quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Artistas cubanos circenses ganham prêmios na França


Fonte: PRENSA LATINA

Havana, 30 nov (Prensa Latina) Artistas da Companhia Havana, do Circo Nacional de Cuba, ganharam dois prêmios na recém finalizada décima edição do Festival Internacional de Circo de Grenoble, na França.

Segundo a posição oficial desta instituição do circo na ilha, mais uma vez s o coletivo mostrou seu talento e profissionalidade, ao conquistar o Prêmio Especial do Público, nesse prestigioso certame europeu.

Complexos pulos mortais com giros e movimentos coreográficos ao ritmo de Mambo número cinco executaram sobre a barra russa quatro jovens carismáticos, que na última edição do Festival Internacional Circuba 2011 foram merecedores da primeira posição.

Festival do Novo Cinema Latino-Americano começa em Cuba.


Fonte: TERRA

Tropa de Elite 2', de José Padilha, concorre ao prêmio de melhor filme do festival
Foto: Julia Dócolas/Especial para Terra
A 33º edição do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Cuba, que começará nesta quinta-feira (1) e se estenderá até o dia 11 de dezembro, com a exbição de 526 filmes de 46 países diferentes, com destaque para as produções brasileiras.

Considerado um dos eventos culturais mais importantes do país, o festival tem neste ano 21 filmes concorrendo ao prêmio de melhor longa-metragem de ficção, o prêmio mais disputado. Tropa de Elite 2, de José Padilha, aparece como um dos favoritos.

VÍDEO-NOTÍCIA TELESUR. Cuba: novo sistema de créditos estimula produção nacional

A partir de 20 de dezembro, entra em vigor um novo sistema de créditos em Cuba para pequenos empresários, agricultores e pessoas que queiram construir ou reformar um imóvel. O objetivo é fomentar a produção agropecuária, o trabalho por conta própria e outros modelos de gestão. teleSUR

 

Líder religioso estadunidense visita Escola Latino-americana de Medicina


Fonte: GRANMA


O secretário-geral do Conselho Nacional das Igrejas de Cristo dos Estados Unidos, Michael Kinnamon, visitou, terça-feira, 29 de novembro, a Escola Latino-americana de Medicina (ELAM) como parte de uma visita a Cuba com a qual, segundo expressou, pretende contribuir a melhorar as relações entre os dois países.

O reverendo, que esteve acompanhado por uma delegação composta por vários líderes de igrejas metodistas, ortodoxas, episcopais e presbiterianas, assegurou que essas instituições apoiam as relações com Havana.


"Estamos em um ano eleitoral nos Estados Unidos, pelo qual é um momento difícil para mudar as coisas, mas nós trabalhamos pensando no futuro e devemos acreditar que cada momento é propício para tentar aproximarmo-nos", acrescentou.

Seminário em Cuba debate novas mídias


Por Altamiro Borges
Fonte: BLOG DO MIRO

Com cerca de 100 participantes de 12 países, realizou-se no Palácio das Convenções, em Havana (Cuba), nos dias 29 de 30 de novembro, o seminário “Os meios alternativos e as redes sociais: novos cenários da comunicação política no âmbito digital”. O evento cumpriu seu principal objetivo, o da troca de experiências, e indicou novos passos para reforçar a “guerrilha informativa”.

O Brasil participou do seminário internacional com quatro representantes: Rosane Bertotti, secretária de comunicação da CUT; Paulo Canabrava, veterano jornalista e criador da revista Terceiro Mundo; Gustavo Sousa, chefe da assessoria de imprensa da liderança do PSD na Câmara Federal; e Altamiro Borges, secretário nacional de mídia do PCdoB.

Potencialidades e limitações

Nos seis painéis apresentados, o consenso de que as novas mídias têm jogado papel cada vez mais relevante na disputa de idéias no mundo. Muitos dos presentes se referiram à onda de protestos nos EUA, ao Ocupe Wall Street, que teve como fator detonador o uso das redes sociais. Outras experiências mundiais foram relatadas, revelando suas potencialidades e, também, suas limitações.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cuba confirmada como o país com melhor desenvolvimento humano da América Latina


Fonte: PCB
Isla Mía para Kaos en la Red
Tradução: Maria Fernanda M. Scelza (PCB)

O Fundo de População das Nações Unidas assegurou que Cuba conta com um desenvolvimento equivalente ao avanço de um quarto de século, se comparado aos demais países da América Latina e do Caribe.

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA em inglês), na apresentação do Informe sobre o Estado da População Mundial 2011, além de analisar o fato de que o mundo chegou aos 7 bilhões de habitantes, assegurou que Cuba é a nação com mais alto desenvolvimento humano latino-americano, chegando a afirmar que conta com um desenvolvimento equivalente a um quarto de século de avanço em relação aos demais países da América Latina e do Caribe.

Isso ocorre devido aos baixos níveis de mortalidade do país, a elevada esperança de vida, seu acesso à saúde e educação, sua saúde sexual e reprodutiva, e os indicadores de envelhecimento de sua população, todos com valores similares e, inclusive, maiores aos de nações industrializadas.

Impressões de viagem a Cuba


Por Max Altman
via email do próprio autor. 

A fim de assistir, em representação do Comitê Brasileiro pela Libertação do 5, ao VII Colóquio pela Libertação dos 5 Herois Cubanos e Contra o Terrorismo, que teve lugar em Holguin, na província oriental de Holguin, Cuba, neste mês de novembro, passei 10 dias na Ilha, metade dos quais na mencionada cidade e a outra em Havana.

Defensor dos princípios que nortearam e norteiam a Revolução Cubana, antes ainda do triunfo da guerra revolucionária comandada por Fidel Castro e seus companheiros, sempre que a visito – foi a minha 12ª estada – procuro inteirar-me da situação social e econômica do país, buscando conversar com as pessoas comuns e com quadros mais responsáveis.

Como foi a primeira visita depois da aprovação pelo parlamento cubano das Linhas Gerais da Política Econômica e Social do Partido e da Revolução meu interesse se centrou em como estão evoluindo as medidas adotadas e as reações das pessoas.

sábado, 26 de novembro de 2011

Fernando Morais dá uma merecida surra no politicamente incorreto Leandro Narloch



Sem graça, Narloch foi fisgado pela própria inconsistência e por uma necessidade fantasiosa de acreditar no que quer, como quando diz que o “capitalismo é o que de melhor já aconteceu na história da humanidade”. Assista ao vídeo no final do texto.

Nem as batatas cubanas ficaram de fora da mais animada e polêmica entre as mesas da 7ª Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), que reuniu, em Olinda, os jornalistas Fernando Morais, Leandro Narloch e Samarone Lima. O tema proposto era América Latina para o bem e para o mal e Cuba dominou boa parte da conversa. A segunda parte do debate ficou concentrada nos dois livros de Narloch: Guia politicamente incorreto do Brasil (hoje, o quinto mais vendido no Brasil) e o Guia politicamente incorreto da América Latina (Leya).

Quem deu a largada foi o moderador Vandek Santiago. Ele questionou o jornalista sobre as fontes usadas na produção do livro, dentre as quais estavam “as más línguas” em capítulo sobre o relacionamento de Perón, na Argentina, com jovens meninas.

Morais se juntou ao debate quando Narloch disse que “vários” cubanos desertaram durante os Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007. “Foram dois”, respondeu. Em outro momento, Narloch afirmou que as conquistas nas áreas econômica e de saúde não valeram a pena para Cuba, o que mereceu o deboche de Morais. “Essa fala me lembrou Nelson Rodrigues, que era um grande dramaturgo e um péssimo político, e que disse que preferia a liberdade ao pão. Pergunte a uma mãe que está enterrando o filho de cinco anos por desnutrição o que ela pensa disso”, disse Morais, que tinha acabado de citar dados da Unesco que mostram que Cuba tem o menor índice de mortalidade infantil entre os países concentrados do sul dos Estados Unidos à Patagônia.

A Grã Bretanha empregará vacina cubana contra o câncer de pulmão!


AFP (Agência France Press)

Havana – A primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão, criada por cientistas cubanos, será aplicada “em poucos dias” a um grupo de pacientes britânicos,  anunciou na quinta-feira, 24, em Havana, um executivo encarreghado de sua distribuição na Europa.

“Um novo estudo clínico com a vacina terapêutica cubana contra o câncer de pulmão (Cimavax-EFG)” começara “dentro de poucos dias num grupo de pacientes do Reino Unido”, disse o diretor científico do grupo farmacêutico Bioven, o belga Erik Dâ’Hondt, que não precisou o número de enfermos.

Dâ’Hondt destacou que Bioven “favorece as investigações com o produto em outras nações da Europa” e na “Austrália, Tailândia e Malásia”, de acordo com a agência cubana Prensa Latina.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Cuba aperfeiçoará funcionamento de sistema de correios


Fonte: PRENSA LATINA   
  
Havana, 23 nov (Prensa Latina) A Empresa Correios de Cuba (ECC) atravessa hoje um processo de re-ordenamento para se tornar um grupo empresarial, modelo que assumirá no próximo ano no intuito de conseguir maior eficiência nos serviços.

Segundo informou o semanário Opciones, o novo grupo poderia começar a operar em meados de 2012, integrado por 18 entidades territoriais distribuídas em todas as províncias do país e dois de alcance nacional.

A mudança persegue o propósito de assumir formas mais modernas de administração que sejam garantes de qualidade, para se despojar de estruturas que possam obstar seu desenvolvimento.

O processo de transformações nos serviços de correio encontra-se na metade do caminho, e as tecnologias modernas convocam à rápida realização de mudanças, sem perder o âmago desse setor, explicou Eliecer Blanco, presidente da ECC.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mais de mil filmes participam do Festival de Cinema de Cuba.

Com mais de mil filmes inscritos, o Festival de Cinema de Havana se consolida como uma das mais importantes janelas cinematográficas da região. O festival vai do dia 1° ao dia 11 de dezembro, com uma boa participação internacional. teleSUR
 

(VÍDEO NOTÍCIA TELESUR) Cuba: nova reforma contribui para crescimento econômico

A partir do dia 1° de dezembro, os agricultores cubanos vão poder vender seus produtos diretamente ao turista, sem a mediação do Estado. Isso é parte de uma nova reforma para fomentar o crescimento econômico nacional e facilitar o acesso das cooperativas ao mercado. teleSUR

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cuba transfere para empresas públicas das províncias, serviços de correio e diminui restrições para migração no país.


Fonte: OPERA MUNDI

O governo de Cuba anunciou nesta quarta-feira (23/11) a fleixibilização das regras para migração dos moradores do interior do país até a capital, Havana. Atualmente, as transferências de domicílios no país são submetidas à autorização do governo e envolvem uma série de medidas burocráticas. Também foi anunciado o fim do monopólio do Estado cubano sobre os Correios, que será substituído por um grupo de empresas públicas provinciais até 2012. Os Correios cubanos contam hoje com 13.600 trabalhadores e 1.015 postos.

O anúncio ocorre meio a uma série de reformas promovidas nos últimos meses para dinamizar a economia cubana, que incluem a autorização da compra e venda de automóveis e casas, a desconcentração da produção de açucar e a liberalização do turismo.

Estadunidense da USAID, preso em Cuba, exige troca com os cinco!

Por Jean Guy Allard no site da TeleSUR

Alan Gross, o contratista norte-americano da USAID, preso em Cuba por ter introduzido ilegalmente na ilha equipamentos de comunicação satelital de última geração, considera que os Estados Unidos possam trocá-lo com os cinco cubanos presos neste país, da mesma forma que Israel trocou há pouco tempo o israelense Gilad Shalit por prisioneiros palestinos.

A informação foi dada pelo rabino estadunidense David Shneyer, em uma carta à sua comunidade, na volta de uma viagem à Havana em que ele, após ter sido autorizado, visitou o seu correligionário.

"Depois de ter conhecimento sobre a troca recente de Gilad Shalit por mais de mil prisioneiros palestinos, (Gross) considerou que os Estados Unidos e Cuba poderiam fazer o mesmo com ele e os Cinco Cubanos", que cumprem penas nos Estados Unidos, escreveu o Rabino Schreyer no documento publicado em Washington pelo boletim da comunidade Am Kolel, fundada e dirigida por ele.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

A esperança vem de Havana!

por Carlos Tavares
Correio Braziliense - 21/11/2011

Pesquisadores cubanos registram a primeira vacina anticâncer de pulmão avançado e ampliam estudo com mil pacientes em outros países. A droga interrompe a evolução da doença e estende a sobrevida

Depois de várias décadas de esforços para encontrar uma vacina para câncer de pulmão — sempre sem resultados convincentes —, a boa notícia vem de Cuba, mais precisamente do Centro de Imunologia Molecular de Havana, onde um grupo de cientistas, comandados pela pesquisadora Gisela González, acaba de registrar na ilha a Cima Vax-EGF. O medicamento, resultado de mais de 15 anos de estudos, é da família das drogas biológicas. Trata-se de um anticorpo monoclonal (veja infografia) desenvolvido para ser aplicado em pacientes com a doença em estado avançado, nas fases 3 e 4.


A droga intercepta a progressão do tumor de pulmão de não pequenas células por um período de quatro a 10 meses, mas essa janela de alívio para o paciente — que melhora de qualidade de vida e não sofre efeitos colaterais — pode ser maior ou menor, dependendo da resposta ao tratamento, afirmam especialistas ouvidos pelo Correio. "Ao interromper o avanço da doença por esse período, a vacina também aumenta a sobrevida da pessoa e abre outras possibilidades de tratamento", explica o oncologista Igor Morbeck, da Clínica Onco-Vida, em Brasília.

Heróis condenados!


por Frei Betto.
Fonte: ADITAL

"Os últimos soldados da guerra fria”, livro de Fernando Morais editado pela Companhia das Letras (2011), teria suscitado inveja em Ian Fleming, autor de 007, se este não tivesse morrido em 1964, sobretudo por comprovar que, mais uma vez, a realidade supera a ficção.

Suponhamos que na esquina de sua rua haja um bar que abriga suspeitos de assaltarem casas do bairro. Como medida preventiva, você trata de infiltrar um detetive entre eles, de modo a proteger sua família. A polícia, de olho nos meliantes, identifica o detetive. E ao invés de prender os bandidos, encarcera o infiltrado...

Foi o que ocorreu com os cinco cubanos que, monitorados pelos serviços de inteligência de Cuba, se infiltraram nos grupos anticastristas da Flórida, responsáveis por 681 atentados terroristas contra Cuba, que resultaram no assassinato de 3.478 pessoas e causaram danos irreparáveis a outras 2.099.

Vacina cubana contra câncer de pulmão é apresenta à especialistas!


 Havana, 22 nov (Prensa Latina) Especialistas de várias nações participam hoje na IV Oficina Internacional de CIMAvax-EGF, evento onde discutir-se-ão os últimos resultados clínicos com esta vacina terapêutica para o tratamento do cancro de pulmão de células não pequenas.

Durante o encontro organizado pelo Centro de Inmunologia Molecular (CIM), e a empresa comercializadora de produtos biofarmacêuticos CIMAB S.A., valorizar-se-á o comportamento da vacina em pacientes cubanos e de outros países onde tem sido registado.

CIMAvax-EGF é a primeira vacina contra este tipo de doença inscrita no mundo, e tem sido patenteada em Cuba, Canadá, Estados Unidos, Japão e África do Sul entre outros países, assegurou para Prensa Latina Norkis Arteaga, gerente geral de CIMAB S.A.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Angola e Cuba prestam homenagem a Agostinho Neto


Fonte: ANGOLA PRESS

Havana - O embaixador de Angola em Cuba, José César Augusto “Kiluanji”, e  o internacionalista cubano e membro do Comité Central do Partido de Cuba, Jorge Risquet, presidiram, em Havana, ao acto de homenagem ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.


Uma coroa de flores foi colocada perante o busto do fundador da nação angolana e Herói Nacional no Parque dos Próceres Africanos, a 11 de Novembro, para render tributo ao “Herói de África, saudoso amigo de Cuba, de Fidel e Raúl”, assim classificado pelo membro do Comité Central do Partido cubano.


Jorge Risquet disse que “Sangue cubano e angolano consolidaram-se para afiançar a independência de Angola, contribuir paras as de Namíbia e Zimbabwe e pôr termo ao regime do Apartheid na África do Sul.

VÍDEO-NOTÍCIA TELESUR Havana comemora 492 anos de fundação

Os moradores de Havana celebraram os 492 anos da fundação da capital cubana, declarada Patromônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. As ruas da cidade e seus castelos estão repletos de história. Através dos personagens célebres que visitaram a cidade, é possível descifrar as características de seu povo, expressas na solidariedade e na simpatia dos nativos. teleSUR
 

Enfrentar a corrupção, um desafio para o mundo



As causas da corrupção e os mecanismos para combatê-la figuram hoje nas análises e preocupações de governos, povos e especialistas que buscam a necessária erradicação desse mal com efeitos negativos em várias esferas sociais.

Para muitos, trata-se de um fenômeno complexo impossível de ser enfrentado somente em âmbito nacional, pois modalidades como a lavagem de dinheiro se converteram em assuntos globais que incidem para além das fronteiras de qualquer país.

Com respeito a esse tema, o vice-ministro cubano de Relações Exteriores Abelardo Moreno afirmou que os sérios desafios impostos pela corrupção requerem mudanças reais nas relações internacionais e maiores avanços na cooperação.

domingo, 20 de novembro de 2011

Fidel critica pouca informação sobre política internacional em Cuba


Fonte: TERRA

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro disse, em conversa por telefone com estudantes universitários, que se "preocupa com a insuficiente informação" sobre política internacional registrada em seu país, revelou hoje o jornal Juventud Rebelde. As informações são da agência Ansa.

"As pessoas não podem viver sem saber o que está se passando no mundo. Você acredita que é possível viver tranquilo sem saber dos desastres que estão ocorrendo por todo o planeta, a guerra na Líbia, as grandes greves? E não temos nenhum espaço na televisão que se dedique a falar destas coisas", declarou Fidel.

A publicação apresentou uma versão de duas conversas entre os estudantes e o ex-mandatário, que aconteceu em outubro, logo depois da publicação de uma matéria intitulada "Estranha Desconexão", que abordava a falta de computadores nas instituições de ensino superior de Cuba.

sábado, 19 de novembro de 2011

Cindy Sheehan com mães dos Cinco

 
Fonte: PRENSA LATINA

Cindy Sheehan, pacifista estadunidense que perdeu a seu filho na guerra dos Estados Unidos contra Iraque, fechou hoje um compromisso pela libertação dos Cinco com as mães de Antonio Guerreiro e Fernando González.

Exigem a Obama libertação de antiterroristas cubanos

Durante um ato político-cultural após uma marcha protagonizada por milhares de mulheres de Holguin pela libertação dos lutadores cubanos, apresados em EUA em 1998 por combater atos terroristas contra os povos cubano e norte-americano, a ativista entregou às mães uma correntinha que lhe presenteou seu filho Casey.

Este colar diz: para mamãe, com amor. Quero que tenham esta, minha posse mais preciosa. Gostaria que a conservarem até que seus filhos regressem a casa e depois voltar à recupera-la, lhes pediu a Mirtha Rodríguez (mãe de Antonio) e Magali Llort (mãe de Fernando).

Sheehan afirmou que ama com todo o coração às famílias dos Cinco, como são conhecidos mundialmente, e ratificou o apoio de milhares de estadunidenses à revolução cubana e à luta por Antonio Guerrero, Fernando González, Gerardo Hernández, René González e Ramón Labañino, a quem lhes foram impostas injustas condenações.

Cuba rejeita retorno da Líbia ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Após ter declarado abstenção na sexta-feira (18) em votação na Assembleia Geral que definiria o retorno da Líbia ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, Cuba retificou seu voto posteriormente, declarando ser contrária à questão.

"Durante o dia de hoje, a Missão Permanente de Cuba perante as Nações Unidas está dando os passos necessários para retificar o voto e que assim figure nas atas da Assembleia Geral", afirmou um comunicado do Ministério das Relações Exteriores cubano divulgado em Havana.

A declaração oficial indica que "a delegação cubana se absteve perante dito projeto, quando as intenções de voto da República de Cuba era a de votar contra".

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Comemoram no Chile histórica visita de Fidel



O Movimento Chileno de Solidariedade a Cuba dedicará seu XIX Encontro Nacional hoje e amanhã ao aniversário de 40 anos da visita ao Chile do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro.

  A reunião solidária será inaugurada nesta sexta-feira na cidade mineira de Lota, localizada na região do Bío Bío, a cerca de 500 quilômetros ao sul desta capital.

Exatamente quatro décadas atrás, em 18 de novembro de 1971, Fidel chegou a Lota, berço de tradições combativas e solidárias do movimento operário chileno.

Em 1961, devido à invasão militar estadunidense a Cuba por Praia Girón, os mineiros de Lota declararam uma greve de 48 horas em apoio ao nascente processo revolucionário e mais de 500 deles se inscreveram como voluntários para combater em defesa da maior das Antilhas.

O fato é destacado na convocação do mencionado fórum, do qual derivarão novas iniciativas solidárias a Cuba e com relação à luta a favor da imediata libertação dos lutadores antiterroristas cubanos, presos injustamente nos Estados Unidos desde 1998.

Além de exigir o indulto de Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Fernando González e Antonio Guerrero, a nota do Movimento chileno aludiu à cruel decisão de obrigar René González a permanecer mais três anos em território norte-americano sob o regime de liberdade supervisionada, depois de ter cumprido sua ilegal condenação.

Governo cubano reforça fronteiras contra tráfico de drogas

O governo cubano reforça a proteção das fronteiras para prevenir o tráfico de drogas na ilha, que está localizada na rota de entorpecentes para os EUA e a Europa. Os trabalhadores alfândegários estão atentos às bagagens dos passageiros que chegam ao aeroporto José Martí.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pré-candidato republicano confunde cubano com espanhol

Fonte: FOLHA

Um novo deslize do aspirante à candidatura republicana para a presidência dos EUA, Herman Cain, tornou-se o "prato principal" dos meios de comunicação americanos nesta quinta-feira.

Durante uma visita ao restaurante Versailles, em Miami, centro de reunião do exílio cubano, o pré-candidato perguntou como se dizia "delicioso" em "cubano", com a intenção de expressar em espanhol sua opinião sobre o croquete que comia naquele momento.

O equívoco, captado em um vídeo que já circula pela internet, foi alvo de piadas em diversos veículos, onde se pergunta como é possível que Cain confunda cubano com um idioma.

Morre Joel Iglesias, o comandante mais jovem da Revolução Cubana

Fonte: DIÁRIO LIBERDADE 

Morreu nesta terça-feira (15/11) em Havana Joel Iglesias Leyva, que foi o comandante mais jovem da guerrilha liderada por Fidel Castro que derrubou a ditadura de Fulgêncio Batista em 1959.

Iglesias nasceu em 1941 em uma família de camponeses pobres que simpatizavam com o Movimento 26 de Julho. Com 14 anos integrou as forças revolucionárias, tornou-se tenente aos 15 anos e comandante aos 17 anos, o mais jovem da Revolução Cubana.

Ele combateu o Exército em Sierra Maestra no início de 1957 sob o comando do guerrilheiro Ernesto Che Guevara.

Após o triunfo da Revolução em 1 de janeiro de 1959, Iglesias foi o primeiro presidente da Associação de Jovens Rebeldes, que poucos anos depois se transformou na União de Jovens Comunistas.

Ele relatou as suas experiências no livro "De la Sierra Maestra al Escambaray", pubicado em 1975.

O corpo do ex-comandante revolucionário será cremado e suas cinzas serão depositadas no Panteão dos Veteranos do Cemitério de Colón, em Havana.

 

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Reflexões de Fidel: Cinismo genocida (Segunda parte)!

Para dar uma ideia do potencial da URSS em seus esforços para manter a paridade com os Estados Unidos nesta esfera, basta assinalar que quando se produziu sua desintegração em 1991, na Bielorrússia havia 81 ogivas nucleares, no Cazaquistão 1,4 mil e na Ucrânia aproximadamente 5 mil, as quais passaram à Federação Russa, único Estado capaz de sustentar seu imenso custo, para manter a independência.

Em virtude dos tratados Start e Sort sobre a redução de armas ofensivas assinados entre as duas grandes potências nucleares, o número destas se reduziu a vários milhares.

Em 2010 foi assinado um novo tratado deste tipo entre ambas as potências.

Luis Ernesto Martínez: Sim, sou pago para ser blogueiro

Fonte: VERMELHO

Nestes tempos de globalização neoliberal a humanidade tem sido obrigada a presenciar como
testemunha e ativa protagonista uma excessiva mercantilização.

Por Luis Ernesto Martínez, no blog Visión desde Cuba
Tudo se vende e em consequência tudo se compra, até o ponto que em alguns lugares se tornou popular a frase: “Aqui se cobra até o sorriso”. Contudo, muitas muitas vezes se oferecem produtos, serviços ou atividades que não estão respaldados por altos níveis de qualidade, nem pela adequada capacitação de seus produtores.

Portanto, é muito difícil encontrar atitudes filantrópicas que entreguem suas ofertas aos demais sem pedir em troca a remuneração adequada.

A Usaid, o governo dos Estados Unidos e a contrarrevolução de origem cubana vão se encarregando de criar um grupo de “vende-pátrias pró-ianques” que em troca de seus serviços (não querem que se diga que é em pagamento por eles), são “estimulados” com os milhões de dólares que são anualmente aprovados para a subversão em Cuba.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Turismo cubano é um dos maiores do Caribe!

Em menos de dez anos, Cuba se tornou o terceiro maior mercado turístico do Caribe. Em Santiago de Cuba, a maior cidade cubana depois de Havana, o turismo é uma atividade fundamental. (via TeleSUR).

domingo, 13 de novembro de 2011

Reflexões de Fidel: Cinismo genocida (Primeira parte)!

Nenhuma pessoa sã, especialmente aqueles que tiveram acesso aos conhecimentos elementares que se adquirem em uma escola primária, estaria de acordo com que nossa espécie, de modo particular as crianças, os adolescentes ou jovens, sejam privados hoje, amanhã e para sempre do direito a viver. Jamais os seres humanos ao longo de sua turbulenta história, como pessoas dotadas de inteligência, conheceram experiência semelhante.

Sinto-me no dever de transmitir àqueles que se ocupam em ler estas reflexões, o critério de que todos, sem exceção, estamos na obrigação de criar consciência sobre os riscos que a humanidade está correndo de forma inexorável, rumo a uma catástrofe definitiva e total como consequência das decisões irresponsáveis de políticos a quem o acaso, mais que o talento ou o mérito, pôs em suas mãos o destino da humanidade.
Sejam ou não os cidadãos de seu país portadores de uma crença religiosa ou céticos com relação ao tema, nenhum ser humano em seu juízo são, estaria de acordo com que seus filhos, ou familiares mais próximos, pereçam de forma abrupta ou vítimas de atrozes e torturantes sofrimentos.

Depois dos crimes repugnantes que com frequência crescente a Organização do Tratado do Atlântico Norte, sob a égide dos Estados Unidos e dos países mais ricos de Europa vêm cometendo, a atenção mundial se concentrou na reunião do G-20, onde se devia analisar a profunda crise econômica que hoje afeta todas as nações. A opinião internacional, e particularmente a europeia, esperavam resposta à profunda crise econômica que com suas profundas implicações sociais, e inclusive climáticas, ameaçam todos os habitantes do planeta. Nessa reunião se decidia se o euro podia manter-se como a moeda comum da maior parte da Europa, e inclusive se alguns países poderiam permanecer dentro da comunidade.

Crise alimentar sem crise de alimentos

Fonte: PRENSA LATINA

Escrito por Camila Carduz*

Havana (Prensa Latina) A má distribuição e a falta de políticas efetivas que permitam enfrentar a crise alimentar, estão ao mesmo tempo entre suas principais causas.

  Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), no mundo existe suficiente comida apesar de aumentar o número de desnutridos pela falta de acesso dos setores mais pobres a esses bens.

MALES AGRAVADOS

A crise alimentar, agravada pela crescente alta dos preços é uma das principais conseqüências da recessão que estourou em 2008.

No entanto, analistas consideram que a tendência de ascensão dos preços dos alimentos continuará nos próximos anos, o que afetará sobretudo os países subdesenvolvidos e importadores de petróleo e de energia em geral.

Governo bancará curso para médicos formados em Cuba

O blog solidários está na torcida para que esta ideia torne-se realidade, em contrapartida ao Conselho Federal de Medicina.

Fonte: UOL

Brasília - O governo vai bancar uma espécie de cursinho para que médicos formados em Cuba possam atuar no Brasil. A ideia é facilitar a revalidação dos diplomas oferecendo para esses profissionais, de graça, reforço em universidades brasileiras com assuntos que não foram abordados na graduação cubana, como noções do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso seria dado antes da prova para reconhecimento de diploma.

Sem a validação, profissionais não podem trabalhar no Brasil. Atualmente, para ter autorização de exercício profissional, médicos formados em outros países precisam passar por um exame organizado nacionalmente, o Revalida, ou se submeter a provas feitas por algumas universidades federais, que não aderiram ao exame nacional.

Cuba pede ao Brasil crédito agrícola de US$200 milhões

Fonte: VEJA

Por Esteban Israel

SÃO PAULO (Reuters) - Cuba pediu um crédito de 200 milhões de dólares ao Brasil para a importação de máquinas agrícolas, com as quais pretende dobrar sua produção de arroz e feijão e reduzir a dependência crônica das importações de grãos, informou nesta sexta-feira uma autoridade brasileira.

Um acordo de cooperação técnica por dois anos, que inclui um pagamento de 70 milhões de dólares para 2012, seria assinado na sexta-feira em Havana pelo ministro do Desenvolvimento Agrário do Brasil, Afonso Florence.

sábado, 12 de novembro de 2011

A esmagadora vitória de Daniel Ortega e da FSLN

Por Fidel Castro

No domingo, 6 de novembro, houve uma eleição geral na Nicarágua na qual Daniel Ortega e a FSLN obtiveram uma esmagadora vitória.

Por acaso, no dia seguinte se comemorou o 94º aniversário da gloriosa Revolução Socialista Soviética. Páginas inapagáveis da história foram escritas por trabalhadores, campesinos e soldados russos. O nome de Lênin brilhará sempre entre os homens e mulheres que sonham com um destino justo para a humanidade.

Estes temas que são cada vez mais complexos, e nunca serão suficientes os esforços aplicados para educar as novas gerações. Dedico hoje um espaço para comentar este feito, em meio a tantos que ocorrem diariamente no planeta, que chegam noticiados por um número crescente de vias apenas imaginadas há algumas décadas.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Cuba nomeia novo ministro das Forças Armadas

Leopoldo Cintra Frías assume o cargo mais de um mês depois da morte do ministro anterior

HAVANA - Cuba nomeou um novo ministro das Forças Armadas Revolucionárias, Leopoldo Cintra Frías, mais de um mês depois da morte do ministro anterior, informou um comunicado oficial nesta quarta-feira, 9.

Leopoldo Cintra Frías ocupava o cargo de vice-ministro das Forças Armadas - Desmond Boylan/Reuters
Desmond Boylan/Reuters
Leopoldo Cintra Frías ocupava o cargo de vice-ministro das Forças Armadas

Cintra Frías, de 70 anos, mais conhecido como "Polo", ocupava o cargo de vice-ministro das Forças Armadas, e substituiu o falecido ministro Julio Casas Regueiro, que morreu no dia 3 de setembro.

O cargo era ocupado até 2008 pelo atual presidente de Cuba, Raúl Castro, que substituiu seu irmão Fidel Castro na presidência, depois que ele se ficou doente, em 2008.

Trabalho de Cuba contra a cólera no Haiti

The New York Times destaca trabalho de Cuba na luta contra a cólera no Haiti
 
Em um artigo publicado no dia 09/11/11, o The New York Times reconhece que a medida que a epidemia do cólera continua no Haiti, a missão médica cubana continua trabalhando e ganhando os elogios dos doadores e dos diplomatas por manter-se firme na primeira linha de combate e por seu esforço amplo para refazer nesse país o destroçado sistema de atenção à Saúde pública.

Os cubanos já estavam no Haiti antes do terremoto e continuam lá, enquanto a metade das ONGs já se foi

Paul Farmer, enviado especial das Nações Unidas no Haiti e fundador de Partners in Health, disse que os cubanos foram os primeiros a perceber e dar o alarme sobre o brote de cólera, ajudando a mobilizar aos funcionários de Saúde e reduzir a quantidade de mortos, publica o jornal estadunidense.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Leet: bloqueio contra Cuba é uma política ultrapassada


Presidente do Uruguai recebe, em Porto Alegre, apelo em favor dos Cinco antiterroristas cubanos



O presidente da Associação Cultural José Marti do Rio Grande do Sul, Ricardo Haesbaert, entregou, na noite da última terça – feira (8), na Assembleia Legislativa gaúcha, carta ao presidente da República Oriental do Uruguai, José Mujica, pedindo que o caso dos Cinco antiterroristas cubanos seja contemplado na pauta de debates de seu governo sobre violações aos direitos humanos, e que se manifeste junto ao presidente Obama para que sejam liberados e possam retornar a sua Pátria.

Mujica também recebeu um exemplar do livro Os Últimos Soldados da Guerra Fria – A história dos agentes secretos infiltrados por Cuba em organizações de extrema direita nos Estados Unidos - do escritor brasileiro Fernando Morais, e a edição completa do Tribunal da Consciência,  realizado pela ACJM/RS, no último mês de junho.

Na mesma ocasião dirigentes da entidade conversaram com o Cônsul uruguaio, Pablo Scheiner, e combinaram um encontro no Consulado para reforçar o pedido feito ao  presidente e buscar parcerias para ações  de solidariedade a Cuba.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Eleita nova Diretoria e Conselho da ACJM-SC


Diretoria e apoiadores comemoram a posse
Assembleia elege novo grupo
Amigos e integrantes da Associação Cultural José Martí de Santa Catarina se encontraram em assembleia geral da entidade para formular mudanças no estatuto e eleger nova diretoria. Participaram cerca de 40 pessoas, entre estudantes, professores, sindicalistas, lideranças comunitárias e jornalistas.

De mais significativo, o novo estatuto cria o Conselho Deliberativo, que é um órgão superior de formulação e representação política. Também foi criada a nova diretoria de formação e ampliado o período do mandato para dois anos.

O evento foi importante para confraternizar os militantes interessados na luta em defesa da soberania e autodeterminação dos povos em luta da América Latina.

Ficou destacado que a composição formal da diretoria eleita não exclui a participação de qualquer pessoa interessada em se integrar às lutas e às atividades da ACJM-SC, bem como participar de todas as reuniões. Os encontros acontecem em duas quintas-feiras do mês, às 19 horas, na sede da Aprasc ou na Assembleia Legislativa de SC, na Capital.

O evento aconteceu no bairro Coqueiros, parte continental de Florianópolis, e começou às 20 horas.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

E agora, como explicar a incoerência?

Por Hélio Doyle
Fonte: BRASIL247


CUBA VIVE NA MISÉRIA, PELO QUE DIZEM. MAS TEM ELEVADO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E EXCELENTES INDICADORES SOCIAIS

Cuba é um país inviável, no qual a população vive na miséria e passa fome. As cidades cubanas estão caindo aos pedaços, está tudo sucateado. Enfim, tudo em Cuba é ruim e o país é o mais claro exemplo do fracasso do socialismo.

Essa é a imagem de Cuba passadas aos brasileiros por jornalistas, articulistas e curiosos que se baseiam em suas convicções ideológicas – principalmente --, em fontes internas e externas contrárias ao governo cubano e ao sistema socialista (sempre ouvidas) e em rápidas e superficiais viagens ao país.

Mas então é preciso que esses analistas, que gostam tanto de números, expliquem como é que Cuba está em 51º lugar, entre 187 países, no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU. E como pode ser considerada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) uma nação de “desenvolvimento humano elevado”.

Cuba registra 63 mortes por acidentes de trabalho em 9 meses.


Este post é dedicado àqueles que acreditam que: em Cuba nenhuma crítica é possível; nenhum fato negativo é noticiado e a imprensa é apenas um fantoche de uma "ditadura castrista". O jornal dos operários cubanos, expondo um problema sério. Evidentemente, que a notícia no Trabajadores não estava destinada a fomentar as pretensões imperialistas, (tal a intensão da fonte em português),  mas apresentar dados concretos para solução de problemas concretos.
   
Fonte: TERRA

Cuba registrou nos primeiros nove meses deste ano 63 mortes por acidentes de trabalho, informou nesta segunda-feira o jornal oficial Trabajadores.

A publicação advertiu que por não serem registrados corretamente, não há controle adequado dos acidentes, o que pode gerar novos problemas. Outra crítica diz respeito aos cursos de capacitação, considerados incompletos.

Nos últimos anos, os setores que contabilizam o maior número de acidentes fatais são os de agricultura, construção, indústrias açucareira e de aço, enquanto as províncias de Havana e Santiago de Cuba lideram nas estimativas.

Técnicos e autoridades de segurança e saúde do trabalho em Havana criticaram os sindicatos pelo descumprimento das legislações e denunciaram que muitas vezes o financiamento para os investimentos só aparece quando o acidente é iminente ou já aconteceu.

Os Cinco cubanos: heróis, de facto!!!


Do jornal Avante!
José Casanova
                           
Há dias, e uma vez mais em vinte anos, a ONU, por esmagadora maioria – e apenas com os habituais votos contra dos EUA e de Israel – condenou e exigiu o fim do bloqueio dos EUA a Cuba

«Eles não são criminosos. São heróis», escreveu Noam Chomsky referindo-se aos Cinco cubanos presos nos EUA há mais de treze anos.

E assim é: António, Fernando, Gerardo, Ramón e René são heróis, de facto.

Não daqueles heróis made in USA – super-homens, homens-aranha e etc. que, sozinhos e graças a poderes inumanos, vencem tudo e todos para regalo de espectadores distraídos e consciências adormecidas – mas heróis de carne e osso, de dignidade e coragem assumidas pela dedicação das suas capacidades, das suas inteligências, das suas vidas à luta por causas justas, pelo bem colectivo, pela sua pátria.

domingo, 6 de novembro de 2011

Teatro em revolução (1959-2010)


por Vivian Martínez Tabares*
Fonte: CIELO

RESUMO

O teatro cubano, nas suas múltiplas formas de expressão, tem mantido diálogo com a vida cultural, social e política. Os caminhos da encenação cubana das últimas cinco décadas coincidem com o período em que, após o triunfo da Revolução, a sociedade cubana se empenha em um complexo processo de aprendizagem e construção de uma nova ordem. A criação cênica, que compreende tanto a dramaturgia escrita como os discursos da representação, relaciona-se de um modo ou de outro com o esplendor da vida revolucionária e com seus tropeços e contratempos, por meio de linguagens e estilos que abarcam o realismo e outras tendências experimentais do teatro do século XX, como a dança e as novas tecnologias. Não é uma criação complacente, mas uma arte que, não sem problemas e com aguda perspectiva crítica, permite refletir sobre quem somos e como nós, o cubanos, vivemos.

Palavras-chave: Teatro, Dramaturgia, Representação, Grupos, Revolução.

sábado, 5 de novembro de 2011

Cerca de 41 mil diabéticos beneficiados com Heberprot-P



Fonte: PRENSA LATINA


Havana, 4 nov (PL) Cerca de 41 mil pacientes de 12 países foram tratados até hoje com Heberprot-P, um medicamento da biotecnologia cubana que tem revolucionado o paradigma no manejo das úlceras do pé diabético.

Este problema muitas vezes termina em amputação de membros inferiores, assegurou a Prensa Latina, Manuel Raíces, especialista do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), durante a XXIX Feira Internacional da Havana.

No entanto depois de vários anos de trabalho e pesquisa está demonstrado que o composto reduz esta opção em um alto por cento dos casos.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cuba e sua autocrítica!


Reunião ampliada do Conselho de Ministros
Fonte: GRANMA
A falta de controle ampara o esbanjamento e as negligências
"MUITOS dos problemas atuais de nossa economia são provocados pelo desrespeito que hoje impera nas relações contratuais estabelecidas entre nossas empresas e organismos", reiterou, no sábado 29 de outubro, o presidente Raúl Castro Ruz, na reunião ampliada do Conselho de Ministros, que nesta ocasião se concentrou no exame de complexos problemas que incidem no funcionamento da economia e dos serviços à população.

 Mecanismos insuficientes de controle do número de cabeças de gado e a vigilância deficiente por parte das empresas estatais, unidades pecuárias e proprietários individuais, são duas das condições principais que propiciam o delito contra o gado bovino. A operação iniciada permitiu devolver a seus proprietários 1.187 animais, de uns aproximadamente 3 mil que foram confiscados. Porém, esse é ainda um problema a ser resolvido.

"A violação dos contratos alicerça na pouca exigência e na falta de controle existente em muitos lugares; quando estes contratos são assinados, devem ser cumpridos, e quem não o fizer deverá assumir sua responsabilidade", enfatizou.

VÍDEO NOTÍCIA TELESUR - Feira Internacional esteve dedicada à Venezuela.

A Feira Internacional de Havana dedicou o terceiro dia à Venezuela, principal parceiro comercial da ilha caribenha. O pavilhão da Venezuela chamou a atenção com a presença de 35 empresas estatais e privadas. teleSUR

VÍDEO NOTÍCIA TELESUR - Reflexões de Fidel - "A reunião do G-20"

Em novas reflexões, Fidel Castro afirma que os países imperialistas dentro do G-20 pretendem monopolizar as tecnologias e os mercados para enganar o mundo. teleSUR

 

Na FIHAV 2011, Cuba apresenta resultados e benefícios do uso da zeolita


Adaptação: Blog Solidários.


Na FIHAV 2011, Cuba apresenta resultados e benefícios do uso da zeolita
  
Havana, 4 nov (Prensa Latina) O Instituto de Ciência e Tecnologia de Materiais (IMRE), da Universidade de Havana, desenvolve importantes projetos de trabalho com a zeolita, mineral não metálico de origem vulcânica, de baixo custo e amplas propriedades ecológicas.

Este mineral possui vários usos, desde fármacos para a saúde humana, filtros de água, até a recuperação e melhoria de solos agricultáveis, potencializador de fertilizantes químicos e orgânicos e como componentes de substratos para o desenvolvimento de diferentes plantios.

Também na atividade pecuária se usa como aditivo dos alimentos para animais monogástricos e poligástricos, assinalou a Prensa Latina, Gerlín Quintana, especialista do IMRE.

Em Belo Horizonte, participe!



Todo dia 05 de cada mês, as pessoas que vivem em Belo Horizonte, que acreditam na paz mundial e na América Latina como um centro vivo e radiante de ideias, têm um compromisso de estar na Praça Sete apoiando a causa que é central na questão de Cuba – PEDIR LIBERDADE PARA OS 5 HERÓIS CUBANOS- presos injustamente nos EUA, cuja história está muito bem retratada no livro "Os últimos soldados da Guerra Fria", de Fernando Moraes.

No dia 05 de outubro passado, a Associação Cultural José Martí- MG estava presente no ponto mais popular da capital mineira. De lá para cá aconteceram os Jogos Pan-americanos em Guadalajara; a votação na Assembléia Geral da ONU contra o bloqueio econômico imposto a Cuba pelos EUA; a divulgação do ranking dos países conforme o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH e a libertação de um dos cinco heróis cubanos, embora ele continue em liberdade vigiada nos EUA.

IELA/UFSC: Cursos livres e gratuitos sobre a América Latina

O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA/UFSC) continua  oferecendo Cursos Livres  sobre temas relacionados à América Latina. O primeiro foi sobre "Estado e movimentos sociais na América Latina", ministrado por Luiz Vicente Vieira, da Universidade Federal de Pernambuco.  Na próxima semana, dias 7, 8 e 9 de novembro,  é a vez de discutir  "Concentração de renda e políticas sociais no México", com o professor Sergio Cabrera, da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).  A inscrição é gratuita e deve ser feita com antecedência,  através do correio eletrônico do IELA: iela@iela.ufsc.br. Há  60 vagas disponíveis em cada um dos cursos. Agende-se e inscreva-se.

A Associação Cultural José Martí convida todos integrantes e apoiadores a fazer parte do curso.

Confira a programação deste curso e do próximo, também marcado  para este mês de novembro:

A REUNIÃO DO G-20 - Reflexões do Companheiro Fidel


Amanhã começa a reunião do G-20, isto é, a dos países mais desenvolvidos e ricos do planeta: os Estados Unidos, o Canadá, a Alemanha, a Grã-Bretanha, a França, a Itália e a União Européia como entidade à parte com direito a participar; são os baluartes fundamentais da NATO mais seus aliados o Japão, a Coréia do Sul, a Austrália e a Turquia em seu duplo aspecto de país em desenvolvimento e membro da OTAN, bem como Arábia Saudita (um gigantesco depósito de petróleo ligeiro nas mãos das transnacionais de ocidente, que tiram dali 9,4 milhões de barris diários, cujo valor ao preço atual ascende a um bilhão de dólares cada dia) em um lado da mesa, e no outro, um grupo de países com crescente peso econômico e político, que de fato se convertem, pelo número de seus habitantes e seus recursos naturais, em uma expressão dos interesses da majoria de nosso sofrido e pilhado mundo: a República Popular China, a Federação Russa, a Índia, a Indonésia, a África do Sul, o Brasil, a Argentina e o México.

A Espanha, também aliado da OTAN, é apenas "país convidado".

Trata-se duma reunião entre os grandes produtores de maquinarias e artigos industriais e os grandes fornecedores de matérias-primas que ao longo de meio milênio depois da conquista, foram colônias européias e no último século os forneciam de produtos agrícolas, minerais e recursos energéticos, vítimas de uma despiedosa troca desigual.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Outra Vacina Cubana para os povos!!!


Tradução: Robson Luiz Ceron - Blog Solidários.

Havana, 03 de novembro (Prensa Latina). A vacina contra meningite vax-MEN-AC, específica para os sorotipos A e C, é hoje uma das mais importantes conquistas da cooperação Sul-Sul, pois é uma medida biológica para um problema africano, para o qual trabalharam Cuba e o Brasil.

O princípio ativo do produto, indicado para pessoas que vivem em áreas da África, onde a doença é altamente endêmica, foi fabricado na Ilha e em seguida liofilizado e embalado na nação sul-americana, explicou à Prensa Latina, Jorge Menéndez, diretor médico da Vacinas Finlay S.A.

Milhões de doses já foram entregues à Organização Mundial da Saúde (OMS) para sua distribuição e aplicação, disse o especialista durante a Feira Internacional de Havana, a FIHAV 2011, que ocorre na  EXPOCUBA, até sexta-feira.

ACJM do Rio de Janeiro convida:

A Associação Cultural José Marti do Rio de Janeiro promove exibição da primeira parte do filme Che, de Steven Soderbergh, às 18h30!!!



O papel genocida da OTAN (5ª parte) - Reflexões do Companheiro Fidel


A 9 de março do ano em curso sob o título “A NATO, a guerra, a mentira e os negócios” publiquei uma nova Reflexão sobre o papel dessa organização bélica.

Seleciono os parágrafos fundamentais daquela Reflexão:

“Como alguns sabem, em setembro de 1969, Moamar al-Khaddhafi, um militar árabe beduíno de peculiar caráter e inspirado nas idéias do líder egípcio Gamal Abdel Nasser, promoveu no seio das Forças Armadas um movimento que derrocou o Rei Idris I da Líbia, um país desértico quase na sua totalidade e de escassa população, situado ao norte da África, entre a Tunísia e o Egito.”

“Nascido no seio de uma família da tribo beduína de pastores nômades do deserto, na região de Trípoli, Khaddhafi era profundamente anticolonialista”

Apesar do bloqueio, Cuba é a verdadeira campeã do Pan 2011


Max Altman (Via Síntese Cubana)

Cumpre inicialmente ressaltar que a Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) inflou a competição, sabe-se lá por que razão, com esportes praticados por poucos países e dentro desses países por pouca gente, geralmente endinheirada, e, fundamentalmente, esportes de pouca ou nenhuma tradição olímpica, mas que garantem preciosas medalhas: badminton, squash, boliche, raquetebol, softbol, pelota basca, caratê, boxe feminino, esqui aquático, patinagem, ciclismo de montanha, ciclismo BMX, vela I 24, vela laser radial, vela RSX feminino, vela RSX masculino, vela sunfish, ginástica de trampolim, rugby. Para se ter uma ideia, o México, país anfitrião, de suas 42 medalhas de ouro, uma terça parte foi assegurada por esses esportes: 4 no squash, 5 no raquetebol e 5 na pelota basca.

A cobertura de nossa imprensa escrita e televisionada foi basicamente distorcida em relação à essência dos resultados e patrioteira ao ressaltar apenas as medalhas de ouro dos atletas brasileiros sem atentar para a análise da qualidade do desempenho. A cobertura da TV Record, que deteve os direitos de transmissão, pecou pelos mesmos motivos, embora diante das evidências das imagens tivesse de esboçar críticas e observações com algum critério técnico.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Fariñas cria um novo embuste... quanto tempo para ser desmentido?


por Luis Ernesto 
Tradução: Robson Luiz Ceron - Blog Solidários.

A mal chamada dissidência cubana, procura construir um novo embuste. O recordista mundial de falsas greves de fome, Guillermo Fariñas, volta a fazer das suas, na cidade de Santa Clara.

Mais uma vez o amigo querido da mídia internacional, credenciada em Cuba, lhes chama para propagar suas habituais provocações. 

O referido senhor, conhecido por suas repetidas tentativas de atingir o máximo de propaganda com suas greves de fome, agora pretende ser o "padrinho" dos que seguem a mesma receita contra-revolucionária.

Cuba mantêm a 51ª posição no ranking do IDH e a 2ª entre aqueles que mais melhoram seus índices nos últimos 5 anos.


O relatório do Desenvolvimento Humano 2011, divulgado nesta quarta-feira (2) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), classifica Cuba em 51º lugar entre 187 países avaliados pelo índice.

Ocupa, ainda, a 2ª posição entre aqueles que mais melhoram seu índice nos últimos 5 anos, tendo avançado 10 posições, perdendo apenas para Hong Kong, que melhorou 14 posições e seguido da Venezuela, que melhorou 7 posições.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Cuba é de 0,860, na escala que vai de 0 a 1, enquanto o do Brasil é de 0,718, o 84º colocado.

Mais de 500 fotos de Cuba