quinta-feira, 30 de junho de 2011

OAB apóia a causa dos CINCO

Respaldam no Brasil causa de cinco antiterroristas cubanos

Brasília, 30 jun (Prensa Latina) O subprocurador-geral, Eugenio José Guilherme, o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Fernando Collor, e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) respaldaram hoje a causa dos cinco antiterroristas cubanos.

Essas personalidades e a OAB manifestaram seu apoio à libertação imediata de Fernando González, Antonio Guerrero, Gerardo Hernández, Ramón Labañino e René González ao receber, por separado, a uma delegação cubana integrada por Magali Llort, mãe de Fernando, um dos Cinco, como são conhecidos internacionalmente.

Hugo Chávez se encontra com Fidel Castro (vídeo Telesur português)

O canal estatal venezuelano divulgou imagens de um encontro entre Hugo Chávez e Fidel Castro em Cuba. Chávez está desde o dia 10 de junho na ilha onde foi operar um abscesso pélvico. teleSUR´

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cuba rejeita inclusão em lista dos EUA sobre tráfico de pessoas

Por Igor Lopes
Fonte: RÁDIO HAVANA

Havana, 29 de junho (RHC).- Cuba rejeitou a decisão do governo norte-americano de incluí-la na pior das categorias do informe do Departamento de Estado sobre tráfico de pessoas.

Josefina Vidal, diretora de América do Norte da chancelaria cubana, disse que se trata de uma calúnia vergonhosa, que ofende o povo desta Ilha e desconsidera o trabalho feito na proteção das crianças, dos jovens e das mulheres.

Vidal sublinhou que Cuba não é país de origem, trânsito nem destino desse flagelo social, e ressaltou que nesta Ilha não há tráfico sexual de menores nem trabalho infantil forçado.

Fidel e Chávez conversam em Havana

Fidel e Chávez conversam em Havana
Fonte: RÁDIO HAVANA

Havana, 29 de junho (RHC).- O líder da Revolução cubana, Fidel Castro, manteve um encontro fraterno com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que se recupera em Havana de uma cirurgia.

Ambos conversaram sobre temas abordados em encontros anteriores. Estavam presentes familiares de Chávez. Nesta quarta-feira, a televisão cubana divulga imagens e mais informações sobre o diálogo com Fidel.

1º vídeo da XIX Convenção (por ACJMSC)

Aqui o primeiro vídeo da XIX Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, produzido pela Associação Cultural José Martí de Santa Catarina.
Agradecimento ao companheiro Arnaldo.

Declaração final - XIX Convenção Nacional de solidariedade a Cuba

Os amigos e amigas de Cuba se encontram na ocasião da 19ª Convenção de Solidariedade a Cuba, no Memorial da América Latina, em São Paulo ao redor do busto de Simón Bolivar, símbolo da unidade latino-americana. Memorial de nossos povos ancestrais, de nossa cultura, de nossas lutas e por isso, nossa Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba toma outros significados. Nesses dias, estivemos reunidos, discutindo, organizando, aprendendo e ensinando, relembrando não só a história do povo de Cuba, mas de todo um continente, que desde a colonização européia resiste contra a dominação e luta por sua soberania e liberdade.

Nossa Convenção reuniu centenas de pessoas, representando 16 estados de nossa federação para discutir e organizar a defesa de um dos processos mais belos e mais avançados da história da humanidade. A revolução cubana, vitoriosa em 1959, nos mostra que é necessário vencer todos os dias, nos mostra que todas as formas de luta são importantes e necessárias para a vitória de um povo, e que o Socialismo é o caminho que tem produzido o exemplo mais firme e vivo de uma nação que encara a difícil tarefa de ser livre, digna, culta, organizada, solidária, internacionalista e corajosa.

Cuba não apenas não se alinhou às forças imperialistas como se tornou uma trincheira na batalha ideológica. Evidencia-se a importância do internacionalismo e a palavra solidariedade toma uma dimensão para além da semântica: é concreta. Destaca-se o trabalho dos médicos e professores cubanos principalmente na América Latina e África, que não repartem migalhas, mas pelo contrário, compartilham todo seu conhecimento e acúmulo, fruto de 50 anos de Revolução Socialista.

terça-feira, 28 de junho de 2011

"Mentiras bem pagas" da série Razões de Cuba (legendado em português)

"Um grupo de jovens artistas e eu tivemos a ideia de criar um projeto cultural para promover a obra plástica desses jovens", assim começa seu depoimento Frank Carlos Vázquez, o agente Robin da Segurança do Estado cubano no novo documentário transmitido pela Televisão Cubana para a série "As Razões de Cuba".

Em Mentiras bem pagas", o novo material da série As Razões de Cuba, Frank Carlos assegura que recebeu a visita de "oficiais diplomatas do Escritório de Interesses dos EUA, e este projeto lhes pareceu muito interessante".


Aleida Guevara no Rio.

Aleida Guevara faz palestra no Rio
Por Pedro Barreto
Fonte: UFRJ

A médica cubana Aleida Guevara esteve na noite dessa segunda (27/06), no Centro Cultural Casa Grande, na zona sul do Rio, onde ministrou palestra gratuita para cerca de cem pessoas. No evento, organizado pelo jornal Algo a Dizer, a filha do revolucionário Ernesto Che Guevara falou sobre a abertura econômica em Cuba, o embargo imposto pelos Estados Unidos ao país e o futuro da Revolução Cubana. “Não importa se é negro, branco ou índio. O ser humano tem o direito de explorar todo o seu potencial. Por isso, em Cuba, as universidades são todas públicas e gratuitas”, disse, iniciando a palestra.

Aleida apresentou números, segundo os quais, mais de 1 milhão de jovens cubanos estão matriculados em universidades em todo o país, cuja população é estimada em 11 milhões de habitantes. “Quando vou a uma universidade em Cuba, percebo a consciência social dos jovens e é isso que vai garantir a continuação da Revolução, mesmo após Fidel e Raúl desaparecerem”, afirmou. “O analfabetismo é um mal erradicado na pequena ilha caribenha, assim como a mortalidade infantil”, completou a médica.

"Ciberguerra", em as Razões de Cuba (vídeo legendado em português)

"Ciberguerra" é o novo capítulo da série "As razões de Cuba" que estreou na Televisão Cubana, no dia 21 de março de 2011. Expõe novas formas de dominação dos EUA e seu ataque constante contra o povo e a Revolução Cubana, com o uso das novas tecnologias.

Empresa Cubana ajuda no combate à malária em Zâmbia e Malawi.

Fonte: PRENSA LATINA

Reconhecem trabalho de grupo cubano Labiofam em Zâmbia

Lusaka, 27 jun (Prensa Latina) Representantes do Grupo empresarial cubano LABIOFAM sustentaram uma reunião aqui com autoridades zambianas para avaliar a marcha do programa de controle da malária, o qual foi avaliado como positivo.

O diretor da Empresa Laboratórios Biológicos Farmacêuticos (Labiofam), de Cuba, doutor José Antonio Fraga Castro, declarou à Prensa Latina que acordou com Zambia estender em mais um ano o plano, que se desenvolveu com sucesso em Lusaka e outras províncias do país.

Assegurou que a extensão no tempo do programa antimalária permitirá enfrentar essa doença no resto do território zambiano. Por Labiofam cooperam neste país africano oito especialistas cubanos.

A delegação cubana também visitou Malawi, e com representantes do ministério de Saúde desse estado lembrou iniciar ações para combater o paludismo em 10 dos 28 distritos que compõem esse país do sudeste da África.

Na ocasião passou revista ao convênio assinado com Cuba pelo presidente de Malawi, Binguwa Mutharika, a raiz de sua visita à ilha caribenha em setembro de 2010, afirmou Fraga Castro.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

VIII Congresso da Sociedade Cubana de Otorrinolaringologia.

Inauguram em Cuba VIII Congresso de Otorrinolaringologia

Havana, 27 jun (Prensa Latina) Uma conferência magistral sobre os resultados do Programa de Atenção Regional à incapacidade auditiva, inaugurará hoje nesta cidade o VIII Congresso da Sociedade Cubana de Otorrinolaringologia.

Temas como experiências em cirurgia endoscópica nasosinusal, oncologia e infecções do ouvido, centrarão também a atenção dos delegados da Alemanha, Argentina, Brasil, Itália, Espanha, México, El Salvador, Cuba e Portugal.

A sessão da terça-feira estará dedicada entre outros aspectos, à perda auditiva e implantes cocleares, nos que Cuba mostra destacados resultados.

Até a data, 224 cirurgias deste tipo realizaram-se na nação, deles, 216 crianças, indicaram especialistas cubanos.

Governo Cubano reunido por três dias.

Fonte: CUBADEBATE
Tradução: Robson Luiz Ceron - Blog Solidários.

O Conselho de Ministros da República de Cuba realizou, nos últimos três dias, uma reunião ampliada dirigida por seu Presidente e Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido, o general Raúl Castro Ruz.

A reunião discutiu o processo de atualização do modelo econômico cubano, adotado no 6º Congresso do Partido Comunista, e enfatizou que o êxito desse esforço estará em integrado com a capacidade de enfrentar cada um dos problemas.

Na reunião, Raúl Castro Ruz, Presidente dos Conselhos de Estado e Ministros, reiterou a necessidade de priorizar a busca de soluções para os complexos problemas econômicos que estão por vir.

Programa Capes/MES-Cuba - Projetos

Programa Capes/MES-Cuba - Projetos


Quinta, 09 de Junho de 2011 13:46
O Programa CAPES/MES-Cuba visa apoiar a formação de recursos humanos de alto nível, vinculada a projetos conjuntos de cooperação científica entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e de Cuba, nas diversas áreas do conhecimento.

REQUISITOS:

  • Apresentar a concordância do curso de pós-graduação e da Pró-Reitoria de Pós-graduação da IES, apontando o interesse institucional no projeto; no caso de projeto em rede ou associado deve haver também a concordância da Pró-Reitoria da IES co-participante;
  • Estar vinculada a um programa de pós-graduação stricto sensu, avaliado pela CAPES, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7;
  • A apresentação do projeto de pesquisa será on-line, no ícone Inscrições On-line, onde deverá ser feito o preenchimento do formulário eletrônico;
  • Apresentar versão idêntica do projeto em espanhol, a ser entregue à Diretoria de Relações Internacionais do Ministério de Educação Superior de Cuba (MES-Cuba) pelo parceiro cubano.

BENEFÍCIOS:

  • Passagens aéreas internacionais para brasileiros em missão em Cuba;
  • Passagens aéreas internacionais para cubanos em missão no Brasil;
  • Diárias para pesquisadores cubanos em missão de trabalho no Brasil;
  • Bolsas para estudantes cubanos em missão de estudo no Brasil, nos termos das normas vigentes da CAPES;
  • Bolsas para estudantes brasileiros em missão de estudo em Cuba, nos termos das normas vigentes da CAPES;
  • Custeio de atividades correntes para a equipe brasileira, até o valor máximo anual de R$ 10.000,00.

DURAÇÃO DOS PROJETOS:

O projeto terá duração de 2 (dois) anos, podendo ser renovado por mais 2 (dois) anos.

CALENDÁRIO

PERÍODOATIVIDADE
Até 31 de julho de 2011Inscrição de novas propostas
Agosto de 2011Avaliação das Propostas
Setembro de 2011Reunião Conjunta
Outubro de 2011Inicio das atividades dos projetos e liberação dos recursos

Brasileiros reafirmam solidariedade à Revolução Cubana

Fonte: PRENSA LATINA

Terminou neste domingo (26), em São Paulo a 19ª Convenção de Solidariedade a Cuba. Os mais de 500 participantes reafirmaram seu respaldo à Revolução cubana e expressaram seu compromisso para incrementar as ações em favor da ilha caribenha.

A Carta de São Paulo, documento que é a declaração final do encontro realizado no Memorial da América Latina, uma das mais belas obras do famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, exalta o crescimento da solidariedade a Cuba neste imenso país sul-americano.

"Diante das ameaças dos Estados Unidos, os que apoiam a Revolução cubana devem estar cada vez mais organizados em sua defesa e para isso nossas campanhas de informação, manifestações nas ruas e pronunciamentos de parlamentares precisam avançar", indica o texto.

Os brasileiros amigos da ilha caribenha concordaram em intensificar as ações em favor da libertação dos cinco antiterroristas cubanos Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Fernando González, Ramón Labañino e Renê González, presos injustamente nos Estados Unidos há quase 13 anos.

Contra o bloqueio

Igualmente, prosseguir na luta pelo fim do criminoso bloqueio econômico, financeiro e comercial que há mais de meio século Washington mantém contra Havana, no vão intento de render o povo cubano que, pelo contrário, resiste e mantém vivo seu espírito internacionalista.

Diante das mentiras e tergiversações da grande imprensa de direita do Brasil sobre a realidade cubana, os brasileiros amigos da ilha destacaram a necessidade de trabalhar para romper esse bloqueio midiático.

Presidenta ICAP destaca crescimento solidariedade com Cuba no Brasil

Obs: A presidente do ICAP refere-se a tradução e publicação das Diretrizes aprovadas no 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba. A Associação José Marti de Santa Catarina se orgulha de ter encaminhado esta tarefa. Logo disporemos em nosso Blog a versão digital deste importante documento.



São Paulo, 27 jun (Prensa Latina) A presidenta do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), Kenia Serrano, expressou hoje satisfação pelo fortalecimento do movimento de solidariedade com Cuba no Brasil.

Em depoimento a Prensa Latina, Serrano qualificou de extraordinariamente positiva a XIX Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba no Brasil, efetuada no Memorial da América Latina, de São Paulo, entre 23 e 26 deste mês, onde participaram pouco mais de 500 delegados de 16 estados.

Brasil é um país irmão de Cuba e temos estado juntos ao longo de toda a história revolucionária, inclusivemente prévio ao triunfo da Revolução cubana, quando amigos e amigas brasileiras apoiaram a luta pela definitiva libertação da ilha caribenha, assinalou.

Voltando à convenção, a presidenta do ICAP sustentou que foi um reflexo do heterogêneo movimento de amizade com Cuba no Brasil, com representantes dos mais diversos movimentos sociais e forças políticas, inclusive de pessoas de outras nacionalidades residentes neste imenso país sul-americano.

Há que dizer que este movimento se fortaleceu muito no Brasil no último ano, como o reflete o fato de em 2010 se desenvolveram 10 encontros solidários a nível estadual e nacional, e em 2011 foram 15, mais da metade dos 27 territórios em que esta dividida esta nação.

Sabemos que para chegar a todos os estados ainda falta por percorrer, mas crescer em cinco em apenas um ano é um esforço bom, fruto do trabalho mancomunado dos amigos e amigas de Cuba no Brasil , sublinhou.

Serrano destacou aliás, que a Convenção teve por palco o Memorial da América Latina, uma das principais obras do famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Desde sua criação, todos os países da região têm tido aqui um espaço para se encontrar, assinalou.

Tem sido importante que os amigos brasileiros conhecerem a realidade cubana, mas estão por saber mais, em particular do processo de atualização do modelo econômico e os debates do VI Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC), que têm sido muito bem acolhidopela solidariedade brasileira.

Perguntaram-nos muito sobre esses temas, referiu e comentou que algumas associações tomaram a iniciativa de traduzir os linhamentos (Diretrizes, N. E.) e os publicar para uma maior divulgação e conhecimento entre os membros da solidariedade.

domingo, 26 de junho de 2011

Capitalismo em Cuba? Futurologia ou miragem? (vídeo)

Depois do 6º Congresso do PCC, o capitalismo em Cuba é um cenário provável, ou a imagem grotesca do espelho deformado dos inimigos?

Direita e esquerdistas se encontram (e não só aí) na tese do retorno silencioso de Cuba ao Capitalismo.
O vídeo esclarece muito o processo de mudanças que se passa em Cuba e confirma que as mudanças ocorrem para aperfeiçoar o modelo sócio-econômico socialista da Isla.

Em Santos, palestra sobre Cuba!

Fonte: RÁDIO DA JUVENTUDE

Data: Segunda-feira, 27 de Junho · 19:30 - 22:30
Local: Auditório da UNIBR- Faculdade de São Vicente

PALESTRANTES:

Dr. JOSE RAMON HERRERA MEDINA
Coronel da reserva, combatente do exercito rebelde, condecorado na sua trajetória militar, Doutor em ciências filosóficas e investigador do instituto de historia de Cuba, autor do livro Licencia para Matar (1999), Fuego Cruzado (2011).

Profª Ms. NIDIA MARIA ALFONSO CUEVAS

Graduada em Planificação de Economia Nacional, Máster em Administração de Negócios, realizou trabalhos científicos internacionais na Nicarágua, México, Guatemala e Bolívia, Professora Adjunta do Depto de Ciências Sociais de Cuba.

Drogas em Cuba: fora de ser problema sanitário


Havana, 25 jun (Prensa Latina) O consumo de drogas em Cuba está hoje fora de ser um problema de saúde em Cuba, afirmou Carmen Borrego, chefa da Seção de Saúde Mental e Abuso de Substâncias do Ministério de Saúde Pública.

Não é um problema de saúde (as drogas), expressou Borrego em depoimento ao jornal Granma depois de assegurar que as autoridades trabalham por elevar a percepção de risco dos grupos mais vulneráveis (os jovens).


Igualmente incrementa-se a cultura de rejeição da população para o consumo dessas substâncias, assinalou a servidora pública ao recordar no Dia dos Vícios e Uso Indevido de Substâncias Psico-ativas, que se realiza a cada 26 de junho.

Cuba: primeiro transplante de fígado com doador vivo (vídeo TeleSUR português)

Cuba realizou o primeiro transplante hepático através de um doador vivo e uma menina de dois anos. Foi o primeiro transplante realizado nestas condições e utilizando estas técnicas. Considerada uma cirurgia cara no mundo inteiro, em Cuba ela foi realizada gratuitamente. teleSUR,

sábado, 25 de junho de 2011

Continua hoje a XIX Convenção de Solidariedade a Cuba no Brasil

A XIX Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba no Brasil prossegue neste sábado (25) com a conferência "O bloqueio econômico e midiático contra a Revolução Cubana" e a divisão dos delegados em grupos de trabalho.

A conferência será feita por Ana María Alfonso, professora do Instituto Superior de Relações Internacionais de Cuba, a jornalista do página on line Cubadebate, Rosa Miriam Elizalde e Magali Llort, deputada e mãe de Fernando González, um dos cinco antiterroristas cubanos presos injustamente nos Estados Unidos.

Depois, os cerca de 500 delegados de 16 estados, do total de 27, se dividirão em grupos de trabalho para definir as ações para os próximos 12 meses a fim de incrementar e fortalecer o apoio e respaldo ao processo revolucionário cubano no Brasil.

Ontem à noite na abertura do evento, realizada no Memorial da América Latina, líderes e representantes de partidos políticos, agrupamentos sindicais e movimentos sociais coincidiram em destacar a gratidão dos brasileiros com a Revolução cubana por ter acolhido no passado combatentes contra a ditadura militar (1964-1985) e agora a jovens para os formação em medicina.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Primeiro Dia de Intensas Atividades na XIX Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba

A abertura oficial da XIX Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, no Memorial da América Latina, ocorrerá em instantes. Porém, durante todo o dia, foram realizadas diversas atividades com a finalidade de debater a realidade e o futuro de Cuba.

Pela manhã, foi realizada palestra com o Coronel Jorge Herrera Medina, que narrou a história de sua participação na batalha de Playa Girón, quando o povo Cubano provocou a primeira derrota do imperialismo estadunidense na América Latina.

Também compôs a mesa a Presidente do ICAP (Instituto Cubano de Amizade aos Povos), Kenia Serrano Puig, que explanou sobre as mudanças que ocorrem no país, e que visam, segundo ela, à atualização do modelo econômico socialista.

Intercalando com apresentações culturais, a atividade seguiu com um debate com os participantes (aproximadamente 300), que intervieram com perguntas dirigidas diretamente aos representantes do povo cubano.

Durante a tarde, os participantes organizaram-se em dez Grupos de Trabalho nos quais discutiram diversos aspectos da realidade cubana, entre os quais a democracia e o poder popular, saúde, educação e economia.

O ato de abertura oficial contará com a presença do embaixador de Cuba, Carlos Rodriguez, e apresentação da escola de samba União da Ilha da Magia com o samba: "Cuba Sim! Em nome da Verdade".

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Fidel Castro 'vai viver 140 anos', diz médico do líder cubano

 Pa lo que sea Fidel, pa lo que sea!  VIVA FIDEL!

Fonte: A crítica

O líder cubano Fidel Castro, que completa 85 anos no dia 13 de agosto, vai viver até os 140 anos, apesar do grave problema de saúde que sofreu em 2006, afirmou nesta quarta-feira Eugenio Selman-Housein, que durante anos dirigiu a equipe médica do ex-presidente.

"Ele vai viver 140 anos. As pessoas diziam que os problemas de saúde que ele passou há quatro ou cinco anos o prejudicaram, que ele estava doente, e bem... Vamos ver!", disse convicto o médico à imprensa, depois de inaugurar o Seminário Internacional de Longevidade Satisfatória em Havana.

Castro, que depois de 48 anos no governo cedeu o poder para o irmão Raúl, quando caiu doente, em julho de 2006, aparentemente com diverticulite, não pertence ao "Clube dos 120 anos", que é presidido por Selman-Housein, porque "não é necessário", segundo o médico.

Convenção debate mudanças em Cuba e resgata conquistas históricas

“Uma oportunidade de união para todas as pessoas que trabalham pela solidariedade a Cuba”. É com essa frase que o cônsul de Cuba no Brasil, Lázaro Méndez, define a relevância da 19ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba.
Convenção traz aspectos políticos e culturais de Cuba ao Brasil
Por Fabíola Perez
Fonte: Minuto Notícias

O evento – que acontece anualmente em diferentes estados do país – ocorrerá entre os dias 23 e 26 de junho e será organizado por entidades brasileiras solidárias a Cuba. Em 2011, o Memorial da América Latina, em São Paulo, será o palco desse encontro que trará uma programação diversificada, contemplando a demanda dos militantes de todo o país por debates e oficinas históricas, assim como a necessidade de informações e o interesse pela cultura cubana do público geral.

Para a coordenadora do evento, Vivian Mendes, o interesse do público pelo seminário que abordará a conjuntura atual e histórica da sociedade cubana é cada vez maior. “Cuba segue sendo um exemplo de como destruir uma sociedade capitalista. Por isso, há um interesse em se conhecer uma nova sociedade, um cenário que a mídia não mostra. Uma pequena ilha que consegue enfrentar o grande império norte-americano”, enfatiza ela.

Para Vivian, as convenções têm papéis importantes, uma vez que representam a ação política de toda a esquerda unida em torno de uma bandeira. “Esse encontro torna-se fundamental em um momento que Cuba vem sofrendo tanto com o bloqueio econômico de anos”, esclarece.

Brasil : Entidades organizam solidariedade à revolução cubana

Fonte: A Verdade

Era um sábado, 15 de abril de 1961, quando seis aviões B-26 atacaram simultaneamente os aeroportos de Santiago de Cuba, San Antonio de los Baños, da Força Aérea Rebelde e a pista de Ciudad Libertad, na Capital. Os aviões tinham partido da Nicarágua e, para enganar a população cubana, tinham a fuselagem pintada com as cores de Cuba, como se fossem da força aérea do país. Era o início da tentativa dos EUA de derrotar militarmente a Revolução Cubana. No dia seguinte, Fidel Castro, à frente das milícias populares organizadas para defender a população, declara o caráter socialista da Revolução. Os mercenários que tentaram desembarcar pela Praia Girón foram derrotados e presos e, em menos de três dias, ocorreu a primeira derrota do imperialismo ianque na América Latina.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Cuba: XIII Colóquio Internacional Ernest Hemingway (+vídeo TeleSUR português)

Cuba: XIII Colóquio Internacional Ernest Hemingway
Especialistas de distintos países se reuniram em Havana durante três dias para estudar a obra de Ernest Hemingway. Passados 50 anos de sua morte, o escritor continua sendo notícia em Cuba. teleSUR


Revalidação dos diplomas de medicina

Definida data de provas para revalidação de diploma de medicina
Fonte: O POVO

A Comissão de Revalidação de Diplomas Médicos obtidos no Exterior definiu o processo que garantirá a cerca de mil profissionais da área a terem a chance de regularizar sua situação e atuar no Brasil.

Segundo o vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry Campos, integrante dessa comissão, foi marcado para o dia 28 de agosto próximo a prova escrita.

Quem passar, se submeterá à prova de habilidades clínicas no primeiro fim de semana de outubro próximo, em Brasília. Henry adiantou: a prova escrita ocorrerá em cinco cidades, entre elas Fortaleza, que concentrará candidatos do Nordeste.

Por aqui, há profissionais que ganharam diploma em Cuba.

Aleida Guevara também estará em Belo Horizonte

 
Além do Rio de Janeiro Aleida Guevara também estará palestrando em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Será no dia 29 de junho de 2011, quarta, às 19h. O local é a Plenária da Assembléia Legislativa, localizada na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, Belo Horizonte, MG. Dentro do 3º encontro dos movimentos sociais de MG a filha de Che palestrará sobre "A conjuntura da América Latina e a situação de Cuba". Maiores informações no cartaz abaixo:

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Controladoria de Cuba apresenta resultados de auditoria

A notícia revela avanço importante na gestão econômica de Cuba. Não é possível acreditar em um socialismo à volonté. De fato, a ação da Controladoria está completamente de acordo com os rumos aprovados pela imensa maioria dos cubanos, que participaram do processo do IV Congresso.
Fonte: DCI

HAVANA — A Controladoria Geral de Cuba anunciou nesta segunda-feira (20) os resultados da auditoria das empresas e entidades do Estado feita em abril deste ano e indicou que 37% das entidades apresentam "deficiências", em seu controle econômico e em questão de finanças, enquanto 63% estão em condições satisfatórias. De acordo com a imprensa local, a auditoria foi feita entre abril e maio deste ano em 742 empresas de todos os setores econômicos, produtivos e de serviços. Envolveram-se na avaliação financeira das estatais quase quatro mil profissionais, técnicos e estudantes.

A Controladoria, criada sob o governo de Raúl Castro, tem como função melhorar os sistemas de controle econômico do país e combater com mais eficiência a corrupção.

Agência dos EUA anuncia plano para manipular adolescentes cubanos

Fonte: PRENSA LATINA

Havana, 20 jun (Prensa Latina) A Agência para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID) anunciou novos subsídios a projetos de ingerência em comunicações em Cuba, sobretudo entre menores de idade, denunciou-se hoje nesta capital. Os novos projetos são fundamentalmente destinados a uma pretendida expansão do uso de meios de comunicação social e ao aumento do acesso à informação que aos EUA convêm difundir, afirmou-se em uma nota do jornal Granma.

O jornal faz-se eco das revelações do site Cuba Money Project, do jornalista Tracey Eaton, que detalha como Washington desperdiça dezenas de milhões de dólares do contribuinte em atividades ocultas e ilegais contra a ilha.

Em São Paulo, participe da exibição de filmes cubanos!

Já dentro da programação da XIX Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, amanhã e quarta, exibição de filmes cubanos. Participe!

Aleida Guevara no Rio de Janeiro, dia 27 de junho de 2011.

Palestra de Aleida Guevara sobre o atual momento político de Cuba, com as reformas sendo implementadas no país sob a liderança de Raúl Castro.
Fonte: PRESTES A RESURGIR

Dia 27/6, segunda-feira, Aleida Guevara, filha de Che Guevara, no ciclo de palestras, seguidas de debate, do Teatro Oi Casa Grande.

Esse evento abre as comemorações dos 45 anos do histórico Teatro do Leblon que terá, a cada mês, sempre às 20h: o reitor da UFRJ Aloísio Teixeira (dia 18/7), o analista político e escritor Wladimir Pomar (dia 22/8) e o ex-senador Saturnino Braga (dia 12/9).

Aleida Guevara é pediatra a ativista cubana. Falará do atual momento político de Cuba, com as reformas sendo implementadas no país sob a liderança de Raúl Castro.

A entrada é franca!

Não tem inscrição prévia: é só chegar antes da hora do início e aproveitar para visitar, no local, a pequena livraria da Editora Expressão Popular (http://www.expressaopopular.com.br/).

Estacionamento, PAGO, no Shopping Leblon.

domingo, 19 de junho de 2011

Cuba: Escritório do Historiador desenvolve programas sociais (Vídeo TeleSUR português)

O Escritório do Historiador de Havana desenvolve vários projetos sociais ao mesmo tempo que restaga o patrimônio e promove o turismo cubano. As crianças são as maiores beneficiadas. teleSUR

sábado, 18 de junho de 2011

O bloqueio midiático a Cuba é qualificado

Por Elaine Tavares – jornalista

Conferência proferida na VI Convenção de Solidariedade a Cuba, em Porto Alegre, partilhando mesa com os jornalistas Marcos Weissheimer (Carta Capital) e Norelys Morales Aguilera (Cuba).

A gente já ouviu na fala do Marcos Weissheimer de que é feita nossa mídia. Então, não há nada de errado com o fato de todos fazerem o bloqueio qualificado com relação a Cuba. Digo qualificado porque na verdade, só há bloqueio para um determinado tipo de notícias. Nós podemos ver, por exemplo, a exaustão, um desses barcos cheios de gente fugindo de Cuba em direção a Miami nas redes nacionais. E matérias emocionadas de repórteres baseados em Miami. E comentários dos âncoras dos jornais nacionais. Estas notícias não são bloqueadas. Pelo contrário. São disseminadas. É mesma velha lógica já muito bem elaborada por Noam Chomsky no seu livro “Os guardiões da liberdade”. Nesse livro ele explica como os meios de comunicação nos Estados Unidos lidam com as notícias ruins das nações amigas e com as notícias ruins das nações inimigas. Os jornais e TVs falam de tudo que acontece. A questão é: como falam? Chomsky mostra que as notícias ruins nos países inimigos são trabalhadas de forma exagerada, desvirtuada, exaustivamente. Já quando é numa nação amiga, as notícias ruins também são dadas, não há censura, mas não passam de notas ou matérias evasivas. E como no Brasil seguimos o mesmo padrão estadunidense, é tudo muito igual.

Fidel e Raúl visitam Chávez (+fotos).

Fonte: RÁDIO REBELDE
Tradução: Robson Luiz Ceron - Blog Solidários

 
 Havana, Cuba. - O Comandante em Chefe, Fidel Castro Ruz, e o Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, Raúl Castro Ruz, visitaram nesta sexta, 17, o Comandante Presidente, Hugo Chávez Frías.

Uma nota publicada no diário Granma anota que, no fraternal encontro, conversaram sobre a estreita ligação entre Venezuela e Cuba e trataram de diversos assuntos internacionais.

EUA protegem terrorista condenado por atentados contra Cuba (+ VÍDEO)

Fonte: VERMELHO

Em entrevista à TV Vermelho, José Ramón Rodriguéz Varona, do Movimento Cubano pela Paz e Solidariedade aos Povos (MCP), narra o ataque terrorista contra Cuba que matou violentamente, em 1997, o jovem italiano Fábio Di Celmo. Segundo a declaração do ativista cubano, os EUA, muito diferente do posicionamento adotado para o Oriente Médio, não só fazem vista grossa para os atentados já ocorridos em terreitório cubano, como ainda protegem terroristas como Luis Posada Carriles, que hoje mora nos EUA.
Como se não bastasse, os cinco cubanos que denunciaram os terroristas seguem presos nos Estados Unidos. A entrevista foi realizada por Humberto Alencar, na tarde desta sexta-feira (17), na redação do Vermelho.

José Ramón Rodriguéz Varona é um dos convidados da Conferência Internacional "A Integração Latino Americana e a Luta pela Paz", que se realiza em São Paulo de 17 a 18 de junho. Além de Cuba, representantes da Venezuela, Vietnã, Argentina, Peru, Colômbia, Honduras, Porto Rico, Palestina, Siria, além do Brasil, estarão no evento.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cuba desmente versão sobre postura ante eleição Ban Ki-moon

Cuba desmente versão sobre postura ante eleição Ban Ki-moon
Fonte: PRENSA LATINA

Nações Unidas, 17 jun (Prensa Latina) Cuba desmentiu versões que responsabilizam o país caribenho de evitar que o Grupo da América Latina e as Caribe (Grulac) apoiasse a reeleição de Ban Ki-moon como secretário geral de Nações Unidas.

A rejeição a esses rumores difundidos pela agência Reuters foi destacada em um comunicado difundido aqui pela Missão Permanente de Cuba na ONU.

A nota cubana "recusa terminantemente dita alegação, máxime quando o citado grupo não se reuniu no dia de hoje (16 de junho)".

Agrega que "na ocasião anterior em que o Grulac examinou este assunto, Cuba não esteve entre os países que informaram não contar com instruções de apoiar ao secretário geral, nem se opôs a dita reeleição".

O texto propõe a Reuters que da conhecer a identidade de sua fonte, descrita por essa agência como "um diplomata ocidental".

Assim mesmo, a missão cubana assinalou que se trata de rumores infundados sobre um ato tão sério e transcendente como a eleição do secretário-geral de Nações Unidas".

Nesta quinta-feira, o Conselho de Segurança anunciou que amanhã recomendará à Assembleia Geral a eleição do atual titular da ONU para um segundo mandato de cinco.

Sem nenhum outro postulante, Ban Ki-moon anunciou há10 dias sua aspiração a continuar no cargo por um segundo período a partir do próximo 1 de janeiro.

Cuba: Maria Emília: “O bloqueio nos afeta, mas não nos detém”

Fonte: VERMELHO

A conselheira da Embaixada de Cuba no Brasil, Maria Emília Vieira, esteve em Fortaleza para participar de um debate sobre o país promovido pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) em parceria com a Fundação Mauricio Grabois e com a Casa de Amizade Brasil - Cuba. Durante sua intervenção, a conselheira enalteceu as conquistas do povo cubano e destacou as dificuldades pelas quais eles ainda passam.

Com os objetivos de divulgar a 19ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, que acontecerá em São Paulo entre os dias 22 e 25 deste mês; ampliar a solidariedade ao povo cubano e divulgar as conquistas do país; organizações se uniram para debater, na noite desta quinta-feira (16/06), as conquistas e dificuldades de Cuba. Parlamentares, estudantes, sindicalistas e admiradores do povo cubano estiveram presentes para participar da palestra “Cuba, o 6º Congresso e a Consolidação do Socialismo”.

O Senador Inácio Arruda (PCdoB), na abertura do encontro, ressaltou que Cuba representa uma importante experiência revolucionaria para toda a América Latina. “Apesar de enfrentar tantas dificuldades, este é um exemplo vitorioso. Cuba nos mostra formas de reconstruir uma nação, mesmo com bloqueio econômico e político, com grandes consequências sociais. Nossos irmãos representam uma luta vigorosa e vitoriosa, fato que merece nosso apoio e serve de referência para todos os revolucionários e lutadores do mundo. Cuba é formada por gente temperada no fogo da luta”, destacou o parlamentar.

Maria Emília iniciou sua intervenção apresentando imagens referentes ao país e agradeceu o apoio sempre demonstrado pelos brasileiros. A conselheira destacou que os efeitos do embargo sofrido pela ilha ainda interferem, e muito, na vida do povo cubano. “O imperialismo norte americano cada dia coloca mais suas garras sobre o país. E isso reflete na vida do nosso povo”, considera.

Ballet Nacional de Cuba inicia turnê brasileira em julho com montagem inédita e ingressos populares e gratuitos


“A Lenda da Água Grande”, produção coordenada pela dama do balé cubano Alicia Alonso, passará por Brasília, Salvador e São Paulo

Renomado pelas produções de repertório de grandes clássicos da dança, o Ballet Nacional de Cuba presenteia o público e inova com a apresentação de um espetáculo inédito baseado em uma história da lenda Guarani. Criado a partir do intercâmbio cultural do país com o Brasil, “A Lenda da Água Grande” tem coordenação de Alicia Alonso, diretora e primeira dama do Ballet Nacional de Cuba.
Hoje com 90 anos, ela é considerada uma das personagens mais relevantes da história da dança e do balé clássico mundial. Devido à idade avançada e a perda da visão, Alicia confiou a coreografia do espetáculo ao premiado Eduardo Blanco.
Para contar a história do surgimento das Cataratas do Iguaçu, que significa água grande, Eduardo Blanco cria a cena da lenda através do amor impossível entre o guerreiro Tarobá e a bela Naipi, que está predestinada a ser uma oferenda viva para Mboi Tu'i, monstro lendário.
Utilizando as referências que pesquisou em sua expedição cultural por Fóz do Iguaçu, na tríplice fronteira, Brasil/ Paraguai/ Argentina, o coreógrafo conseguiu retratar também os costumes da antiga e lendária civilização Guarani e da tribo dos Caingangues.
O resultado é uma apresentação com cenografia, balé, figurino e trilha sonora lapidados com alto nível de rigor técnico e estética que transita entre o tradicional e o contemporâneo.

Coral Cubano premiado na Europa!

O coral cubano Entrevoces conquista o galardão máximo em exigente certame coral europeu
 
Pedro de la Hozpedro.hg@granma.cip.cu
através de email do Solidário Max Altman
 
O coral Entrevoces, sob a regência da maestra Digna Guerra, fez com que o nome de Cuba ressoasse duas vezes na cidade alemã de Marktoberdorf ao conquistar tanto o primeiro lugar entre as agrupações mistas como o prêmio do público em um dos mais exigentes concursos corais europeus. 

A formação da ilha antilhana rlegou ao segundo e terceiro lugares ao Cardinal Singers, dos Estados Unidos e ao St. Jacobs Ungdomskor, da Suécia, respectivamente. Segundo critério do presidente do júri Dolf Rabus alcançou um desempenho de excelência somente comparável com o conjunto do Instituto de Música de Kiev (Ucrânia) que ganhou na categoría de coros femininos. 

Legado de Hemingway é discutido em Cuba. EUA não permitem a participação de 14 especialistas estadunidenses!

Observação: não se trata de embargo e sim de bloqueio econômico.

Cuba: embargo prejudica resgate do legado de Hemingway

AFP

HAVANA, Cuba — O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "não mudou muito" a política americana para Cuba, e o embargo entorpece o resgate do patrimônio de Ernest Hemingway, afirmou nesta quinta-feira, em Havana, Jenny Phillips, neta de Maxwell Perkins, editor do Nobel de Literatura.

"Durante os mandatos do presidente (Bill) Clinton parecia haver uma abertura; com (George W) Bush as coisas se tornaram muito difíceis, rígidas, inflexíveis. O presidente Obama não mudou muito as políticas", disse ela à imprensa.

Jenny e o marido Frank Phillips presidem a fundação americana "Finca Vigía" voltada para a colaboração com a restauração do patrimônio do escritor (casa, iate, livros, fotos, carros, manuscritos) resguardado na propriedade de mesmo nome, Finca Vigía -a 25 km de Havana-, a residência onde passou a maior parte dos quase 20 anos em Cuba, desde 1939.

Os dois participam do 13º colóquio internacional, de quatro dias, sobre a vida e a obra do escritor, do qual ficaram de fora 14 especialistas americanos, não autorizados pelo Departamento do Tesouro, segundo os organizadores.

"Muitos amigos tiveram sérias dificultades para chegar a Cuba", disse a presidente do Conselho Nacional de Patrimônio Cultural, Margarita Ruiz, na abertura do evento que, este ano, comemora os 50 anos de morte do escritor (1899-1961).

"É um reflexo da situação política", comentou Phillips.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

ONU reconhece luta de Cuba contra o racismo

Fonte: MinutosNotícias

Organismos das Nações Unidas reconheceram nesta quinta (16), em Havana, os avanços na luta contra a discriminação racial em Cuba, graças a uma política estatal dirigida a beneficiar todos os setores da sociedade.

Em declarações à Prensa Latina, o representante auxiliar do Fundo de População das Nações Unidas, Rolando García, destacou que os avanços do país são um exemplo para o mundo e que, atualmente, Cuba está à frente na América Latina no que se refere à igualdade de oportunidades a seus cidadãos.

“Estes avanços estão associados às políticas de participação cidadã e inclusivas, promovidas pela direção da nação, empenhada agora em consolidar esse propósito”, disse García, que participa do seminário “Cuba e os povos afrodescendentes na América”.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cuba: seminário internacional debate pensamento do "Che" (vídeo TeleSUR português)

Em celebração do aniversário de Che Guevara, um seminário internacional de três dias em Havana debate a atualidade do pensamento do guerrilheiro argentino-cubano. Jovens de todas as partes participam do evento. teleSUR

video

'Diário de Um Combatente' é lançado em Cuba no 83º aniversário de Che Guevara

Fonte: google notícias

A viúva de Che, Aleida March (e), e sua filha, Aleida Guevara, no lançamento do livro, em Havana (AFP, Adalberto Roque)
HAVANA — Cuba prestou uma homenagem ao mítico guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara, no 83º aniversário de seu nascimento, com a publicação, nesta terça-feira, de um diário que relata passagens de sua vida e da luta que levou ao poder Fidel Castro, em 1959.

"Diario de um combatente", abrange os fatos desde a chegada do iate Granma, em 2 de dezembro de 1956, a Cuba até a vitória da revolução, em 1 de janeiro de 1959. Foi apresentado em ato do qual participaram a viúva do Che, Aleida March, e sua filha Aleida Guevara.

O Che "nos faz falta em Cuba, com sua capacidade de trabalho, de planejar, de convencer as pessoas. Lembramos que, em três anos, inaugurou mais de 30 fábricas e projetava outras 30", disse Oscar Fernández Mell, quem o acompanhou como médico e guerrilheiro durante toda a campanha em Cuba e no Congo (1965).

Sócrates não descarta treinar seleção de Cuba e diz que tem viagem marcada

Sócrates comenta no programa Cartão Verde: ex-jogador não descartou treinar o time de Cuba
Fonte: UOL


O ex-jogador Sócrates negou qualquer tipo de negociação para ser o treinador da seleção cubana de futebol, mas se colocou à disposição. Durante o programa Cartão Verde, do qual é comentarista, o líder da Democracia Corintiana não escondeu o interesse e revelou que tem uma viagem marcada para o do país.

“Na verdade não teve nenhuma conversa, foi só uma sondagem, não sei nem até que ponto foi séria, mas estou disponível”, declarou Sócrates, que tem até um filho chamado Fidel.

“Tenho uma grande paixão por Cuba. Por coincidência, vou visitar Cuba no dia 10 de agosto”, acrescentou Sócrates, sem informar o motivo exato de sua viagem. Na segunda-feira, a Associação de Futebol de Cuba negou contato com o brasileiro.

Dirigentes de Cuba negam contato com Sócrates para comandar seleção

São Paulo, SP, 13 (AFI) - O ex-meia do Corinthians e da Seleção Brasileira, Socrates, foi especulado para ser o novo treinador da seleção cubana de futebol, na última quarta-feira. Porém, os dirigentes da federação de futebol da ilha do Caribe vieram a público nesta segunda-feira para negar qualquer contato.

"Até agora, não fizemos contato com Sócrates ou com nenhuma autoridade brasileira neste sentido", afirmou Antonio Garcés, vice-presidente da Associação de Futebol de Cuba (AFC).

Na última semana, Socrates confirmou com um amigo que havia sido procurado por uma diplomata cubano, que demonstrou interesse em seu acerto. Ele também afirmou que viajaria para Brasília nos próximos dias para reunir-se com funcionários do governo cubano e ouvir a proposta.

XIX Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba - Programação final e orientações

Programação final e orientações
XIX Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba
23 a 26 de junho de 2011


Companheira/os,

Segue abaixo a programação final detalhada da Convenção.

Para garantir o bom andamento do evento é INDISPENSÁVEL que os participantes se pré-inscrevam. O formulário de inscrição encontra-se disponível no site http://www.solidariedadeacuba.org.br/ e deve ser preenchido e enviado por e-mail para contato@solidariedadeacuba.org.br com o assunto “Inscrição”. Acesse a ficha clicando aqui.

A pré-inscrição garantirá a participação nos mini-cursos e nos ajudará a levantar a demanda por alojamentos e refeições econômicas.

Contamos com o apoio de toda/os os amigos de Cuba neste trabalho! Até a Convenção!

VENCEREMOS!

Coordenação do MPSC

terça-feira, 14 de junho de 2011

11ª COMISSÃO INTERGOVERNAMENTAL CUBA-VENEZUELA

Um mecanismo inédito de cooperação entre os nossos países
por Aida Calviac Mora
Fonte: GRANMA

O encerramento da 11ª Reunião da Comissão Intergovernamental Cuba-Venezuela, no âmbito do Convênio Integral de Colaboração, assinado por Fidel Castro e Hugo Chávez em outubro do ano 2000, marcou mais de uma década de construção conjunta de um modelo de justiça social sem precedentes, a partir da decisão de seus governos e de seus filhos.

No encontro, que teve lugar de 8 a 11 de junho, as delegações estabeleceram o programa de colaboração para o ano 2011, que compreende a execução de 116 projetos mediante a assinatura de 100 contratos, encaminhados a uma verdadeira relação de cooperação, baseada no desenvolvimento sustentável de ambos os povos, onde não primam interesses comerciais.

"Já temos 11 comissões que viraram um mecanismo inédito de cooperação entre os nossos países, fato que fortalece a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA) e a integração", afirmou o vice-presidente do governo e ministro de Energia e Petróleo da Venezuela, Rafael Ramírez, que juntamente com o vice-presidente do Conselho de Ministros de Cuba, Ricardo Cabrisas Ruiz, presidiram a reunião.

Em Brasília, Salvador e São Paulo, Balé Nacional de Cuba apresentará peça sobre cataratas do Iguaçu

Balé Nacional de Cuba apresentará peça sobre cataratas do Iguaçu
Fonte: BOL NOTÍCIAS


O Balé Nacional de Cuba fará uma turnê pelo Brasil em julho para apresentar pela primeira vez fora de Havana "A Lenda da Água Grande", uma versão sobre a história guarani da origem das cataratas do Iguaçu.

"É a primeira vez que o Balé Nacional de Cuba apresenta uma adaptação de uma peça que não é clássica e a primeira vez que essa coreografia é apresentada fora de Cuba", disse à Agência Efe um porta-voz da Cooperativa Cultural Brasileira, organizadora da turnê.

A famosa companhia cubana de balé realizará entre os dias 19 e 30 de julho duas apresentações em Brasília, três em Salvador e cinco em São Paulo --e em cada cidade oferecerá um espetáculo de forma gratuita. As outras apresentações terão ingressos entre R$ 15 e R$ 30, valor muito inferior ao de espetáculos similares no país.

FSM e CTC convocam trabalhadores para Curso de Instrutores Sindicais em Cuba

Fonte: Mundo Sindical


A Secretaria Regional das Américas da Federação Sindical Mundial (FSM) e a Central de Trabalhadores de Cuba (CTC), por meio da Escola Nacional de Quadros Sindicais “Lázaro Peña”, convocam as organizações sindicais da América Latina e do Caribe a participar do Curso de Instrutores Sindicais, que será realizado entre os dias 3 e 14 de outubro de 2011, em Havana.


De acordo com os organizadores, os objetivos gerais do curso são:


- Contriibuir para a formação de instrutores sindicais para enfrentar os desafios e as demandas do sindicalismo latino-americano no contexto atual.

- Trocar conhecimentos sobre a realidade latino-americana desde o ponto de vista sindical, trabalhista, político, econômico e social.


O curso será organizado a partir do seguintes temas:


1. A dimensão política da capacitação sindical. Sua inserção no contexto latino-americano atual.

2. O instrutor sindical, um formador de consciência de classes.

3. Bases metodológicas da capacitação sindical: a dialética aplicada à pedagogia participativa.

4. O sindicalismo latino-americano e a conjuntura neoliberal atual.

5. O processo de integração na América Latina. Uma perspectiva alternativa diferente.

6. A liderança transformacional no trabalho sindical.

7. A unidade na ação: desafio par ao movimento sindical latino-americano e caribenho.

8. A crise, estratégia global e seu impacto nos trabalhadores e no movimento sindical.

9. A Federação Sindical Mundial. Estratégias e ações. O 16º Congresso.

10. O projeto socialista cubano. A obra de uma Revolução.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cuba publica textos inéditos de Che Guevara

Cuba publica cadernos inéditos de Che Guevara na Sierra Maestra

O Centro de Estudos Che Guevara, dirigido pela viúva do guerrilheiro argentino, Aleida March, decidiu finalmente publicar os diários originais que Ernesto Guevara escreveu durante a luta na Sierra Maestra, divulgou o jornal espanhol "El País".

Os cadernos de anotações foram a matéria-prima que Che usou para elaborar o mundialmente famoso livro "Passagens da guerra revolucionária", seu grande testemunho dos episódios que culminaram na queda do ditador cubano Fulgêncio Batista e na ascensão de Fidel Castro ao poder.

Os diários inéditos serão publicados em um livro, intitulado "Diário de um combatente" nesta terça-feira na capital cubana de Havana, no mesmo dia em que Che completaria 83 anos, pela editora australiana Ocean Press/Ocean Sur sob a supervisão de Aleida. Apesar de nunca terem sido vistos pelo grande público, as anotações não devem trazer grandes surpresas ou revelações.

Em Fortaleza, encontro em favor de Cuba!

Cebrapaz: Relação Brasil-Cuba será tema de debate em Fortaleza
Fonte: VERMELHO


Com os objetivos de divulgar a 19ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, que acontecerá em São Paulo entre os dias 22 e 25 deste mês, ampliar a solidariedade ao povo cubano e divulgar as conquistas do país, o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) realiza em Fortaleza a palestra “Cuba, o 6º Congresso e a Consolidação do Socialismo”.

O encontro que acontecerá na próxima quinta-feira (16/06), no Auditório da Faculdade de Educação da UFC, terá a participação da Conselheira da Embaixada de Cuba no Brasil, Maria Emília Vieira.

O cuidado cubano com a infância é reconhecido!

Comitê da ONU em Genebra elogia trabalho da infância
Fausto Triana (enviado especial) Granma

GENEBRA — Cuba foi reconhecida pelo Comitê dos Direitos da Criança durante uma jornada dedicada ao tema da infância, onde foi elogiada pelos seus avanços em diversas esferas sociais. Na 57ª sessão do CRC (por suas siglas em inglês) correspondeu a uma delegação cubana, presidida pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Abelardo Moreno, apresentar o relatório do cumprimento da Convenção da Infância.

Como é habitual neste exercício vinculado com o gabinete da Alta Comissionada dos Direitos Humanos das Nações Unidas, os 18 especialistas que integram o CRC fizeram numerosas perguntas num animado debate interativo.

516 FOTOS DE CUBA