domingo, 31 de julho de 2011

Facebook convoca concurso que exclui os cubanos!

Fonte: CUBADEBATE
Tradução: Lilian Back - Blog Solidários.

O Facebook anunciou que a partir de hoje entrará em vigor um programa que lhes permite recompensar os hackers que descobrirem vulnerabilidades no código do site, segundo a Computerworld.

No entanto, nesse programa são explicitamente excluídos especialistas cubanos, como advertem as regras do Facebook:

- Dar tempo suficiente à rede de responder e agir antes de tornar a informação pública.
- Ser a primeira pessoa a especificar detalhadamente a brecha ou falha de segurança.
- Viver em um país que não disponha de sanções aplicadas pelos EUA, como Cuba, Coréia do Norte ou a Líbia.

Cuba: Resgatando o modelo de médico e enfermeira da família.

Fonte: TRABAJADORES
Tradução: Michelli Zimmermann Souza - Blog Solidários.

Intercâmbio ativo e fecundo na comissão de saúde e esportes do Parlamento cubano, onde foi refletido sobre os resultados preliminares das mudanças necessárias nesta área.

Como uma continuação das ações revolucionárias na área de saúde, realizadas nos últimos 50 anos, o Ministro do setor, Roberto Morales, descreveu as transformações necessárias que estão surgindo no país, que incluem a reorganização, compactação e regionalização dos serviços com o objetivo de tornar o sistema eficiente e sustentável, aumentar a qualidade e satisfação das pessoas com os serviços e continuar elevando o estado de saúde da população.

Em um ativo intercâmbio com os deputados do sétimo período ordinário de sessões da Assembléia Nacional do Poder Popular, o titular do MINSAP abordou a situação atual da medicina de família, sua história desde a sua criação no início dos anos 80 e o surgimento de uma nova etapa a partir do crescimento da colaboração à Venezuela - com seu programa Bairro Adentro – e à Bolívia, que levou a uma reorganização dos recursos humanos do setor.

sábado, 30 de julho de 2011

Cinzas do pastor americano que desafiou embargo dos EUA vão repousar em Cuba

Fonte AFP

HAVANA — As cinzas do pastor americano Lucius Walker, organizador de uma inúmeros comboios de ajuda a Cuba e que desafiou o embargo de Washington, repousam este sábado no centro cubano evangélico Memorial Martin Luther King (CMMLK), informou a imprensa local.

Seguidores Walker entregaram a urna aos evangélicos cubanos em uma cerimônia no Memorial José Martí, na Praça da Revolução, na presença do vice-presidente Esteban Lazo e do presidente do Parlamento, Ricardo Alarcon.


Walker, líder das caravanas "Pastores pela Paz", que buscavam romper o embargo que Washington mantém contra Cuba há meio século, morreu em setembro, em Nova York, aos 80 anos, de um ataque cardíaco.

Assembleia do Poder Popular Cubano discute Cultura!

A cultura: fator de integração na nação cubana
Fonte: TRABAJADORES
Tradução: Blog Solidários.
Discutem o trabalho comunitário cultural na comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia Nacional do Poder Popular.

Uma premissa fundamental que articula o trabalho comunitário deve ser a de considerar a cultura como um fator de integração na nação cubana, disse Graciela Pogolotti, ao intervir na sessão da tarde na comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia Nacional do Poder Popular (ANPP).

A notável intelectual salientou a necessidade de preservar o patrimônio nacional, motivado pelo que foi exposto nos relatórios apresentados pela direção da União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC), pelo Centro de Intercâmbio e Referência-Iniciativa Comunitária e pelo Conselho Nacional de Casas de Cultura, bem como pela comissão de trabalho da ANPP.

Projeto da ONU beneficiará áreas marinhas cubanas.


Pinar del Río, Cuba,29 jul(Prensa Latina) Áreas marinhas desta ocidental província cubana receberão os benefícios de um projeto internacional financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente(GEF), que respalda as investigações e iniciativas para a conservação nesses locais.

Quatro zonas protegidas da ocidental região são inseridas no programa do GEF, o qual destinará para a nação antilhana mais de cinco milhões de dólares em um lustro, confirmaram cientistas locais.

Os locais favorecidos aqui com a iniciativa são a reserva ecológica Los Pretiles, que abriga a populações de manatíes, mamífero em perigo de extinção, e o Parque Nacional Cayos de San Felipe, ilhotes onde aninham três das sete espécies de tartarugas marinhas da órbita.

Cuidar do meio ambiente: prioridade do Estado

Fonte: TRABAJADORES
Tradução: Blog Solidários

Sensibilizar a população para os efeitos do aquecimento global é um grande desafio para o CITMA
Reduzir a vulnerabilidades dos assentamentos costeiros constantemente ameaçados pela elevação do nível do mar, reabilitar e manter em bom estado as praias arenosas, recuperar os manguezais a médio e longo prazo, assim como parar a deterioração das cristas dos recifes de coral são diretrizes do governo cubano em sua estratégia de conservação do meio ambiente, à luz das mudanças climáticas que afetam o planeta.

Em uma das comissões de trabalho do Parlamento cubano, Fernando Mario Gonzalez Bermudez, primeiro vice-ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (CITMA), disse que é importante o papel de liderança desta instituição no cuidado do meio ambiente, e chamou a atenção sobre os perigos que poderiam acontecer, se não fossem tomadas medidas a esse respeito.

Companhia cubana de teatro infantil La Colmenita fará turnê nos EUA

Fonte: JUVENTUD REBELDE
Tradução: Lilian Back - Blog Solidários
O grupo está no país do norte entre 12 e 30 de Outubro
HAVANA, Julho 23.- A Companhia cubana de teatro infantil La Colmenita, Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF, vai visitar os Estados Unidos entre 12 e 30 de outubro próximo, PL.

Em entrevista à Prensa Latina, Carlos Alberto Cremata, diretor do grupo, disse que "esperam realizar o sonho de voltar a atuar em palcos estadunidenses" e que, de acordo com o projeto, se apresentatão em Washington, Nova York e San Francisco.

Para esta ocasião "apresentaremos duas obras, uma deles teve muito sucesso: Cinderela segundo Beatles; a outra é a nossa última produção, Abracadabra", disse Cremata.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Raúl Castro pede melhor planificação econômica

Fonte: VERMELHO

O presidente cubano, Raúl Castro, fez um chamamento pela utilização da planificação como uma ferramenta de trabalho para alcançar maiores benefícios econômicos. O pronunciamento faz parte da luta pela mudança no sistema econômico a fim de aperfeiçoar a construção do socialismo.

"Se planificamos bem conseguiremos mais poupança e maiores benefícios", sublinhou o dirigente cubano durante uma reunião ampliada do Conselho de Ministros na qual se analisou o primeiro semestre do ano.

No encontro se informou que a economia cresceu no primeiro semestre do ano comparativamente a igual período em 2010, mas ainda existem reservas que, se forem melhor aproveitadas, permitiriam obter melhores resultados, segundo uma nota divulgada pelo Noticiário Nacional de Televisão.

Cuba contra os problemas que atingem a juventude do mundo!


Nações Unidas, 28 jul (Prensa Latina) Cuba chamou hoje em Nações Unidas a agir sem mais demora para defrontar as graves questões e desafios que afetam à juventude mundial.

Durante a reunião de alto nível da Assembléia Geral da ONU sobre Juventude, o embaixador cubano Rodolfo Benítez expressou que com mais de mil 200 milhões, atualmente há mais jovens no mundo que nunca antes na história da humanidade.

85 por cento deles -disse- vive em países em desenvolvimento, e segundo os prognósticos, em 2025 serão à volta de 72 milhões de jovens mais que na atualidade.

De igual jeito destacou que esse segmento populacional constitui, sem dúvida alguma, uma força formidável para enfrentar os colossais desafios atuais , mas, que para isso se precisar de um mundo de paz.

Quartel Moncada lembra Revolução Cubana (vídeo Telesur português)

Em 1953, um grupo de jovens liderados por Fidel Castro tomou o Quartel Moncada em Cuba. 58 anos depois, centenas de pessoas do mundo inteiro visitam o local, que abriga o Museu Histórico 26 de Julho, que lembra o evento. teleSUR

Cuba forma 10 mil médicos de 60 países!


Havana, 28 jul (Prensa Latina) A Escola Latino-americana de Medicina (ELAM) já formou cerca de 10 mil profissionais da saúde de 60 nações da primeira graduação em 2005 até hoje, assegurou o reitor dessa instituição, Juan Carrizo.

Segundo as declarações do doutor, difundidas pela Agência de Informação Nacional, durante o curso 2010-2011, das faculdades de Ciências Médicas em Cuba graduaram-se mais de 1.300 médicos de 48 nações, inclusive 20 jovens norte-americanos.

A ELAM é uma Universidade para formar Médicos Gerais Básicos, orientados para a atenção primária de saúde como elemento fundamental de sua formação profissional.

O mundo comemora junto a Cuba o Dia da Rebeldia Nacional

Fonte: GRANMA

MANÁGUA.— Por ocasião do 58o aniversário do ataque aos quarteis Moncada, em Santiago de Cuba, e Carlos Manuel de Céspedes, em Bayamo, inúmeras organizações de solidariedade, assim como personalidades do mundo todo aderiram à comemoração do povo cubano pelo Dia da Rebeldia Nacional.

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, enviou, em 26 de julho, uma carta de felicitação na qual expressou que Cuba "tem sido e é lenda e realidade, iluminadas com força de ideais, princípios e práticas coerentes", citou a Efe.

Da mesma maneira, o líder sandinista expressou que cada momento da luta cubana é um "ensinamento moral" e um "legado de história pátria" para os povos que aspiram a "desenvolver-se em liberdade, independência, cultura democrática e soberania em todas as áreas".

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O mais sensível dos ensinamentos

por Margarita Barrios margarita@juventudrebelde.cu
Tradução: Lilian Back - Blog Solidários.

A educação especial apresenta seus desafios para o próximo ano acadêmico, no qual completa os 50 anos
Prepará-los para a vida, desenvolver todas as suas potencialidades, integrá-los à sociedade. Esses são alguns dos objetivos da educação oferecida àqueles meninos e meninas com necessidades educativas especiais.


Moraima Orozco, diretora de Educação Especial do Ministério da Educação (MINED), explicou a JR que esse subsistema formativo prepara os estudantes para a transição ao ensino geral. Alguns conseguem e outros não, devido ao grau de dificuldades que apresentam, mas todos recebem atenção e são habilitados, na medida de suas possibilidades, para serem úteis e cuidar de si mesmos.

Estudantes de Medicina de Cuba realizam Semana da Saúde em Sobral/CE


Trinta estudantes brasileiros da Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba (ELAM), 23 deles cearenses, participam de 1º a 5 de agosto da Semana de Saúde Cuba-Ceará. A abertura será realizada na segunda-feira, 1º, às 8h30min, no Auditório da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia , na Avenida John Sanford, 1320, Junco, em Sobral. A semana é realizada pela Associação dos Brasileiros Estudantes de Medicina em Cuba (ABEMEC), com apoio da Secretaria da Saúde do Estado e da Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral.

Operação Peter Pan: um episódio cubano pouco conhecido da Guerra Fria

Por Maria do Rosário Caetano de Fortaleza para o jornal Brasil de Fato

Em 1961, 14 mil crianças e adolescentes cubanos foram levados aos EUA por vontade de suas famílias, apoiadas pela Igreja Católica e pela CIA, a Central de Inteligência Americana. O inusitado êxodo infanto-juvenil, episódio pouco conhecido da Guerra Fria, ganhou o nome de “Operação Peter Pan” e foi reconstruído - ao longos dos últimos 32 anos - pela cineasta estadunidense cubana Estela Bravo (foto), no documentário "Operação Peter Pan: fechando o Círculo em Cuba".

Cópia de trabalho do filme foi exibida pela TV cubana em 1991, no momento em que Cuba e EUA disputavam “poder pátrio” sobre o menino Elián González. A comunidade de exilados cubanos queria manter a criança em Miami. O pai cubano queria repatriá-lo. Cuba venceu a “disputa”. O “exílio coletivo” dos meninos de 1961 servia para lembrar aos espectadores cubanos que, 30 anos depois, as relações entre os dois países continuavam tensas.

De passagem pelo Brasil, a cineasta Estela Bravo e seu produtor (e marido há quase 60 anos) Ernesto Bravo, em conversa com o Brasil de Fato, relembraram os 30 anos dedicados ao documentário Operação Peter Pan, e as motivações que fizeram de ambos cidadãos cubanos.

Espírito da revolução e mudanças em Cuba são debatidos em ato em SP pelo Dia da Rebeldia

Por Luciana Araujo direto de São Paulo para o site Opera Mundi

Em dia de lembrança pelos 58 anos da tomada do Quartel de Moncada, em Santiago de Cuba, o cônsul cubano em São Paulo, Aldo Fidel Cruces Amaro, e Carlos ‘Calica’ Ferrer (foto), amigo de infância de Che Guevara, de 82 anos, se reuniram para analisar os feitos dessa data, marco da queda de Fulgêncio Batista e da instituição do socialismo em Cuba. O evento, organizado pelo Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba, aconteceu nesta última terça-feira (26/07) no auditório do Sindicato dos Jornalistas.

Para Ferrer, “graças à revolução vivemos na América Latina outros ares que não os da época do Plano Condor [operação articulada pelas ditaduras do continente para exterminar opositores aos regimes], quando todos os povos estavam presos a um capataz comandado pelos Estados Unidos”. Segundo o argentino, “Lula, Dilma, [Néstor] Kirchner, Cristina, Chávez etc, todos os movimentos novos na América Latina, devem à revolução cubana.”

Infelizmente, afirmou Ferrer, a imagem do colega, Che, funciona hoje como uma arma comercial. “A começar pelas camisetas e alguns filmes, à exceção de Diários de Motocicleta e Che, com Benício Del Toro, que são muito respeitosos”. Mas lembrou que mesmo a utilização distorcida da figura do líder revolucionário deriva do peso histórico da trajetória de Guevara, que seus inimigos não conseguem sepultar.

Cuba celebra o Dia da Rebeldia Nacional (vídeo Telesur Português)

Terminaram as comemorações pelo Dia da Rebeldia Nacional na província de Ciego de Ávila em Cuba. Os cubanos celebraram os 58 anos do assalto ao Quartel Moncada e Carlos Manuel de Céspedes com um ato político-cultural. teleSUR


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Discurso Final das Comemorações do 26 de julho

A batalha de hoje tem uma frente decisiva no combate cotidiano e sem trégua contra nossos próprios erros e deficiências

• Discurso proferido pelo segundo-secretário do Comitê Central do Partido e primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, José Ramón Machado Ventura, no ato efetuado em Ciego de Ávila, pelo 58º aniversário do ataque aos quartéis Moncada, de Santiago de Cuba, e Carlos Manuel de Céspedes, de Bayamo

Companheiro Raúl;
Combatentes do Movimento 26 de Julho;
Compatriotas de Ciego de Ávila e de Cuba inteira:

CINQUENTA e oito anos depois das heroicas ações de 26 de julho de 1953, recordamos os que, naquele dia glorioso, entregaram suas vidas, muitos dos quais horas depois dos acontecimentos, vítimas da cobarde e brutal repressão desatada pela tirania de Fulgêncio Batista.

Nossa gratidão a todos os participantes daquela gesta e ao nosso povo combatente, cuja inquebrantável decisão de luta continua sendo a principal garantia da liberdade e do direito de sermos donos de nosso destino, conquistado em 1º de janeiro de 1959.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Vídeo do 26 de julho de 2011! (em espanhol)

Abaixo o discurso final das cerimônias oficiais do 26 de julho, hoje em Ciego de Ávila, proferido por Machado Ventura, 2º Secretário do Partido Comunista de Cuba.


Dissidentes cubanos descartados na Europa

Por Altamiro Borges
Fonte: Blog do Miro

A mídia estadunidense e as suas sucursais colonizadas pelo mundo adoram fazer estardalhaço quando algum cubano abandona a ilha do Caribe. A violenta propaganda imperial visa sabotar a imagem do socialismo em Cuba, somando-se ao cruel bloqueio econômico e às ações terroristas dos EUA. Ela ilude muita gente desinformada, inclusive alguns cubanos que almejam o “paraíso” no exterior.

Na prática, porém, muitos destes “dissidentes” são joguetes nas mãos das nações imperialistas. Recente reportagem da Folha confirma que muitos cubanos que fugiram da ilha hoje são humilhados na Europa, vivendo em condições das mais precárias. A repórter Luisa Belchior relata o caso dos “dissidentes” que vegetam atualmente na Espanha.

“Vivemos uma vida medíocre”

Crianças cubanas assaltam simbolicamente ao quartel Moncada!




Santiago de Cuba, 26 jul (Prensa Latina) Ao amanhecer de 26 de julho, crianças e adolescentes cubanos assaltaram simbolicamente o antigo quartel Moncada, em recordação a essa gesta protagonizada há 58 anos por Fidel Castro e jovens revolucionários.

Às 5 e 12 minutos da madrugada, tal e como sucedeu então, começou a encenação daquela ousadia, convertida em uma tradição patriótica na qual participam estudantes destacados, autoridades e vizinhos da cidade.

VIVA O 26 DE JULHO

Hoje é o dia da Rebeldia.
Hoje é o dia da Liberdade.
Hoje é o dia da Revolução.
Esta data estará para sempre registrada na história da libertação revolucionária dos povos rebeldes latinos-americanos. 

Viva o 26 de julho!
Viva Fidel, Viva Raúl!
Viva o Povo Cubano!
Viva a Revolução!



Primeiros contatos com esta data, clique aqui!!!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

26 de Julho: Ode à loucura

Como explicar que, em meio à repressão e tirania de Fulgencio Batista e seus sicários esses meninos e meninas lançaram-se para o desconhecido e arriscaram seus sonhos mais doces: a namorada, o trabalho, os amigos, a vida.
por Betty Beatón Ruiz
Fonte: TRABAJADORES
Tradução: Blog Solidários


Como explicar que, em meio à repressão e tirania de Fulgencio Batista e seus sicários esses meninos e meninas lançaram-se para o desconhecido e arriscaram seus sonhos mais doces: a namorada, o trabalho, os amigos, a vida.

“Há loucura que fizeram o dia” ... é o que diz numa de suas canções Silvio Rodriguez e, a mim, parece lembrar o 26 de julho de 1953, quando Santiago de Cuba e Bayamo amanheceram com Sol e estilhaços.

domingo, 24 de julho de 2011

Cuba: os próximos 45 anos? (por István Mészáros)

Embora o texto já tenha 06 anos, vale pela reflexão.


Cuba: os próximos 45 anos?
por István Mészáros

Dia 1º de Janeiro Cuba celebrou o quadragésimo quinto aniversário de sua vitoriosa revolução: uma grande conquista histórica. E quando nos lembramos de que a revolução cubana – a ação duradoura de uma nação de apenas onze milhões de pessoas – sobreviveu ao longo de quarenta e cinco anos contra todos os riscos, confrontando a inimizade declarada, o cerco e bloqueio internacionais determinados pelos Estados Unidos, assim como as tentativas de subverter e derrubar a ordem pós-revolucionária pela mais preponderante potência econômica e militar, até mesmo esse simples acontecimento põe em relevo a magnitude e a significância da atual intervenção cubana no processo histórico de nosso tempo. Somos todos contemporâneos de uma vitória cujas reverberações chegam bem além dos limites do tendenciosamente propagandeado “Hemisfério Americano”, oferecendo sua mensagem de esperança também para o resto do mundo.

Em 1999, três anos antes de o governo americano ter ominosamente decretado que Cuba fazia parte do “eixo do mal”, visando eliminar o “círculo vicioso” [1] numa fase inicial do agressivamente promovido “novo século americano”, escrevi no prefácio de Socialismo ou Barbárie :

Chegou ao fim o século XX, descrito pelos apologistas mais entusiasmados como o “século americano”. Essas opiniões se manifestam como se não houvesse ocorrido a Revolução de Outubro de 1917, nem as revoluções Chinesa e Cubana, nem as lutas pela libertação colonial das décadas seguintes, isso sem mencionar a humilhante derrota dos Estados Unidos no Vietnã. De fato, os defensores acríticos da ordem estabelecida antecipam confidencialmente que não apenas o século XXI, mas todo o próximo milênio, está destinado a se conformar às regras incontestáveis da “Pax Americana”. [2]

Uma ciência sem fronteiras.

Um total de 250 estudantes cubanos e de 21 países receberam em Havana seus títulos de graduados em Medicina, Enfermagem e como técnicos de saúde, acompanhados da caravana de Pastores pela Paz.
por Patricia Cáceres
Tradução: Michelli Zimmermann Souza - Blog Solidários.

Foto: Roberto Ruiz
Cuba é o país de maior quantidade de médicos por habitante, c mais de 78.000 doutores, milhares de enfermeiros, dentistas, agentes de saúde e professores, que tornam possível, dia a dia, o desenvolvimento progressivo do setor.

Assim, expressou neste sábado Juan Carrizo, reitor da Escola Latinoamericana de Medicina (ELAM), durante o aniversário de formatura 50 da Vitória de Playa Girón, da Faculdade de Ciências Médicas Dr. Salvador Allende, da Universidade de Ciências Médicas de Havana, onde 250 estudantes cubanos e de 21 países – incluindo 20 americanos – receberam seus diplomas em medicina, enfermagem e como técnicos de saúde.

Um dia no parque!

Cuba: Parque Metropolitano de Havana e Almendares.

Estava cheio de crianças e adultos, sendo uma excelente escolha para ir com a família e se divertir, a nossa visita coincidiu com o Festival Infantil de Ciência e Tecnologia.

FOTOS: Roberto Suárez (fotoreportero@gmail.com)
Fonte: CUBAENFOTOS







26 de Julho - 58º Aniversário


Neste sítio você pode encontrar 03 pequenos vídeos com uma síntese acerca do 26 de julho, o assalto ao Quartel de Moncada e Cespedes.



Os jovens honram os protagonistas da luta pela libertação nacional!

A União de Jovens Comunistas acolheu os assaltantes do quartel Moncada e Carlos Manuel de Céspedes e os expedicionários do iate Granma.
Por Dora Pérez Sáez
Tradução: Michelli Zimmermann Souza - Blog Solidários

A Casa del ALBA Cultural de Havana foi o lugar escolhido pelo Comitê Nacional da União de Jovens Comunistas e as organizações que ela lidera para acolher os assaltantes do quartel Moncada e Carlos Manuel de Céspedes, e a expedicionários do iate Granma, em uma noite onde a arte infantil foi a protagonista.

A atividade começou com as notas do Hino Nacional entonadas pelo Coro Diminuto, que na continuação declamou o poema Ya estamos en combate, de Raúl Gómez García. Em seguida, a pequena Jessica Suárez cantou La Lupe, de Juan Almeida.

sábado, 23 de julho de 2011

O fim da hegemonia mercenária na internet cubana.

por Robson Luiz Ceron - Blog Solidários.


Assistindo ao vídeo do CubaInformatión (ver abaixo) fizemos a seguinte reflexão:

Na medida em que Cuba consiga melhorar seu acesso à internet, através da conexão internacional propiciada pelo cabo submarino desde a Venezuela, e aumente o acesso interno (mais computadores, em mais domicílios, melhor velocidade, etc.), a verdadeira realidade do pensamento cubano ficará mais evidente neste espaço virtual.

Até pouco tempo, foram os mercenários que, por ter acesso a computadores e a internet rápida (ver aqui como), estiveram à frente desse processo. Embora tratasse-se de ínfimos grupelhos, sua relevância foi superdimensionada. Os inimigos de Cuba utilizaram isto de diversas formas: criando falsas heroínas, disseminando a mentira de que haveria censura ao acesso, destorcendo fatos, etc.

Recordam plano terrorista dos Estados Unidos

Fonte: RÁDIO HAVANA

Havana, 22 julho (RHC).- Artigo do jornal Granma recorda que o plano norte-americano para assassinar os líderes da Revolução, faz 50 anos atrás, tem a ver com ações que Washington e seus aliados promovem hoje em dia em outros países.

O historiador cubano Manuel Hevia Fresquieri recorda o 50º aniversário da operação da CIA denominada Patty e a que os órgãos de segurança adicionaram a palavra Candela, como expressão da resposta revolucionária aos grupos terroristas internos, arregimentados e dirigidos por essa agência de espionagem dos Estados Unidos.

Estadunidenses solidários em Cuba

Chega a Cuba Caravana de Pastores pela Paz

Havana, 22 jul (Prensa Latina) A XXII Caravana de Pastores pela Paz chega hoje a Cuba procedente do México, depois de recolherem mais de 100 toneladas de ajuda humanitária em 130 cidades norte-americanas.

Com mais de uma centena de integrantes, o grupo desafia o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto durante mais de meio século pelos Estados Unidos contra Cuba.

Dita política, recusada a nível mundial, já provocou à maior das Antilhas perdas materiais avaliadas em 751 bilhões 363 milhões de dólares, segundo cifras oficiais.

O carregamento dos amigos solidários, que honram o reverendo Lucius Walker Jr., fundador da iniciativa que faleceu em setembro deste ano, contém medicamentos, computadores, materiais escolares, painéis solares portáteis e 14 veículos.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

LIBERAR O PODER DAS MULHERES É APOSTAR NO DESENVOLVIMENTO

Por Dixie Edith
Fonte: MUJERES
Tradução: Blog Solidários

“Ao envolver mais ativamente mulheres e jovens, poderemos criar um futuro melhor para todas as gerações”, afirmou no último 11 de julho, Dia Mundial da População, o Diretor Executivo do UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), em sua mensagem oficial pela data.

Neste ano em que a população do planeta somará 07 bilhões, essa organização das Nações Unidas busca promover a participação e a solidariedade, partindo da certeza de que poder viver em um planeta saudável dependerá das opções e das decisões que se tomem hoje.

Mas, segundo o UNFPA, qualquer opção ou decisão neste sentido deve passar por garantir que as mulheres possam exercer plenamente todos os direitos, em todas as partes do mundo.

“Promover a incorporação da mulher acelera o desenvolvimento”, menciona a principal mensagem do evento organizado pelo UNFPA, em Cuba, neste mês.


Não por escolha. Em muitos países, as mulheres seguem sendo discriminadas e sofrem frequentemente, múltiplas formas de violência. O emprego feminino, em tempos de cortes de vagas, geralmente é mais afetado que o do homem, além de serem elas as mais vulneráveis às reduções orçamentárias.

Tentativas de matar Fidel, sem sucesso!

O Blog Solidários publica a partir de hoje textos do companheiro solidário Antonio Ibiapino!
Coluna do Antonio Ibiapino

A Central Intelligence Agency (CIA), através do programa MKULTRA, cujo objetivo era assassinar lideres mundiais preparou uma pasta de dente contendo veneno para ser colocado entre os artigos de toalete do presidente do Congo, Patrice Lumumba, em 1960. O plano não deu certo, porque o agente Larry Devlin, chefe do escritório da CIA em Leopoldville regeitou o plano.

Ainda na década de 1960 dessa vez através da Operação Mongoose, com a finalidade de matar Fidel Castro, líder cubano, utilizaram uma variedade de ingredientes incapacitantes e mortíferos; entre eles um químico bio-orgânico para ser colocado dentro do estúdio de rádio em Havana, onde Fidel costumava falar. Esse químico provocaria uma forte alucinação.

Sudão do Sul, Cuba e os milagres possíveis.


Em janeiro passado, o diário espanhol El País publicava um surpreendente artigo do seu enviado especial à capital do país nascente Sudão do Sul, com o título “Cuba es Juba“. No texto, sem abandonar a posição ideológica do jornal, era reconhecido a contribuição da ilha caribenha à educação de milhares de crianças e jovens desse jovem país africano – Juba é o nome da capital – que receberam formação profissional em Cuba, enquanto a guerra assolava sua terra.

O reconhecimento do governo da recém formada república se percebe na recepção em seus atos oficiais do vice-presidente cubano, Esteban Lazo. Um despacho de la agencia Prensa Latina informava, em 9 de julho, que Lazo se reuniu com o presidente Salva Kiir Mayardit, seu vice, Riek Machar Teny, e outros ministros. A Prensa Latina também relata seu encontro “com mais de meia centena de professores sudaneses, graduados em Cuba nos anos 80 e 90”. A agência acrescenta que “emocionados, os graduados sudaneses cantaram o hino nacional de Cuba e muitos deles falaram, em perfeito espanhol, seu agradecimento à Revolução cubana e, em especial, a Fidel Castro, pela oportunidade de se formarem.”

Cuba é exemplo para o mundo (II)


Por Messias Pontes * no Portal Vermelho

Enquanto a mídia conservadora mundial encobre e é conivente com os bárbaros crimes perpetrados pelo imperialismo, notadamente o norte-americano, Cuba age silenciosamente prestando solidariedade em dezenas de países pobres, em especial na América Latina. São duas posições diametralmente opostas.

Quem não se lembra do terremoto que praticamente destruiu o Haiti, causando 250 mortes, inclusive brasileiros, destacando-se Dona Zilda Arns, e 1,5 milhão de desabrigados? Enquanto os Estados Unidos mandavam dezenas de milhares de militares, Cuba mandava médicos e enfermeiros para atender os feridos, a maioria em estado grave. As tropas ianques ocuparam o aeroporto da capital Porto Príncipe, proibindo a aterrizagem de aviões de países que levavam ajuda humanitária mas que não contavam com a simpatia do governo Pentágono.

Uma brigada de 1.200 médicos está atuando em todo o território haitiano, atendendo as vítimas do terremoto e infectados com cólera, como parte da missão médica internacional de Fidel Castro. Enquanto os médicos cubanos cuidavam dos feridos e confortavam suas famílias, os militares ianques reprimiam violentamente a população mais pobre. O mundo deveria se envergonhar dessa situação.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Campanha pela libertação dos patriotas cubanos presos nos EUA

Um milhão de assinaturas pelos Cinco - Está em curso uma campanha de recolha de assinaturas pela libertação dos cinco patriotas cubanos presos nos EUA. O objectivo é fazer chegar à Casa Branca um milhão de reclamações a favor da correcção de uma injustiça que se arrasta desde 1998.
Fonte: AVANTE



A iniciativa solidária realiza-se no âmbito europeu e no quadro do movimento internacional de solidariedade para com Cuba e com Gerardo Hernández, René González, Antonio Guerrero, Ramon Labañino e Fernando González, condenados a penas que vão desde os 15 anos à pena perpétua.

O objectivo é que um milhão de pessoas subscreva o manifesto onde se exige ao presidente norte-americano, Barack Obama, que devolva imediatamente à liberdade os antiterroristas cubanos vítimas de um processo político.

Solidários estadunidenses já estão no México a caminho de Cuba!


México, 21 jul (Prensa Latina) A XXII Caravana de Pastores pela Paz chega hoje à cidade portuária de Tampico, em Tamaulipas, onde embarcarão para Cuba mais de 100 toneladas de ajuda humanitária recolhida em 130 cidades norte-americanas.

Na chegada ao México, o grupo, com mais de 100 ativistas, ratificou seu desafio ao bloqueio norte-americano contra Cuba e enfatizou que "o amor é nossa licença", em memória ao Reverendo Lucius Walker Jr.

A ajuda humanitária inclui medicamentos, computadores, material escolar, painéis solares portáteis e 14 veículos.

FSM e CTC convidam para o seminário sindical

Reunirá quadros sindicais da América Latina. Será realizado em Havana de primeiro a 16 de outubro deste ano.
Fonte: TRABAJADORES
Tradução: Blog Solidários.

Havana - A Secretaria das Américas da Federação Sindical Mundial (FSM) e a Central de Trabalhadores de Cuba (CTC), convidam para o Seminário Continental de formação de instrutores sindicais a ser realizado em Havana de primeiro a 16 de outubro deste ano.

O encontro será realizado na sede da Escola Nacional de Quadros Lázaro Peña da CTC, co-organizadora do evento, onde serão recebidos os representantes de organizações de trabalhadores de países da América Latina e do Caribe.

Universidade sem muros

por Margarita Barrios
Tradução: Lilian Back - Blog Solidários.

Quando em 28 de julho de 1976 foi criada a rede de Centros de Educação Superior (CES), iniciou-se o primeiro grande projeto para levar a ciência e o conhecimento a todas as regiões do país.

Em janeiro de 1959 Cuba tinha três universidades: a de Havana, fundada em 1728; a do Oriente, em 1945; e a Central de Las Villas, em 1952.

A ditadura de Fulgencio Batista tinha fechado as universidades para tentar afogar o espírito revolucionário de seus alunos.

Em 1961, logo depois de erradicar o analfabetismo, Cuba necessitava uma nova universidade. Assim, foi promulgada em 1962 a Reforma Universitária, que possibilitou a expansão do acesso e desenvolvimento de programas vinculados às necessidades reais da sociedade.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cuba mostra resultados na conservação dos solos


Havana, 20 jul (Prensa Latina) Cuba mostra hoje notáveis resultados em um programa de conservação e melhoramento dos solos que beneficiou a mais de 600 mil hectares.

O Programa Nacional de Conservação e Melhoramento de Solos do Ministério da Agricultura (Minagri) -criado no ano 2000- tem como objetivo deter a degradação deste recurso natural.

A degradação dos solos é um processo muito complexo, no qual atuam vários fatores, entre eles os naturais, como o clima, o relevo, as formações geológicas, ou os induzidos pelo homem.

"Quando dizemos que um hectare tem sido beneficiada, significa que praticamente 75 por cento das medidas que leva uma área para deter o processo de degradação estão já introduzidas aí", destacou o chefe de grupo dessa direção do Minagri, Mario Riverol.

Entre essas medidas -indicou Riverol- podemos citar o uso de barreiras vivas e mortas, de tranques, os abonos verdes e plantações em contorno.

Cuba poupa 20 milhões de dólares em eletricidade

Fonte: PRENSA LATINA

Havana, 19 jul (Prensa Latina) Cuba poupou no primeiro semestre uns 20 milhões de dólares ao economizar umas 30 mil e 700 toneladas de petróleo deixadas de consumir ante uma menor despesa de eletricidade, disse hoje uma fonte oficial.

A diretora de Uso Racional da Energia na União Nacional Elétrica, Tatiana Amarão, assegurou que o resultado foi possível graças ao controle sistemático dos índices de consumo nas instituições públicas.

Unido à eficiência na geração de eletricidade nas centrais termoeléctricas pouparam-se 70 mil e 166 quilowatts/hora, explicou Amarão em declarações à Agência de Informação Nacional.

Cuba saúda 32 aniversário de Revolução Sandinista


(Prensa Latina) Cuba saudou o aniversário 32 do triunfo da Revolução Popular Sandinista de julho de 1979, em uma mensagem transmitida aqui por Miguel Díaz-Canel, membro do Birô Político do Partido Comunista e ministro cubano de Educação Superior.

A Revolução Cubana, guiada por seus máximos líderes, Fidel (Castro) e Raúl (Castro), festeja junto aos nicaraguenses este aniversário, convencidos de que nossos povos unidos vencerão todas as dificuldades, expressou o representante da maior das Antilhas, que se encontra aqui convidado pela Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN).

Díaz-Canel foi o penúltimo orador em um ato político-cultural celebrado ontem na sede central da Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua (UNAM), encerrado pelo Comandante da Revolução Tomás Borge, vice-secretário geral e único fundador vivo do FSLN.

Em Cuba, presidente eleito do Peru diz que embargo imposto por EUA é vergonhoso

Fonte: O REPÓRTER

HAVANA, 20 JUL (ANSA) - O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, encerrou seu giro pela América Latina com uma visita a Cuba, onde se reuniu com o ex-mandatário Fidel Castro.

Durante o encontro, Humala classificou como "uma vergonha" o embargo imposto pelo governo norte-americano a Cuba, desde 1962, e disse que está em total "desacordo" com a medida.

Segundo ele, essa ação "não ajuda a integração da América" e é vergonhoso que "em pleno XXI ainda haja esse tipo de situação".


O futuro governante, que já voltou para seu país, disse aos jornalistas ter conversado por telefone com o chefe de Estado da Venezuela, Hugo Chávez, que está na ilha desde sábado para realizar um tratamento contra o câncer.

Cuba denuncia hostilidade do bloqueio estadunidense

A delegada cubana Nancy Madrigal chamou de hostil e ilegal o ato de Washington, o qual - segundo ela - dificulta severamente a cooperação multilateral prestada pelos organismos internacionais e pelo sistema das Nações Unidas. 

Os serviços de saúde têm sido repetidamente alvo da política
de agressão das administrações norteamericanas. Foto: Roberto Suárez
Fonte: JUVENTUD REBELDE
Tradução:  Michelli Zimmermann Souza 

Genebra, 18 julho - Cuba denunciou mais uma vez a hostilidade do bloqueio dos EUA, especificamente referindo-se à apreensão de fundos destinados à luta contra a AIDS, tuberculose e malária.

Ao discursar nesta segunda-feira na reunião do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) das Nações Unidas, dedicada ao debate sobre as atividades de desenvolvimento, a delegada cubana Nancy Madrigal destacou que desde o ano de 2002 o seu país conta com planos estratégicos quinquenais para prevenir e controlar o HIV, contidos nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Cuba: A maioria das terras entregues em usufruto já está em produção.

Fonte: CUBAVISION
Tradução: Lilian Back - Blog Solidários.

Um percentual de 77,1% das terras entregues em usufruto em Cuba já está em exploração em todo o país, depois dos trabalhos de limpeza do marabú[1] e outras ervas daninhas.

Estas áreas estão sendo dedicadas fundamentalmente à criação de gado bovino, cultivos variados, arroz e gado de menor porte, disse à imprensa Aníbal Núñez García, vice-diretor do Centro Nacional de Controle da Terra.

Núñez García disse que há dificuldades com o cumprimento dos prazos previstos na tramitação das solicitações, as que excederam os 105 dias estabelecidos no processo.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Começam obras de ampliação de refinaria de petróleo no centro de Cuba!


Havana, 18 julho (RHC).- A empresa cubano-venezuelana Refinaria de Petróleo “Camilo Cienfuegos” anunciou que começaria em breve a 2ª fase de ampliação da obra, situada na província de Cienfuegos, na região central.

Falando para o jornal Granma, Julio Sánchez Gil, diretor de expansão de CUVENPETROL, comentou que se trata de uma tarefa estratégica para criar as condições iniciais do projeto econômico binacional.

Surgida ao espírito dos acordos da ALBA - Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América - entre Havana e Caracas, a usina prevê aumentar a capacidade de processamento diário de 65 mil barris a 150 mil.

Michael Moore apresentará filme cubano Habanastation


Havana, 18 jul (PL) O diretor norte-americano Michael Moore convidou o cineasta cubano Ian Padrón a apresentar, dentro de 10 dias em Michigan, seu primeiro longa de ficção Habanastation (leia aqui matéria da estréia em Havana).

A notícia foi dada ontem a Padrón na sala Charles Chaplin. O filme narra a história de dois meninos habaneros de meios sociais diferentes, contrastados em uma aventura que os identifica e os une. Protagonizada por Andy Fornaris e Ernesto Escalona e o elenco da companhia de teatro infantil La Colmenita -Embaixadora da Boa Vontade da Unicef-, é uma coprodução desse agrupamento, o Instituto de cinema da ilha e o Instituto cubano de Rádio e Televisão.

Finalizada a VI Verificação Nacional da Controladoria Cubana.

Fonte: CUBAVISION
Tradução: Lilian Back - Blog Solidários.

A Controladora-Geral cubana, Gladys Bejerano, disse que na VI Verificação Nacional dessa entidade foram realizadas 778 auditorias (em um número igual de empresas) para avaliar a eficácia do controle econômico interno. Ver o vídeo

Bejerano explicou em entrevista coletiva nessa quinta-feira que um total de 5.022 auditores e especialistas, acompanhados por mais de 600 alunos da Escola de Contabilidade e Finanças, analisaram amplamente a execução orçamentária empresarial.

Da mesma forma, voltaram sua atenção para problemas relacionados com as contas a pagar e a receber, folha de pagamento e as situações de caixa em cada uma das empresas.

Bejerano explicou que foi observada alguma melhoria em relação ao V Verificação, realizada no ano passado, pois 73 por cento das unidades inspecionadas receberam avaliação positiva .

516 FOTOS DE CUBA