabalho e escolas, assim como organizações de base do Partido, o que, junto ao intercâmbio direto com milhares de pessoas, permitiu à liderança do Partido obter uma ampla informação sobre os diversos temas que conformam o cenário econômico, produtivo e de serviços dos lugares visitados, principal sustento das valorizações contidas no relatório e nas intervenções dos participantes da Reunião Plenária.

Dentro das prioridades de trabalho se pôde constatar o estado do cumprimento dos planos da economia, a contratação, os problemas financeiros, o reestruturação do sistema empresarial e o andamento do processo de disponibilidade da força de trabalho, as obras que se estão acometendo, as manutenções tecnológicas e construtivas, a situação dos inventários, as produções destinadas à exportação e a substituição de importações, o controle dos recursos, o enfrentamento ao delito e à corrupção, bem como aspectos específicos das diferentes esferas de nossa economia. Foram expostas as principais dificuldades achadas, pondo ênfase nos pontos assinalados que são responsabilidade do trabalho do Partido e as recomendações para sua solução.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Oswaldo Payá: um dos conhecidos mercenários cubanos morre em acidente!


Por Robson Ceron 

Conforme amplamente divulgado pela mídia burguesa internacional, morreu ontem Oswaldo Payá, na Província de Granma, em um acidente de carro no qual outro cubano morreu e um espanhol e um sueco ficaram feridos.

Payá, foi um dos principais mercenários a utilizar-se da forma "prêmios internacionais" para financiamento da contra-revolução cubana, sendo que o mais famoso deles foi o “isento” prêmio europeu Andrei Sajarov de direitos humanos, em 2002.

O governo cubano, apesar disso, lamentou sua morte. A filha visando, com certeza, herdar o "patrimônio" do morto, especula as causas do acidente, embora a chamada "Comissão de Direitos Humanos", por seu chefe, o mercenário Elizardo Sanchez, tenha afirmado: "Pedimos para dois colaboradores que moram em Bayamo que fossem ao local do acidente. Eles viram a árvore em que o carro bateu e confirmaram que o impacto foi brutal e que não havia outro veículo envolvido".

domingo, 22 de julho de 2012

Bar de Havana prepara maior daiquiri do mundo

Drink foi preparado como parte das comemorações do 195º aniversário do local; bar era frequentado por Hemingway
Maior daiquiri do mundo tem 275 litros e levou
33 minutos para ser preparado / STR/AFP
Uma equipe de bartenders de um bar de Havana, em Cuba, prepararam neste sábado o maior daiquiri do mundo. A bebida foi feita no Floridita’s Bar. O drink tem 275 litros e levou 33 minutos para ficar pronto.

O bar Floridita era o preferido do escritor americano Ernest Hemingway para beber o daiquiri. O evento faz parte das comemorações do 195º aniversário do local. As comemorações começaram em julho do ano passado.

Hemingway é considerado o cliente mais antigo do Floridita. Ele costumava pedir o daiquiri – drink que leva rum branco e suco de limão – sem açúcar.

Da AFP (Via Band)

sábado, 21 de julho de 2012

Rota baseada nos caminhos aberto pelos revolucionários de 1959


Por Thays Santos

Em visita a Cuba, cinco pernambucanos – dos quais três amigos do Centro Cultural Manoel Lisboa (CCML) – fizeram rotas “alternativas” às rotas turísticas normalmente apresentadas aos visitantes. Optaram por percorrer os íngremes caminhos da revolução abertos por Fidel, Che e Raúl, especialmente nas quebradas da famosa Sierra Maestra. De volta, depois de 4.570 quilômetros percorridos, trouxeram ao CCML as suas percepções do que viram e sentiram ao lado do bravo povo cubano. 

Araújo, Jaime, Rosa, Lucimar e Angélica passaram 32 dias andando e conversando com o povo por todo o território de Cuba e, entre as impressões mais marcantes, destacaram as de que a revolução permitiu de fato a independência daquele povo que luta de forma abnegada e permanente em defesa das conquistas da sua revolução. Entre as andanças pelo país, os amigos não poderiam deixar de participar da marcha do 1º de Maio na Praça da Revolução, que este ano teve como tema “Preservar e aperfeiçoar o socialismo”. Registraram na marcha, ainda, manifestações de apoio aos cinco heróis cubanos prisioneiros do império norte-americano.

Um país de dimensões geográficas pequenas, com um território semelhante ao de Pernambuco, com uma economia extremamente limitada que tem por importante suporte a exploração turística e que sofre um embargo econômico de mais de meio século, imposto pala maior potência militar da terra, os Estados Unidos, consegue manter o seu povo com um alto índice de educação, cultura, prática esportiva e um grande respeito à cidadania e ao sentimento de solidariedade humana.

A mulher é tratada, como de fato esperávamos numa nova sociedade, com dignidade, liberdade e respeito, podendo andar nas ruas a qualquer hora do dia ou da noite sem medo dos assédios ou de outros tipos de violência tão comuns em nossa sociedade capitalista. São, de um modo geral, baixíssimos os índices de violência – para se ter uma ideia mais clara, é indispensável estudar o significado do registro de oito assassinatos por ano em todo o país, com uma população de 11 milhões de habitantes, situado a 90 milhas dos EUA, onde existem as maiores taxas de violência e a maior população carcerária do mundo.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cuba desenvolve outro medicamento para o câncer!

CIGB-300, um novo conceito na oncologia
 
Havana - Prensa Latina

O câncer, um termo sob o qual se agrupam umas 200 doenças, constitui na atualidade a primeira causa de morte em nível global, causando uns 7,7 milhões de mortes a cada ano (cerca do 13 por cento do total).

Os prognósticos a médio prazo sugerem um aumento no número de novos casos devido fundamentalmente ao envelhecimento populacional, o elevado número de fumantes - ativos e passivos- e os estilos de vida pouco saudáveis.

Para os cubanos, os tumores malignos converteram-se em uma séria ameaça, e já ocupam o segundo lugar na mortalidade do país, após as doenças cardíacas.
Leia também sobre o assunto:
De acordo com estatísticas de saúde, as principais localizações de câncer na ilha, no caso dos homens são pulmão e próstata, enquanto para a mulher destacam mama e pescoço de útero.

Declaração do Ministério das Relações Exteriores sobre a situação de Gerardo

Fonte: GRANMA

Um dos cinco lutadores antiterroristas, injustamente encarcerados nos Estados Unidos, o Herói da República de Cuba, Gerardo Hernández Nordelo, acaba de ser alvo de uma nova arbitrariedade, por parte das autoridades desse país, com o objetivo de obstruir seu processo legal.
Mais sobre o assunto:
No passado sábado 7 de julho, para os funcionários cubanos que tinham sido autorizados pelo Departamento de Estado a realizar uma visita consular a Gerardo, se tornou impossível visitá-lo, sob o suposto argumento de que o memorando do chefe do centro penitenciário de Victorville, na Califórnia, aprovando seu ingresso na prisão, não estava disponível na recepção. Chama poderosamente a atenção este fato quando, à margem das gestões da Secção de Interesses de Cuba em Washington diante do Departamento de Estado, para obter a permissão desta visita, o próprio Gerardo havia reconfirmado com as autoridades da prisão que tudo estava em regra.

48 esportistas cubanos chegam a Vila Olímpica em Londres

Além dos atletas, esse grupo inicial dos dois previstos, é integrado por treinadores e membros da federação de ciclismo, saltos ornamentais, tiro com arco, tiro, remo, tênis de mesa e levantamento de pesos.

A delegação cubana é encabeçada por Christian Jiménez, presidente do Instituto Nacional de Esporte, Educação Física e Recreação; e Norge Marrero, diretor de Alto Rendimento da entidade.

A delegação cubana é integrada por 110 esportistas de 14 modalidades, tendo seu principal favorito o lutador do estilo greco-romano Mijaín López, campeão da anterior edição de Pequim-2008.

Com informações da Prensa Latina

domingo, 15 de julho de 2012

A nova vida dos opositores cubanos na Espanha

Fonte: OPERA MUNDI
Longe de encontrar uma nação próspera, os dissidentes foram atingidos com força total pela crise que afeta o país europeu. Em 2010 e 2011, todos os chamados presos “políticos” cubanos foram libertados após a mediação da Igreja Católica Cubana e do governo espanhol. A maioria deles optou por se estabelecer na Espanha com suas respectivas famílias e começar uma nova vida. Mas o sonhado Eldorado europeu não existe em uma Península Ibérica atingida por uma grave crise econômica. Alguns querem até voltar para Cuba.
Em Madri, cubanos que se exilaram na Espanha protestam contra o descaso e o abandono das autoridades

Por Salim Lamrani

A pedido do Vaticano e do governo espanhol de José Luis Rodríguez Zapatero, a Igreja Católica cubana, liderada pelo cardeal Jaime Ortega, fez uma mediação com as autoridades de Havana que resultou, em 2010 e 2011, na libertação de 127 presos, entre os quais 52 eram considerados “políticos” pela Anistia Internacional.  Segundo esta organização de defesa dos direitos humanos, atualmente não há nenhum preso de consciência em Cuba.  A Igreja Católica Cubana compartilha esse ponto de vista.

Após 50 anos Cuba recebe um barco dos EUA

Fonte: HardMusica

Um pequeno navio cargueiro entrou na sexta-feira dia 13 de Julho na baía de Havana procedente de Miami, algo que não ocorria havia 50 anos. Esta foi a primeira viagem de uma carreira que agora se deverá repetir todas as semanas.

A viagem do "Ana Cecília" marcará uma nova etapa na relação entre os dois países, deteriorada pelo embargo norte-americano a Cuba que já se prolonga desde 1962. Dentro dos contentores – a embarcação tem capacidade para 16 –, seguiram medicamentos, comida, material ortopédico ou uma cadeira de rodas. “É um grande prazer!”, disse Leonardo Sánchez, porta-voz da International Port Corp, a empresa proprietária do navio, registado na Bolívia.

A Rumba – Patrimônio Cultural da Nação Cubana (com vídeos)

Fonte: HAVANA 6463
A Rumba (que foi declarada Patrimômio Cultura de Cuba) é um complexo de gêneros musicais e danzarios, com características bem definidas entre cada um deles, tem suas origens, nos portos das Cidades de Havana e Matanzas no início do século XX, como resultado das influencias das culturas africanas chegadas a Cuba, durante o processo de escravidão.


A Rumba tem três variantes mais conhecidas: Guaguancó, Yambú e Columbia, mais o complexo também esta composto por La Conga, Las Comparsas e outros ritmos que formão parte do carnaval, com um set de percussão bem reforçado, integrado por três caixas de madeira (nos seus inícios), foi se modernizando, ate incluir: tumbadoras, tambores bata, os próprios caixões, claves, chekeré, e outros intrumentos de percussão menor, que fazem a criação de uma polirritmia única.

Visita de Raúl Castro à Àsia reforça laços de cooperação

Fonte: Vermelho

De acordo com informações da imprensa internacional, o presidente cubano, Raul Castro retornou ao país na noite desta sexta-feira (13) depois de fazer visitas oficiais a China e Vietnã, e uma visita de trabalho à Rússia.

De acordo com o Diário Granma, o mandatário cubano, que estava acompanhado pelos vice-presidente do Conselho de Ministros Ricardo Cabrisas e o ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez Parrilla, concluiu sua jornada pelos três países com êxito.

"Eles concluíram bem mais de dez dias de trabalho duro, o que foi confirmado mais uma vez a força dos laços históricos entre Cuba e os três países visitados, e o desejo inquestionável para aumentar as relações de amizade e de cooperação que atualmente marca nossa trajetória", enfatiza a nota do órgão oficial do Comitê Central do Partido Comunista.

Raul Castro recebeu a delegação que o acompanhava, José Ramón Machado Ventura, primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros e do Corpo de Exército Abelardo Colomé Ibarra Geral, vice-presidente do Conselho de Estado e Ministro do Interior.

Vídeo sobre algumas situações econômicas cubanas (Petróleo, açúcar, etc) - 48min -

Seguindo a recomendação do pessoal do TUDO PARA MINHA CUBA, assistimos e também recomendamos o vídeo a seguir, onde diversos temas econômicos da atualidade cubana são esclarecidos (Exploração de petróleo acordos com multinacionais, relações com Vietname, soberania alimentar, relação dos camponeses com o Estado, nova lei para o investimento, experiências de gestão mista estatais-não estatais, cooperativas e outras) 

cubainformacion.tv

EUA admitem mais uma imposição contra Gerardo, um dos Cinco Heróis Cubanos!

Washington, 14 de julho - Prensa Latina

O governo dos Estados Unidos admitiram que funcionários imposseram condições para a visita consular ao preso Gerardo Hérnandez, um dos cinco antiterroristas cubanos condenados naquele país do norte.

William Ostick, porta-voz do Departamento de Estado, atribuiu a um "erro administrativo" o acontecimento ocorrido no último dia 07, quando foi negada a entrada dos diplomatas à prisão de Victorville (Califórnia), sob o argumento de que a aprovação do chefe do centro não estava na recepção.

Os funcionários cubanos dispunham de autorização federal para visitar Gerardo, encarcerado em 1998 junto com seus compatriotas Antonio Guerrero, René González, Ramón Labañino e Fernando González, por prevenir a execução em seu país de ações terroristas de grupos violentos radicados na Flórida.

René saiu da prisão em outubro de 2011 depois de cumprir uma pena de 12 anos, mas deve permanecer em território estadunidense por mais três anos sob liberdade supervisionada. Os outros quatro lutadores antiterroristas continuam presos nos Estados Unidos.

Ministério da Saúde de Cuba confirma 158 casos de cólera

Fonte: TERRA

O Ministério da Saúde de Cuba confirmou hoje que 158 pessoas foram diagnosticadas com cólera e reiterou que apenas três delas morreram em decorrência da doença. As informações são da agência Ansa.

Em uma nota oficial, a pasta afirmou que o surto epidêmico está diminuindo sem se propagar "por alimentos ou outra via".

De acordo com o Ministério, também foram registrados casos isolados em outras regiões do país, de pessoas que se infectaram em Manzanillo, cidade que registrou o início do surto, e que elas já estão sendo tratados para que não haja disseminação da doença.

O comunicado ainda explicou que estão sendo aplicadas "medidas preventivas e higiênicas". "Reiteramos a necessidade de intensificar as medidas higiênicas, especialmente as relacionadas com a lavagem das mãos, a ingestão de água de qualidade ou fervida em casa, a limpeza e cozimento adequado dos alimentos, aspectos imprescindíveis neste momento do verão".

O Ministério informou pela primeira vez sobre o surto epidêmico em 2 de julho, ao divulgar a contaminação de 53 pessoas em Manzanillo, no estado de Granma.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Danny Glover e os cinco cubanos!

Por Iroel Sánchez, no blog cubano La Pupila Insomne:
 

Em um vídeo de 3:06 minutos de duração, dois célebres atores norte-americanos, Danny Glover e Peter Coyote, reproduzem o diálogo entre o general James R. Clapper, diretor da Agência Nacional de Inteligência Geoespacial dos Estados Unidos, e o advogado do cubano Gerardo Hernández Nordelo, condenado a duas prisões perpétuas e mais 15 anos. O julgamento foi considerado injusto por diversas personalidades do mundo, parlamentares e pelas Nações Unidas.

Hernández e os outros quatro cubanos são conhecidos internacionalmente como “Los Cinco” e foram condenados em setembro de 1998 e, em 2001, foram acusados por “reunir informações sobre atos violentos de organizações terroristas no estado da Flórida contra Cuba”.

No diálogo interpretado por Glover e Coyote, o general Clapper reconhece que Cuba não é uma ameaça militar para os Estados Unidos, que Hernández não estava tentando obter informações secretas e que nem ele e nenhum de seus companheiros transmitiu à Ilha este tipo de informação.

Há 14 anos, os cinco cubanos permanecem arbitrariamente separados de seu país e de suas famílias.

O vídeo é bilíngue e se você conhece alguém dos Estados Unidos que possa contribuir com a verdade e a justiça repasse este vídeo.

* Tradução de Sandra Luiz Alves

Os desafios de uma revolução permanente em Cuba

A cubana Isabel Monal lembra sua trajetória e analisa o atual processo político e social em seu país
Milton Pinheiro e Sofia Manzano, de São Paulo (SP)

Em meio à chamada ‘atualização’ do modelo cubano, Isabel Monal pode ser considerada uma das vozes mais legítimas para comentar o assunto. Ela participou ativamente da revolução liderada por Fidel Castro e Che Guevara. Dentro do contexto revolucionário cubano, a filósofa marxista chegou a ser presa nos Estados Unidos.

Ao Brasil de Fato, a diretora da revista Marx Ahora fala também sobre sua formação acadêmica e os desafios do socialismo cubano nos dias de hoje. Monal esclarece que em nenhum momento foi proposto um socialismo de mercado (referindo-se às últimas diretrizes aprovadas no 6o. Congresso do Partido Comunista Cubano), mas que, ao mesmo tempo, não se pode ignorar o tal ‘mercado’.

A filósofa defende que nunca houve dúvidas (entre os cubanos) de que a “propriedade social” continua sobre os meios de produção. “Em nenhum momento se propõe liquidar o socialismo, mas atualizá-lo”, destaca.

Brasil de Fato – Conte-nos sobre sua formação e sua história.

Isabel Monal – Meus estudos universitários primeiramente, na área de pedagogia, foram feitos em Cuba, Havana, mas não era o que me interessava. Na Universidad de La Habana entre 1950 e 1954. Então de 1955 a 1956, ganhei uma bolsa de estudos para fazer pós-graduação em educação no San Francisco State College, Califórnia. Após terminar meu mestrado, no verão de 1956, fui para Universidade de Harvard e me interessei muito pela filosofia. Fiz dois cursos nesse verão. No ano seguinte, voltei a Harvard e frequentei cursos na filosofia e na educação, também no plano teórico, como história das ideias e sociologia da educação.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Raúl Castro se reúne com Putin

Fonte: BAND.COM
Raúl Castro, que chegou à Rússia depois de visitar a China e o Vietnã, declarou que o mundo atual é "muito complicado"

O jornal econômico Kommersant indicou que Cuba está muito interessada em fechar acordos militares

 O presidente cubano, Raúl Castro, se reuniu nesta quarta-feira, em Moscou, com seu colega russo Vladimir Putin para ampliar a cooperação econômica e reavivar a velha amizade com a Rússia.

"Tivemos períodos com relações diferentes, que hoje em dia são mais pragmáticas", afirmou Putin. "No entanto, tudo o que acumulamos nos anos passados agora é parte de nossa riqueza comum", acrescentou.

Raúl Castro, que chegou à Rússia depois de visitar a China e o Vietnã, declarou que o mundo atual é "muito complicado". O presidente cubano começou sua visita depositando flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, e depois se reuniu com o primeiro-ministro Dmitri Medvedev.

Estados Unidos reafirma política de bloqueio contra Cuba

Fonte: VERMELHO

O governo dos Estados Unidos reafirmou nesta quarta-feira (11) sua política de bloqueio contra Cuba ao impor uma multa para uma companhia deste país por realizar transações comerciais com a ilha caribenha.

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, sigla em inglês) do Departamento do Tesouro obrigou a empresa Great Western Malting Co. a pagar um milhão 347 mil e 750 dólares por permitir a venda de malte de cevada para Cuba entre agosto de 2006 e março de 2009.

Segundo a OFAC, a empresa realizou várias transações deste produto com o governo de Cuba, através de uma filial estrangeira.

11 mil médicos - nacionais e estrangeiros - se formam em Cuba!

 
Havana, 11 de  julho - Prensa Latina

Uns 11 mil estudantes concluíram seus estudos de Medicina em Cuba, o que representa a maior graduação desse curso em toda a história do país, informaram hoje meios de imprensa.

Entre os graduados, cinco mil 315 são cubanos, e cinco mil 694 são jovens provenientes de 59 países, em uma demonstração de solidariedade internacionalista, indica o diário Granma.

As nações com maior números de graduados - que cursaram estudos gratuitamente nas Universidades de Ciências Médicas da ilha - são Bolívia, com mais de dois mil 400; Nicarágua, 429; Peru, 453; Equador, 208; Colômbia, 175; e Guatemala, 170.

De acordo com dados preliminares, a cifra total de graduados em Ciências Médicas no curso 2011-2012 ascende a 32 mil 171 profissionais da saúde, cubanos e estrangeiros, nas carreiras de Medicina, Estomatologia, Psicologia, Licenciatura em Enfermagem e Tecnologia da Saúde, indicaram as fontes.

Fidel Castro recebe título de cidadão diademense (+ vídeo)


A Câmara Municipal de Diadema (SP) entregou no dia 2 de julho o título de cidadão diademense ao ex-presidente de Cuba, Fidel Castro. A proposta foi feita pelo vereador Manoel Eduardo Marinho (PT).

O ato solene foi realizado no plenário principal da Câmara Municipal, cujo espaço foi pequeno para acolher o numeroso público que se manteve durante toda a cerimônia. O título outorgado ao ex-presidente de Cuba foi recebido pelo pastor batista Raul Suarez, diretor do Centro Memorial Martín Luther King e deputado da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba, especialmente enviado para a Câmara para essa ocasião. No ato também estava presente o Cônsul Geral de Cuba em São Paulo, o embaixador Lázaro Mendez Cabrera.

Veja entrevista (acima) do pastor batista Raul Suarez e deputado da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba para a TVT ( TV dos Trabalhadores, gerida pelo sindicato dos metarlúgicos do ABC Paulista). 

Com informações do Brasil de Fato.

[Convite ACJM_SC] Reunião ampliada: Colômbia e Paraguai


terça-feira, 10 de julho de 2012

Exilados cubanos nos EUA, os únicos que passam férias no país natal, que supostamente os "perseguem"


Artigo de José MANZANEDA /Revista Digital de Cubainformación/ Verano 2012 Nº 22

“Exilados” ou “refugiados” são termos que uma boa parte da mídia internacional utiliza para descrever aqueles que emigram de Cuba para os Estados Unidos. Mas, é correto seu emprego raramente aplicado a migração de outros países da região? Vamos ver.

A chamada lei de Ajuste Cubano dos EEUU, de 1966, concede privilégios aos cubanos migrantes que chegam aos Estados Unidos, outorgando-lhes a residência permanente por um ano. Não é assim com o resto dos migrantes de América latina.

O engraçado é que essas pessoas com estatuto de refugiados, tendem a retornar em breve ao seu país de origem para visitar a família, sem qualquer problema. O jornalista da BBC Fernando Ravsberg, com ironia, disse que “Exilados cubanos” são aqueles únicos no mundo, porque eles passam suas férias no país que – supostamente persegue-lhes.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Raúl homegeia Ho Chi Minh

Fonte: PRENSA LATINA

"Ao Vietnã há que agradecer pelas lições que nos deu sempre", afirmou hoje aqui o presidente de Cuba, Raúl Castro, em uma jornada de visita particularmente evocadora.

Iniciou o programa previsto depositando oferendas florais diante do monumento dos mártires das guerras livradas pelos vietnamitas por sua independência e no Mausoléu onde repousa Ho Chi Minh.

Ao evocar a venerada personalidade recordou o encontro com ele, durante sua primeira visita a Hanói, em 1966, a quem prometeu que quando Saigón fosse libertada iria a este local.

Disse que demorou muitos anos para fazer isso, mas que cumpriu sua palavra em 2005, em ocasião do aniversário de 30 anos da grande vitória que conduziu à reunificação do país.

Pesquisador cubano mostra como controlar o ácaro do coqueiro

Fonte: EMBRAPA 
 
Abandonar os métodos químicos de extermínio do ácaro da necrose do coqueiro e controlá-los biologicamente é possível. É o que afirma o pesquisador cubano Reinaldo Israel Cabrera, do Instituto de Investigaciones de Citricos y Frutales La Habana, em visita a sede da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju (SE). 

Segundo Cabrera, o problema do ácaro da necrose do coqueiro é grave em Cuba e afeta cerca de 40% da produção de coco no país. Ele salienta que os problemas de Cuba e Brasil são muito parecidos, pois muitas das pragas mais danosas são comuns aos dois países. Estudos visam reduzir as pragas que afetam os cítricos e coqueiros. "Uma boa forma de controle é o biológico. Os pesticidas químicos são muitos prejudiciais às pessoas e ao meio-ambiente. Portanto, é necessário fazer um trabalho de conscientização sobre o assunto", diz ele. 

No controle biológico, a praga é atacada por um microorganismo que, nesse caso, trata-se de fungo Hirsutella que se alimenta da parte interna do corpo do ácaro matando-os e reduzindo sua quantidade no espaço de dois a quatro dias. "A eliminação definitiva da praga é muito difícil, mas a redução obtida é significativa e vem sendo realizada de forma economicamente, socialmente e ecologicamente correta", afirma. 

domingo, 8 de julho de 2012

USAID, uma das caras da ingerência dos EUA contra Cuba

Fonte: PRENSA LATINA

Ações recentes do governo dos Estados Unidos contradizem a afirmação do presidente Barack Obama na V Cúpula das Américas, em Trinidad e Tobago faz três anos, de procurar um novo começo em suas relações com Cuba. 

Longe disso, nos últimos meses, Washington reforçou sua política de hostilidade para a Maior das Antilhas mediante subvenções milionárias que através de entidades federais tentam desmontar o sistema político da ilha. 

O Departamento de Estado destinou 20 milhões de dólares para implementar redes clandestinas de Internet em Cuba, à margem das regulações estatais do país. 

Educação especial em Cuba: uma tarefa de amor infinito (+ Video)

Fonte: TUDO PARA MINHA CUBA 



Quase 200 delegados de Angola, Argentina, México, Costa Rica, Colombia, Venezuela e Puerto Rico, vão participar desde o 9 até o 13 de Julho em duas conferências educacionais organizadas em Cuba: o Congresso Internacional de Educação e Educação especial, e o X Encontro Internacional de Educação Inicial e pré-escolar.

O debate principal vai ser a inclusão de pessoas que precisam de educação especial. Os principais temas do Congresso incluem o processo de diagnóstico dos alunos com necessidades educativas especiais, atenção a crianças com problemas generalizados na aprendizagem e o suporte que a tecnologia pode oferecer para as pessoas com deficiências.

Os delegados podem discutir a inclusão e a atenção educacional do ensino de crianças com retardo mental, cegueira, baixa visão, surdez, autismo e limitações fisico-motoras e deficiências na comunicação.

Como um complemento para as sessões teóricas os delegados vão visitar cerca de 14 escolas da capital cubana, seis no ensino fundamental nas quais estão integradas crianças com necessidades educativas especiais. Alem disso Vão a assistir a uma exposição dos principais resultados da educação especial cubana, que comemorou 50 anos de existência em Janeiro passado.

Mais acerca do Congresso AQUI
Mais acerca da Educação Especial em Cuba AQUI

ONU: Cuba propõe a erradicaçao do tráfico ilegal de armas

Fonte: Pravda

Cuba propôs nesta sexta-feira (6) nas Nações Unidas que se faça um acordo internacional que contribua para prevenir, combater e erradicar o tráfico ilícito de armas, cujas consequências negativas - denunciou - são sofridas por muitas pessoas e Estados no mundo.

Ao intervir ante a Conferência da ONU sobre o comércio de armas, o representante de Cuba, embaixador Rodolfo Benítez Verson, explicou que seu país não apoiará nenhum tratado que afete os legítimos interesses de defesa e segurança nacional da ilha caribenha.

"Também não apoiaremos um instrumento que não seja plenamente consistente com os princípios consagrados na Carta das Nações Unidas, incluindo a não ingerência nos assuntos internos, o respeito à igualdade soberana, a independência política e a integridade territorial", sublinhou o diplomata.

Cuba convoca eleições gerais e confirma comunismo com democracia

Fonte: BLOG DO CHIMARRÃO

O texto pode até ser extenso para alguns, mas quem não conhece o sistema vigente na ilha caribenha não pode perder a leitura desse processo por demais interessante (um documentário).
O Conselho de Estado, conforme estabelece o artigo 72º, de 29 de outubro de 1992, da Constituição da República, base jurídica da Lei Eleitoral de Cuba, convocou aos eleitores para as eleições gerais que elegerão os delegados às assembleias municipais e provinciais (equivalentes às câmaras municipais e estaduais, aqui no Brasil), além dos deputados à Assembleia Nacional do Poder Popular, similar à Câmara dos Deputados. 

As eleições ocorrem após o término dos mandatos, que têm a duração de dois anos e meio, e foram marcadas para o domingo, 21 de outubro deste ano, em primeiro turno, e em 28 de outubro, em segundo turno para as localidades em que nenhum dos candidatos tenham obtido 50% dos votos válidos mais um. 

sábado, 7 de julho de 2012

Eleições em Cuba: breve análise de um modelo de democracia

Últimas notícias sobre as Eleições de Outubro, em Cuba: aqui e aqui.
Por Gabriela de Souza Guedes*
Fonte: SCRIBD

Crianças vigiam as urnas e saúdam os eleitores
O sistema eleitoral cubano talvez seja um dos mais democráticosda atualidade. Seu estudo descortina um horizonte políticodesconhecido de muitos: a participação livre, o alto índice decomparecimento dos eleitores, a desvinculação ao modelopartidarista, a escolha dos candidatos pelos próprios eleitores, etc.Tudo isso desaguando num sistema misto de participação direta eindireta.O atual modelo foi instituído pela Reforma Constitucional de1975, após um período de transição sem eleições (1959-1975),considerado necessário para o amadurecimento do processorevolucionário, para as adaptações das instituições políticas e acontenção de uma forte resistência contra-revolucionária.

Cuba: O bloqueio injustificado e o papel do Brasil

Por Davis Sena Filho
Fonte: SÍNTESE CUBANA (retirado no Blog da Dilma)

O bloqueio econômico, financeiro e comercial a Cuba, imposto pelos Estados Unidos, é um dos bloqueios mais longos que se tem notícia no mundo contemporâneo, além de ser considerado cruel pelos organismos internacionais como a ONU. Em 7 de fevereiro, o bloqueio completou 50 anos, ou seja, meio século e foi transformado em lei em 1992 e 1995. O ex-presidente, Bill Clinton, ampliou o bloqueio comercial ao pequeno país caribenho em 1999, o que acarretou a proibição de filiais estrangeiras de empresas do país imperialista de comercializar com Cuba valores que ultrapassem a US$700 milhões.

A Assembleia das Nações Unidas rejeita, reiteradamente, a política isolacionista promovida pelo governo estadunidense e seu Departamento de Estado contra Cuba, que é objeto de críticas internas contundentes por parte de entidades estadunidenses, contrárias ao bloqueio, ao argumentar que não existe norma no direito internacional que justifique um cerco tão radical em tempo de paz e de globalização.

Cuba enfrenta cinco décadas de guerra econômica. Para se ter uma ideia do que é isso, ao longo de 50 anos a Ilha cubana teve prejuízos que chegam a mais de US$100 bilhões, valor elevado para um país tão pequeno. É algo incompreensível, com o fim da Guerra Fria, os Estados Unidos ainda não mudarem sua política externa para com cubanos.

E aí, eleições em Cuba, "oposição cubana" vai encarar? Nada os impede

É a melhor oportunidade da "oposição cubana" mostrar - como dizem ter - seu apoio popular. Mostrar que o povo cubano aceita a ingerência estadunidense. Mostrar que são conhecidos em Cuba. Basta-lhes indicar alguém e solicitar que votem nele. Será que vão encarar?

Por Edmundo Garcia
Tradução: Robson Luiz Ceron - Blog Solidários.

O projeto político que se propõe a José Daniel Ferrer
Cuba terá algo a ver com a escravidão?
O Conselho de Estado, conforme estabelecido na Constituição da República de Cuba e na Lei nº 72, de 29 de outubro de 1992, conhecida como a "Lei Eleitoral", convocou ontem - quinta-feira, 05 de julho - todos os cubanos aptos a votar para participarem das eleições gerais de outubro próximo, com o objetivo de eleger delegados para as Assembleias Municipais e Provinciais do Poder Popular e os deputados da Assembléia Nacional.

Estas eleições são extremamente importantes porque, como estabelece os artigos 69 e 70 da Constituição, "A Assembleia Popular Nacional é o órgão supremo do poder do Estado" e "é o único órgão com poder constituinte e legislativo na República."

Embora o Partido Comunista seja a força política dominante na sociedade, não são feitos qualquer distinções ideológicas ou religiosas, ou de outra forma na Convocação. Uma coisa é clara: O partido não nomeia ninguém. Em Cuba podem ser candidatos e/ou exercer o direito do voto, 08 milhões de pessoas, de um total de 11,2 milhões de habitantes, sem ser obrigatório qualquer filiação partidária.