terça-feira, 31 de maio de 2011

Lula inicia visita a Cuba

Havana, 31 mai (Prensa Latina) O ex-presidente da República Federativa de Brasil Luiz Inácio Lula da Silva iniciará hoje uma visita a Cuba. De acordo com o jornal Granma, durante sua estada o distinto visitante realizará um encontro de trabalho com o presidente da ilha, Raúl Castro Ruz, e visitará lugares de interesse econômico.

Fonte: PRENSA LATINA

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Evento Internacional em Cuba discutirá energias renováveis.


Fonte: PRENSA LATINA
outras informações: CIER2011

Havana, 30 mai (Prensa Latina) Cerca de 200 cientistas, profissionais e empresários a mais 15 países participarão em VII Conferência Internacional de Energia Renovável, Poupança de Energia e Educação Energética, CIER 2011, que começará aqui o primeiro de junho. Por três dias o Palácio de Convenções de Havana acolherá a delegados provenientes de Angola, Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido, Irã, Nigéria, Brasil, México, Venezuela, Colômbia, Chile, Canadá e Cuba, entre outras nações que têm confirmado sua participação.

CIER 2011 será um espaço idôneo para o debate internacional a respeito dos esforços dirigidos a intensificar a introdução das tecnologias energéticas renováveis e incrementar a eficiência e cultura energéticas, afirmou a Prensa Latina a presidenta do Comitê Organizador, Tania Carbonell.

A participação decisiva de Cuba para o fim do Apartheid, independência da Namíbia e a soberania de Angola.

Angola, a epopeia segue em casa
PASTOR BATISTA VALDÉS
Fonte: GRANMA

HÁ páginas na memória dos povos que perduram na passagem dos séculos. Entre elas estão as escritas por mais de 370.000 cubanos em Angola, a 14.000 quilômetros de casa, desde a segunda metade de 1975 até maio de 1991, unidos ombro a ombro e partilhando cada latido do coração com os descendentes de um sangue entranhavelmente comum.
 
E é que existem milhares de nomes, rostos concretos de homens e mulheres em toda Cuba, autores anônimos de uma vitória que permitiu preservar a soberania de Angola após a expulsão definitiva daqueles que pretenderam se apoderar dela, e que conduziu à aplicação da resolução 435/78 da ONU (para a independência da Namíbia) e que contribuiu ao fim do regime de segregação racial existente na África do Sul.
Não por acaso, ao visitar Cuba no verão de 1991, o líder sul-africano Nelson Mandela afirmou: "Cuito Cuanavale marca a viragem na luta para livrar o continente e nosso país do açoite do apartheid".

Mais de 35 anos decorreram desde que, a pedido daquele povo e de seu presidente, o dr. Agostinho Neto, chegaram a Angola os primeiros internacionalistas cubanos. E há já duas décadas foram recebidos, em um vitorioso retorno, os últimos protagonistas da epopeia, humildemente decisiva para todo tempo futuro do continente africano. Com a cegada do último grupo de internacionalistas concluiu a Operação Carlota.
Às vezes, percebo a sensação de que no âmbito familiar e social se fala pouco daquele gesto de solidariedade, cuja transcendência humana estabeleceu patamares sem precedentes acima do campo propriamente militar. Talvez isso é devido a essa modéstia natural que acompanha milhares de pais, avós, tios e moradores próximos dos jovens que hoje estenderiam igualmente sua mão.

Realizada a 2ª Convenção Baiana de Solidariedade a Cuba

Dezenas de pessoas representando as mais diversas entidades da sociedade civil baiana estiveram reunidas, no último sábado (28 de maio), na 2ª Convenção Baiana de Solidariedade a Cuba.

O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia e contou com dois debates. O primeiro, sob o tema “Guerra Midiática contra Cuba”, reuniu a jornalista Carollini Assis; a Presidente do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes e a historiadora Maísa Paranhos. O segundo, que tratou do bloqueio e das reformas econômicas recentemente aprovadas pelo governo Cubano, teve como debatedores o historiador Muniz Ferreira, Professor da UFBA, e o diplomata Alexis Vega, Conselheiro da Embaixada de Cuba no Brasil.

Ao final da Convenção foi aprovada, unanimemente, a 2ª Carta de Salvador em que todos os presentes e as entidades representadas exigiram o fim do bloqueio a Cuba, a libertação dos 5 patriotas cubanos presos nos EUA e o fechamento do centro de torturas de Guantánamo com a devolução do território, onde está localizada a base militar norte-americana, ao Estado Cubano.
Marcou mais uma vez sua presença a Vereadora Marta Rodrigues (PT - Salvador) que fez uso da palavra e colocou seu mandato à disposição do movimento de solidariedade a Cuba.

domingo, 29 de maio de 2011

TRIBUNAL DA CONSCIÊNCIA

“TRIBUNAL DA CONSCIÊNCIA” REÚNE REPRESENTANTES DE INSTITUIÇÕES JURÍDICAS, UNIVERSITÁRIAS E DE DIREITOS HUMANOS DO ESTADO PARA O JULGAMENTO DOS CINCO CUBANOS PRESOS NOS EUA

Além do julgamento, a VI Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba apresenta dois painéis para informar sobre o bloqueio midiático e as razões para as mudanças econômicas e sociais na Ilha

Por Vânia Barbosa (ACJM-RS)



Na tarde da última sexta – feira (27), os participantes do “Tribunal da Consciência”, em parceria com a Frente Parlamentar de Solidariedade ao Povo Cubano da Assembleia gaúcha e a Associação Cultural José Marti do RS, definiram a forma de julgamento dos Cinco antiterroristas cubanos presos, há quase 13 anos, em cárceres privados dos Estados Unidos.

Cuba: Governo condena sanções dos Estados Unidos à petrolífera do estado venezuelano

Fonte: Expresso

Havana, 29 mai (Lusa) -- O Governo cubano condenou as sanções dos Estados Unidos contra a petrolífera estatal venezuelana PDVSA pelas suas relações comerciais com o Irão, e sublinhou o "risco" destas criarem "novos conflitos" e "dividirem" a América Latina e Caraíbas.

"Condenamos energicamente esta agressão contra o povo venezuelano, contra a revolução bolivariana, e contra a PDVSA bolivariana", afirmou o ministro cubano dos Negócios Estrangeiros, Bruno Rodríguez, em declarações ao canal Telesur entretanto transmitidas na televisão cubana.

Bruno Rodríguez disse que o Governo e os cubanos estão solidários e manifestam todo o seu apoio ao povo e presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Cuba recebe criança portuguesa para tratamento de saúde!

Demonstrando a evolução e a qualidade do sistema cubano de saúde e o desenvolvimento na área de medicina, Cuba receberá outra criança portuguesa para tratamento.

Afonso faz fisioterapia em Cuba

Afonso, a criança de oito anos que sofre de uma doença rara (nasceu com os cromossomas 13 e 14 juntos) e que não fala nem anda, parte hoje para Cuba, país onde vai reiniciar as sessões de fisioterapia intensiva.

Carlos Fernandes, pai de Afonso, afirmou ao CM que os tratamentos em Cuba têm "feito bastante bem" ao menino, pois as sessões "duram várias horas". Em Portugal, a fisioterapia "só dura meia hora, o que é pouco".

Os custos da viagem e da estadia ascendem a cerca de 10 mil euros por mês, uma verba "suportada com a solidariedade de cidadãos e de autarcas do Cacém", onde a família reside.

Carlos Fernandes acrescentou que no dia 19 de Junho realiza-se um espectáculo no Centro Paroquial de Rio de Mouro para angariar verbas para ajudar a suportar os custos da deslocação a Cuba. "O Estado não ajuda nas despesas", lamentou o pai.

Angola e Cuba assinam acordos

Angola e Cuba assinam acordos

O vice-ministro da Cultura de Cuba, Rafael Bernal, inicia amanhã uma visita oficial de quatro dias a Angola, visando o reforço da cooperação entre os Ministérios da Cultura de Angola e do seu país.

A visita a Angola de Rafael Bernal visa a assinatura do Programa Executivo Cultural, no âmbito dos acordos existentes nos vários domínios entre os dois países celebrados aquando da deslocação à República de Cuba, em Fevereiro último, da ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, por ocasião da realização da XII Comissão Mista de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural. De acordo com o programa da visita, a assinatura do Programa Executivo Cultural, que é antecedido de um encontro de cortesia com a ministra Rosa Cruz e Silva, acontece amanhã às 11 horas, na Sala de Reuniões do Ministério da Cultura.

Felicite nosso herói.

Tradução: Robson Luiz Ceron

Cubadebate se junta à proposta que nos enviou Alicia Jrapko, coordenadora do Comitê Internacional pela Liberdade dos Cinco, que é auto-explicativa:

Uma amiga, que conduz um programa na Rádio Pacifica (Califórnia/EUA), vai dedicar o seu espaço, em 04 de junho, ao aniversário de Gerardo Hernández, que consegue ouvir esta estação da prisão.

Tanya Torres, a realizadora do programa, lerá aquelas mensagens (breves) de felicitação, enviadas ao nosso companheiro.

Nós só queremos acrescentar uma coisa: as mensagens que vocês escreverem no Cubadebate (comentários), dedicadas a Gerardo, faremos chegar a realizadora do programa.

Nosso site está aberto para suas mensagens.

Reproduzimos a mensagem de Alicia:

Caros amigos,
Em 04 de junho, no programa musical "Canções sem Fronteiras", que vai ao ar aos sábados e que Gerardo também ouve da prisão, Tânia Torres, que dirige o programa e é solidária com a causa, lerá as mensagens de felicitações para Gerardo, por ocasião de seu aniversário.
Se você quiser que Tanya leia sua mensagem para Gerardo, envie-as para este e-mail cantosinfronteraskpfk@yahoo.com.
Sugiro que as mensagens sejam breves, para que Tanya possa ler quantas possível.
Abraços,
Alicia

sábado, 28 de maio de 2011

Félix Contreras: um poeta da Revolução ( + entrevista e poemas)!

Por Mariana Viel do Portal Vermelho

Filho da miséria e da repressão da ditadura do general Fulgencio Batista, o poeta, escritor e jornalista Félix Contreras é um exemplo das profundas transformações que a Revolução Cubana promoveu na vida do povo da maior ilha do Caribe. Para quem assiste a uma de suas palestras é difícil imaginar como o menino que aos cinco anos de idade foi abandonado pela mãe — obrigada a se prostituir para comer — conquistou um futuro tão distante daquele que, teoricamente, o aguardava.

Além do abandono, o jovem Contreras sofreu ainda a angústia da escravidão, a insegurança da vida nas ruas e a dor da fome. Sua história é composta de diversos elementos ficcionais, que parecem só encontrar um sentido real quando ele passa a integrar uma célula clandestina da guerrilha cubana. Ele conta que tinha apenas 21 anos quando a Revolução Cubana triunfou e afirma orgulhoso que, de repente, o impossível deixou de existir. “Vocês não podem acreditar o que é viver o privilégio de uma Revolução. Tudo muda. Não posso explicar com palavras o que foi a Revolução Cubana. De repente para mim tudo era possível. O impossível não existia”.

A vitória da Revolução inaugurou uma série de profundas mudanças na vida do povo cubano, e uma delas em especial, a educação, foi responsável por mudar definitivamente o destino do escritor. “Sempre gostei muito de livros, queria estudar, conhecer culturas e visitar outros países. Eu falava com a minha avó que queria outra vida. Graças à Revolução terminei o primário, o secundário e fiz duas carreiras universitárias”.

Investimentos na área petroleira cubana aumentam capacidade energética do país (vídeo)

cubainformacion.tv

sexta-feira, 27 de maio de 2011

MNOAL exige em Bali fim de bloqueio estadunidense a Cuba

Fonte: PRENSA LATINA

Bali, Indonésia, 27 mai (Prensa Latina) O Movimento de Países Não Alinhados (MNOAL) reiterou hoje aqui seu chamado ao governo dos Estados Unidos a pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro contra Cuba, o qual data de meio século.

Na Declaração Final da Conferência Ministerial que desde a segunda-feira sessionou nesta ilha, o movimento qualificou a medida de Washington de unilateral e contrária à Carta das Nações Unidas, ao direito internacional e ao princípio da vizinhança, e o considerou causador de grandes perdas materiais e danos econômicos ao povo desse país caribenho.

Jornalista cubana participa de atividades na capital do RS

A jornalista cubana Norelys Morales Aguilera chega a Porto Alegre nesta quinta-feira (26/05) para participar do Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do RS,  que ocorre na Câmara de Vereadores nos dias 27, 28 e 29 de maio e também da VI Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba nos dias 4 e 5 na Assembleia Legislativa. Além destas atividades, a jornalista participa ainda de debates em universidades.
 
Norelys  é  promotora da Rede Blogueros y Corresponsales de la Revolución da qual participam  mais de mil membros da América Latina, América do Norte e Europa. Criadora dos blogues  Islamía El blog de Norelys, y En la misma costura. Tem trabalho destacado na denúncia do bloqueio midiático a Cuba.

É  colaboradora habitual de http://Cubahora.cu,  articulista dos meios espanhóis como http://Insurgente.org, La República e Tercera Información. Tem trabalhos publicados em diferentes meios de língua espanhola e outros idiomas.

Cuba reafirma na ONU sua posição frente ao terrorismo

Um texto titulado "A posição de Cuba frente ao terrorismo", que condena esse fenômeno em todas as suas formas e manifestações, começou a circular hoje como documento oficial das Nações Unidas.

O material denuncia toda ação que tenha por objeto alentar, apoiar, financiar ou encobrir qualquer ato, método ou prática terrorista.

"O território de Cuba nunca foi nem será jamais utilizado para organizar, financiar ou executar atos terroristas contra nenhum país, incluindo os Estados Unidos", agrega.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cuba tem reunião de centenários

Fonte: G1

Idosos de mais de 100 explicaram, em Havana, os segredos da longevidade. São eles: hábitos saudáveis, boa alimentação, atitude positiva, amor e sorte.

Alcadio Radiyo, de 103 anos, Bertha Poey, 100, Marino Rodriguez, 101, Maria Antonieta Esteva, 102, Zoila Migdalia Caballero, 102, Rosa Maria Cartaya, 104, Graciela Concepcion Caña, 101 e Dulce Maria Turros, 100, participam do Nono Congresso Internacional para a Longevidade Satisfatória, nesta quinta-feira (26), em Havana. Os anfitriões cubanos afirmaram que o segredo de chegar bem aos cem anos são: hábitos saudáveis, boa alimentação, atitude positiva, amor e sorte. (Foto: AP) 
Alcadio Radiyo, de 103 anos, Bertha Poey, 100, Marino Rodriguez, 101, Maria Antonieta Esteva, 102, Zoila Migdalia Caballero, 102, Rosa Maria Cartaya, 104, Graciela Concepcion Caña, 101 e Dulce Maria Turros, 100, participam do Nono Congresso Internacional para a Longevidade Satisfatória, nesta quinta-feira (26), em Havana. Os anfitriões cubanos afirmaram que o segredo de chegar bem aos cem anos são: hábitos saudáveis, boa alimentação, atitude positiva, amor e sorte. (Foto: AP)

Agressão à Líbia é crime internacional, denuncia Cuba no MNOAL

Fonte: PRENSA LATINA

Bali, Indonésia, 26 mai (Prensa Latina) Cuba qualificou hoje aqui de crime internacional e ato de agressão manifestada os abusos cometidos pelos Estados Unidos e a OTAN contra a Líbia, na aplicação da resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU.

Em seu discurso na XVI Conferência Ministerial do Movimento de Países Não Alinhados (MNOAL), que acontece nesta ilha, o vice-ministro cubano de Relações Exteriores Abelardo Moreno afirmou que o que hoje ocorre na Líbia atinge a todos.

"Mas, o que acontece hoje na Líbia? Não poderia acontecer o mesmo em outras nações membros de nosso Movimento? Será que não é evidente a capacidade cada vez mais efetiva dos Estados Unidos e da OTAN para impor ações nas Nações Unidas a todos os níveis, contrárias às razões que deram origem a dita organização? -perguntou o diplomata.

De acordo com o vice-ministro, o conceito estratégico da OTAN, atualizado em 19 de novembro de 2010 na cúpula de Lisboa, não só redefine unilateralmente o que considera "riscos" para os países do bloco, como também postula que o acesso à energia constitui um objetivo estratégico a ser conseguido.

Divulgam reflexão de Fidel Castro sobre histórica batalha*

Havana, 26 mai (Prensa Latina) Um tabloide especial com a segunda parte das Reflexões do líder da Revolução cubana, Fidel Castro, intituladas A Batalha de Girón circula a partir de hoje aqui.

Publicado originalmente no site Cubadebate, o texto narra mais detalhes inéditos dos acontecimentos que conduziram ao que se considera como a primeira grande derrota dos Estados Unidos na América Latina, há mais de meio século.

Também se incluem no material, que poderão adquirir os cubanos 40 centavos em moeda nacional, fotografias e depoimentos de alguns dos combatentes que estiveram na primeira linha da histórica batalha vencida por Cuba em 19 de abril de 1961.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Em BH, Convenção de Solidariedade a Cuba de Minas Gerais.

Participe!!!

Convenção Estadual de Apoio e Solidariedade a Cuba em Minas Gerais

Sexta-Feira, 10 de junho · 18:30 - 21:30
Localização: Sindicato dos Jornalistas MG - Av. Alvares Cabral 400

Conferência : - Painel sobre O VI Congresso do PCC e as mudanças
na Sociedade Cubana

Expositor : Lázaro Mendez - Cônsul Geral de Cuba

Por que Cuba é atingida pela crise capitalista mundial? (Entrevista-Vídeo)

Excelente entrevista concedida por Julio C. Gambina sobre razões da crise econômica mundial atingirem Cuba, socialismo cubano, participação popular, Congresso do Partido.... E, no final, trecho do inesquecível discurso de Fidel Castro: O que é a Revolução?

Dia da África, em Cuba

Cubanos ratificam solidariedade e amizade com povos africanos
Fonte: PRENSA LATINA
Havana, 25 mai (Prensa Latina) Cuba celebra hoje o Dia da África com a convicção de aprofundar os laços de amizade, solidariedade e cooperação com os povos desse continente.

No dia 25 de maio de 1963 ficava conformada a Organização para a Unidade Africana, que tornou-se em julho de 2002 a União Africana, centrada agora na posta em marcha de estruturas e mecanismos para desenvolver essa empobrecida área geográfica.

Ainda que existe a vontade política de vários líderes africanos de buscar soluções duradouras a antiquíssimos problemas, persiste a dominação de suas economias imposta por potências estrangeiras e instituições como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Fidel, rumo aos 85 anos!!!!

FUNDAÇÃO GUAYASAMÍN CELEBRARÁ 85 ANOS DE FIDEL CASTRO
Fonte: ANSA

HAVANA, 24 MAI (ANSA) - A Fundação Guayasamín, com sede em Quito, capital do Equador, anunciou hoje que comemorará os 85 anos de Fidel Castro, em agosto próximo, em havana.

A entidade, criada pelo artista equatoriano e amigo pessoal de Fidel, Osvaldo Guayasamín, já falecido, comandará a celebração "Serenata da Fidelidade", com compositores latino-americanos na noite de 12 de agosto, véspera do aniversário do ex-presidente cubano.

"Pedimos a Fidel que aceitasse essa homenagem e ele não se negou", explicou o diretor de Assuntos Internacionais da Fundação, Alfredo Vera, durante uma coletiva de imprensa.

Vera disse que serão convidados os músicos que participaram dos concertos "Todas as Vozes Todas", cujo primeiro foi organizado em junho de 1996 pelo pintor Guayasamín.

Aumenta número de trabalhadores por conta própria, em Cuba!

Cuba: Trabalhadores por conta própria ultrapassam os 300 mil
Fonte: PRENSA LATINA


Havana, 21 mai (Prensa Latina) Até o último 30 de abril, 309 mil 728 pessoas em Cuba exerciam o trabalho por conta própria, e delas, 221 mil 839 constituíam novas autorizações outorgadas desde outubro do ano passado.

Destas últimas, 49 mil 349 correspondiam à atividade de elaboração e venda de alimentos; isto é, 22 por cento, segundo dados do Ministério de Trabalho e Segurança Social publicados hoje pelo jornal Granma.

Outra das mais solicitadas é a de trabalhador contratado com 38 mil 704, que deverá continuar aumentando a partir das disposições adotadas para estender e flexibilizar a contratação em todas as atividades do trabalho por conta própria.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cuba exportará carvão vegetal de planta estrangeira que se alastrou pela ilha

Praga estrangeira usada como carvão vegetal de exportação.
Fonte: TIERRAMÉRICA

HAVANA, 23 de maio de 2011 (Tierramérica).- Cuba quer aumentar este ano para 40 mil toneladas a produção de carvão de marabu (Dichorostachys cinerea), planta estrangeira que proliferou até há pouco tempo nos campos, para exportar para a Europa, segundo fontes oficiais confirmaram ao Terramérica.

O marabu é uma “magnífica” lenha para produzir carvão vegetal de diferentes formas e tamanhos, disse ao Terramérica o representante do Ministério da Agricultura na província de Ciego de Ávila, Benito Migolla.

Em visita a empresas dessa província, Migolla acrescentou que enquanto uma área permanecer improdutiva é preferível que continue coberta de marabu porque evita a erosão do solo e “também serve de pulmão”.

Projeto de Animação Brasil - Cuba



Quais são os rumos da animação latino-americana e, especificamente, da brasileira? Como qualificar ainda mais os profissionais do setor com o objetivo de ampliar suas reais possibilidades de criação? De que maneira a animação também pode contribuir para o fortalecimento da identidade nacional? É possível conciliar estas questões com os interesses do mercado?

Afinal, o que, nos dias de hoje, caracteriza a animação brasileira e a cubana, por exemplo? A formação técnica e artística especializada de seus profissionais? Uma indústria de co-produções? O desenvolvimento de conteúdo singular e diferenciado? Ou setor artístico de relevância cultural, social e econômica?


Sim, não há dúvidas de que a animação brasileira vem crescendo, mas para onde e com quais objetivos? E a de Cuba, com uma tradição de mais de 40 anos, que papel exerce nos dias de hoje? O que espera para o futuro?

Cuba: medidas para o setor habitacional

Cuba incentiva venda de material de construção para combater déficit habitacional
Fonte: OPERA MUNDI

Mais de mil estabelecimentos habitacionais passaram a comercializar de forma privada material de construção para facilitar as reformas e construções de casa cubanas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (23/05) pelo governo de Cuba através do jornal oficial Granma.

O objetivo é, de acordo com o jornal Granma, combater o déficit habitacional da ilha, problema que afeta cerca de um milhão de pessoas. O país tem uma população de 11,2 milhões.

Paralelamente ao aumento da venda de material, foi criado um procedimento para ajudar as famílias que precisam fazer reformas, mas não têm condições de arcar com os custos.

domingo, 22 de maio de 2011

Em Porto Alegra, Júri da Consciência (Cinco Heróis Cubanos).

clique na imagem para aumentar

Fazer medicina na Universidade de Havana!

Havana oferece bolsas a alunos estrangeiros
Andrea Duarte
Fonte: ECONÓMICO

Muitos estudantes de Medicina procuram a Universidade de Havana.

O VI congresso do Partido Comunista cubano, que terminou no dia 26 de Abril, merece um breve destaque na página da Universidade de Havana (UH). Este congresso simbolizou mais um passo na abertura de Cuba ao exterior, com medidas como a permissão de viagens turísticas ao estrangeiro, pela primeira vez em mais de 50 anos.

Fundada em 1728 por frades dominicanos, a UH ganhou uma identidade mais laica logo em 1842. É a mais antiga universidade cubana e uma das mais antigas da América Latina. Depois da revolução de 1959, o Estado nacionalizou todas as universidades, que são públicas até hoje.

Fidel Castro estudou nesta universidade, nos anos 40. A UH orgulha-se de ter formado 1.560 jovens de 65 países do terceiro mundo. Actualmente, a universidade tem cerca de 60 mil estudantes, distribuídos por 18 faculdades. Há ainda seis filiais da UH, 20 centros de investigação e quatro museus dentro da universidade.

Ser um espaço de reflexão e continuar a revolução cubana são dois dos princípios que a universidade tem como missão. Para os concretizar, a UH quer ser uma instituição "unida, coerente, flexível, dinâmica, participativa e comprometida". Desta ideia parte a atenção que a universidade dá à investigação.

Exercícios Meteoro 2011 (vídeo)


Neste sábado, a primeira etapa dos Exercícios Populares Meteoro:

 

cubainformacion.tv

sábado, 21 de maio de 2011

VI Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba Porto Alegre - 3 e 4 de junho

Há 27 anos a Associação Cultural José Martí do Rio Grande do Sul vem travando uma luta incansável em defesa dos princípios da justiça social, pela soberania e autodeterminação dos povos e contra a violação aos direitos humanos.

O processo de distensão militar - fr uto das g randiosas manifestações contra a ditadura no Brasil - fecundou a idéia em um grupo de pessoas de organizar uma entidade que desse forma legal à luta de solidariedade aos povos e, em especial, ao bravo e heróico povo cubano, em razão dos per manentes ataques terroristas que o País sofre pelos governos estadunidenses, desde 1959, quando a revolução liderada por Fidel Castro e Che Guevara derrubou o ditador Fulgêncio Batista, possibilitando que a Ilha tenha, entre outras conquistas, o melhor sistema de saúde do mundo e um projeto de alfabetização e graduação de milhares de cubanos, e que se estende a países como Venezuela, Guatemala,África e Ásia. De forma gratuita, em Cuba, jovens de vários países do mundo se tornam, entre outras profissões, médicos, educadores e professores de educação física

E alinhada com os movimentos nacionais e internacionais de solidariedade a Cuba, neste momento a ACJM/RS prioriza três principais campanhas: a luta pela libertação dos Cinco herois cubanos, sequestrados e presos há quase 13 anos, em cárceres privados dos EEUU; a denúncia contra os criminosos bloqueios impostos pelo imperialismo norte - americano à Nação Caribenha e o terrorismo midiático, que de forma sistemática atua para desacreditar e enfraquecer a soberania da Ilha.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Fidel Castro: A insustentável posição do império

REFLEXÕES DO COMPANHEIRO FIDEL

Ninguém pode assegurar que o império, em sua agonia, não arraste o ser humano à catástrofe.Como se sabe, enquanto exista a vida da nossa espécie, toda pessoa tem o dever sagrado de ser otimista. Eticamente não seria admissível outra conduta. Recordo bem que um dia, há quase 20 anos, disse que uma espécie estava em perigo de extinção: o homem.

Diante de um seleto grupo de governantes burgueses aduladores do império, entre eles o de imensa massa bem alimentada, o alemão Helmut Kohl, e outros pelo estilo que faziam coro a Bush pai – menos tenebroso e alienado que seu próprio filho, W. Bush –, não podia deixar de expressar aquela verdade que via muito real, embora ainda mais distante que hoje, com a maior sinceridade possível.

Ao ligar a televisão aproximadamente às 12h15, porque alguém me disse que Barack Obama pronunciava seu anunciado discurso sobre política exterior, prestei atenção a suas palavras.

Palestra em Belo Horizonte!


Data: 20 de maio de 2011
Hora: 09:00 h
Evento: Café com a Presidente: palestra sobre Cuba!
Local:  Rua Curitiba - 656 - 6º andar (sede do PCB) – Belo Horizonte/MG.

Na manhã do dia 20 de maio do ano 2010, a ex-presidente do PCB e atual integrante de seu Comitê Central, participa de um "brunch" na sede do Partidão em BH , na Rua Curitiba 656, quando trocará ideias sobre o VI Congresso do Partido Comunista Cubano. Zuleide é presidente da Associação Cultural José Martí do Rio de Janeiro.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Um meteoro se aproxima de Cuba!

Por Robson Luiz Ceron - Blog Solidários.

Não se trata de nenhum corpo celeste caindo sobre a Ilha, mas sim de uma das razões de catástrofes naturais causarem poucas mortes em Cuba: os Exercícios Populares Meteoro.

Trata-se de uma série de ensaios e preparativos, envolvendo defesa civil, organismos populares e governamentais, junto com a população, visando preparar a todos para os possíveis eventos naturais perigosos.

Neles são estudadas e treinadas as principais ações a serem tomadas para o enfrentamento desses eventos. São avaliados o grau de vigilância e a rapidez do alerta geral, levando em conta as peculiaridades de cada comunidade. São estabelecidos critérios de conduta do trabalho dos membros das Comissões de Evacuação e seus subgrupos, entre outras atividades.

Assim, tornam-se mais aptos para o enfrentamento rápido e seguro contra furacões, terremotos, tsunamis, enchentes, etc.

Hoje na História, morre José Martí


Morre em 19 de maio de 1895 José Martí, político, pensador, jornalista, filósofo e poeta cubano. Os ideais de Martí, junto com o marxismo-leninismo, orientam a política de Cuba até hoje.

Quando o poeta nasceu, em 28 de janeiro de 1853, em Havana, Cuba era uma das últimas províncias ultramar da Espanha. Aos 16 anos, influenciado pelas idéias separatistas de seu professor, o poeta Rafael de Mendive, publicou seu primeiro drama patriótico em versos, o Abdala, no único número do jornal La Pátria Libre. Este período é marcado pelo início da primeira luta pela soberania de Cuba, conhecida como a Guerra dos Dez Anos (1868-1878), que Martí apoiou publicamente.

O fazendeiro Manuel de Céspedes liberta seus escravos e fornece armas para lutarem, junto aos cubanos brancos contra o domínio espanhol. A revolta armada partiu da fazenda de Céspedes, La Demajagua, em 10 de outubro de 1868, em direção à região central da ilha. Os líderes desta primeira fase das três guerras que levaram à emancipação da ilha foram Antonio Maceo, seu irmão José Maceo e o general Máximo Gomes.

Cuba tem 1.500 pessoas com mais de 100 anos


Em Cuba, vivem 1.551 pessoas com mais de 100 anos de idade, sendo que a mais velha delas é uma mulher de 126 anos, segundo informou hoje a imprensa local.

"A longevidade, como indicador de qualidade de vida, é uma conquista social", afirmou um estudo do Departamento Nacional do Adulto Maior e Assistência Social do Ministério da Saúde Pública, divulgado pelo jornal estatal Granma.

Segundo o estudo, essas pessoas "motivam grande interesse", porque fazem parte de "um grupo humano que conseguiu vencer obstáculos ambientais e de saúde, além de alcançar os maiores limites da vida moderna".

De acordo com a análise, atualmente vivem na ilha 10 centenários a mais do que em 2010.

Humor desde o cárcere - Caricaturas de Gerardo Hernandez


Comitê Internacional pela Libertação dos 5 Cubanos
"Humor desde o Cárcere" 
Caricaturas Políticas de Gerardo Hernandez Nordelo 
BORDER



Exposição de Caricaturas Políticas de Gerardo Hernández Nordelo

de 4 a 17 de Junho

Noite de Inauguração e  Celebração
Sábado 4 de Junho
De 19 às 22 horas
na antiga Prisão de Venice (SPARC) 685 N. Venice Blvd
Venice, CA 90291 






(VENICE, 16 de Maio de 2011)  O Comitê Internacional pela Libertação dos 5 Cubanos e o Centro de Recursos de Arte Social e Pública - SPARC-  em comemoração de seu 35º aniversario: construindo uma ponte cultural entre comunicadores e produtores de arte, mais o Comitê Honorário: Atores e Artistas Unidos pela Libertação dos 5 Cubanos,  apresentam: "Humor desde o cárcere", uma amostra de caricaturas políticas de Gerardo Hernández Nordelo. 

O Comitê  Honorário de Atores e Artistas Unidos pela Libertação dos 5 inclui entre outros: Edward Asner, Jackson Browne, James Cromwell, Mike Farrell, Danny Glover, Ed Harris, Graham Nash, Susan Sarandon, Martin Sheen e Oliver Stone.

Esta exposição será inaugurada no sábado, 4 de junho e encerrada na sexta-feira, 17 de junho, na galeria da antiga Prisão de Venice. Incluirá trabalhos do ilustrador e cartunista da editoria de política, Matt Wuerker e o criador da caricatura nacionalmente conhecida como "La Cucaracha", Lalo Alcaraz.
A abertura se realizará em 4 de junho de 19h00 às 22h00, coincidindo com o aniversário de Gerardo que nesse dia cumpre 46 anos. O programa incluirá  un painel de discussão com Judy Baca, Fundadora e Diretora Artística de SPARC, Emily Winters muralista e co-fundadora do Concílio para as Artes de Venice, e Carol A. Wells, Fundadora e Diretora Executiva do Centro para o Estudo de Políticas Gráficas. Alicia Jrapko, coordenadora do Comitê Internacional pela Libertação dos 5 oferecerá uma atualização do caso dos 5 Cubanos.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Em Pernambuco, VI Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba.


A Cátedra José Martí convida os amigos para prestigiarem a VI Convenção Estadual de Solidariedade à Cuba, com a temática "50 anos da Vitória sobre o Império em Girón".

O evento será realizado pela Associação Brasil-Cuba, Casa Gregório Bezerra, no dia 19 de maio, às 19 horas, na Faculdade de Administração da UPE (Auditório João Coutinho) e contará com representação cubana.

O endereço é Av. Sport Club do Recife, 252, Madalena, Recife/PE.

Embaixador de Cuba visita Eduardo Campos

O embaixador de Cuba Carlos Zamora, que amanhã faz visita de cortesia ao governador Eduardo Campos, veio ao Recife atendendo ao convite da Associação Brasil-Cuba Casa Gregório Bezerra para celebrar a VI Convenção Estadual de Solidariedade à Cuba, que acontece no Auditório João Coutinho, na UPE;

Cuba que a Globo não mostra

Por Antonio Capistrano
Fonte: Vermelho.

Na viagem que fiz a Cuba, agora no início de maio, procurei ver como estava o país que a Globo e as outras emissoras de televisão, aqui do Brasil, não mostram. Geralmente, quando aparecem imagens de Cuba na televisão brasileira só aparecem prédios velhos, carros das décadas de 40, 50 e 60 do século passado e pessoas com o semblante de tristeza, com isso passando uma ideia de miséria e de sofrimento.

Visitando o país você ver que a historia é outra. Claro que Cuba tem problemas. Os Estados Unidos têm, imagine Cuba, um pequeno país resultado de 500 anos de exploração colonial, que conseguiu a sua verdadeira independência somente em janeiro de 1959, mesmo assim, fustigado por um bloqueio econômico imoral que dura mais de 50 anos, além da constante ameaça de invasão por parte da maior potência militar da atualidade. Uma ingerência criminosa, um desrespeito ao povo cubano.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Congresso Latino-americano de Engenharia Biomédica em Cuba!

Cuba: Inauguram Congresso Latino-americano de Engenharia Biomédica

Havana, 17 mai (Prensa Latina) O V Congresso Latinoamericano de Engenharia Biomédica inicia sessões hoje aqui com uma agenda focalizada no intercâmbio de experiências em procedimentos, técnicas e ferramentas que aumentam o valor agregado e a eficiência dessas tecnologias.

Conferências, mesas redondas e cartazes que incluem temas como bioelectromagnetismo, bioinformática, avaliação de tecnologias de saúde, gerenciamento de tecnologias médico-hospitalares e de qualidade, imagens médicas e engenharia clínica conformam o programa científico do evento.

Também destacam eletromedicina e instrumentação para monitoramento e diagnóstico, Inteligência artificial e redes neurológicas, investigação e inovação tecnológica, nanotecnologias, ótica e laser, radiobiologia e radioterapia, robótica, telemedicina e cuidado em casa.

Cuba colabora com programa agrícola em Cabo Verde

Cuba apoia programas agrícolas e segurança alimentar
Fonte: ANGOLA PRESS

Praia - Treze especialistas cubanos são esperados em breve em Cabo Verde para apoiar programas agrícolas de desenvolvimento rural e de segurança alimentar, apurou a PANA segunda-feira, na capital cabo-verdiana, de fonte oficial.

Esta assistência deverá realizar-se ao abrigo de um acordo tripartido, que acaba de ser assinado, na cidade Praia, entre o Governo cabo-verdiano, Cuba e o Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO)(MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI).

Os técnicos cubanos vão visitar as ilhas da Brava, do Fogo, de São Nicolau e de Santo Antão, onde, durante 18 meses, irão dar a sua contribuição na implementação dos dois programas.

O embaixador de Cuba em Cabo Verde, Narciso Socorro, considera que “o acordo é uma clara expressão do quanto se pode fazer na cooperação Sul/Sul”.

Reunião do Conselho de Ministros de Cuba

Efetuada reunião do Conselho de Ministros
Fonte: GRANMA

O aumento dos preços externos, particularmente dos alimentos e combustíveis, foi um dos fatores levados em conta para atualizar o Plano da Economia de 2011, segundo foi informado na reunião ampliada do Conselho de Ministros, presidida pelo general-de-exército, Raúl Castro Ruz.

Tal como adiantou Raúl no encerramento do 6º Congresso do Partido, só pelo aumento dos preços, o país deve gastar US$ 80 milhões adicionais no ano, para importar e adquirir os mesmos volumes de alimentos planificados.

Na sessão efetuada este sábado, advertiu-se que ainda estão sendo importados altos volumes de mercadorias que podem ser produzidas no país, situação que nos mantém mais dependentes das tendências do mercado externo.

Foram reconhecidos os resultados da passada safra açucareira que, ainda longe de serem ótimos, permitiram cumprir o plano e incrementar a exportação de açúcar e de seus derivados.

Cuba, 52 anos de Reforma Agrária!

Cuba comemora aniversário da primeira Lei de Reforma Agrária

Havana, 17 mai (Prensa Latina) Os cubanos comemoram hoje, no Dia do Camponês, os 52 anos da primeira Lei de Reforma Agrária, fato que significou para este país uma mudança total na estrutura de propriedade da terra.

Na década de 50, o campo era evidência da concentração das terras férteis em poucas mãos, e a maioria dos que a trabalhavam não possuíam sua propriedade, outros obtinham baixos salários ou careciam de emprego e viviam em condições miseráveis.

Uma das primeiras medidas do processo revolucionário iniciado em janeiro de 1959 resultou na aprovação dessa Lei, que proscreveu o latifúndio com a nacionalização de todas as propriedades com mais de 402 hectares e entregou a terra a dezenas de milhares de camponeses.

A ação acentuou a hostilidade dos Estados Unidos com o arquipélago, pois as companhias dessa nação do Norte possuíam importantes propriedades e interesses nesse e outros setores do país caribenho.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Uso de energia eólica em Cuba

Uso de dispositivos solares em Cuba poupa combustível
Fonte: ForumSolar.eu

Com o emprego de sistemas de aquecedores solares e de painéis fotovoltaicos, em 2010 Cuba produziu energia equivalente ao emprego de dois mil 319,3 toneladas de petróleo, informou hoje o Escritório Nacional de Estatísticas (ONE).

Em seu relatório Energia renovável Cuba 2010, a entidade subscrita ao Ministério de Economia e Planejamento apontou que nesse período a energia produzida ou substituída por dispositivos solares no país foi 7,3 por cento superior à obtida em 2009.

O uso da radiação solar para produzir calor e energia elétrica constitui na nação caribenha uma realidade que a cada dia se incrementa com a instalação de dispositivos fotovoltaicos em áreas rurais e montanhosas, zonas de difícil acesso para as redes do Sistema Eletro-energético Nacional e em sectores priorizados, disse a ONE.

Editorial do Granma: Fabricar pretextos!

Granma denuncia campanha de desinformação contra Cuba
Fonte: VERMELHO

Em editorial publicado no jornal oficial, Granma, o governo de Cuba denuncia, nesta segunda-feira (16), as campanhas de desinformação orquestradas pelos Estados Unidos, com a cumplicidade de seus aliados europeus e o apoio das empresas de comunicação. A ilha menciona como exemplo o recente caso das distorções envolvendo a morte do contrarrevolucionário Wilfredo Soto García.

García morreu vítima de uma pancreatite, mas a imprensa e a oposição local insistiram em divulgar que ele havia falecido após um espancamento promovido pela polícia, o que foi veementemente negado pelos médicos que o atenderam e pela própria família.

Cuba acusou a oposição de buscar "um pretexto midiático" para criar um conflito com os Estados Unidos. "Nosso povo não se deixará confundir pelos contrarrevolucionários internos, que buscam um pretexto midiático para promover um conflito com os Estados Unidos", disse o editorial.

"No passado, tentaram isolar Cuba ou provocar a desordem interna para gerar uma intervenção norte-americana. O que se pretende com estas campanhas? Apenas denegrir ou algo pior?", indagou o jornal, afirmando que pior que "as grande mentiras" que são contadas sobre a ilha é a censura às "grandes verdades". Leia abaixo a íntegra do editorial do Granma:



Fabricar pretextos


Editorial do Granma

A Revolução Cubana foi o assunto de centenas de campanhas de desinformação, muitas vezes, orquestradas pelo governo dos EUA, com a cumplicidade de seus aliados europeus e o apoio de forças e interesses poderosos que controlam os impérios de mídia, mas que não conseguiram desviar os cubanos de seus ideais de independência e do socialismo, ou confundir as pessoas do mundo que, apesar de tudo, descobrem com sua sabedoria e instinto onde está a verdade. São campanhas sem limites políticos nem éticos que se chocam com a força moral de Cuba e só mancham seus autores.

domingo, 15 de maio de 2011

Cuba vence Copa do Mundo de Judô por Equipes em Salvador


A equipe de Cuba venceu a segunda edição da Copa do Mundo de Judô por Equipes, encerrada na noite deste sábado (14) no Sesc Aquidabã, em Salvador. Pelo placar de 3x2, os cubanos bateram os japoneses na final e levaram a medalha de ouro. A equipe brasileira ficou com o terceiro lugar depois de perder a semi-final para o Japão e derrotar a Coreia do Sul na disputa pelo bronze.

Durante a disputa da Copa do Mundo por Equipes foi anunciado que em 2012, a capital baiana irá sediar o Campeonato Mundial de Judô, a mais importante competição do esporte depois da Olimpíada. “Serão 32 países participando da disputa, que vai fazer de Salvador o centro do Judô mundial. Isso é muito bom para o Brasil e para os baianos,” destacou o vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô Marcelo França.

Cuba despreza a mentira

Por Freddy Pérez Cabrera
Fonte: SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL

Como denunciou a Nota Informativa do Govierno Revolucionário, a morte por causas naturais de um cubano radicado em Vila Clara; continua sendo objeto de manipulação por parte das transnacionais da desinformação.
Testemunhos de familiares, de médicos especialistas e de pessoas do povo confirman que estamos diante de uma agressão mediâtica grosseira.

ROSA SOTO GARCÍA

Segundo relato de Rosa Soto García, irmâ do falecido, este padecia de varias enfermidades, entre as quais, gota, hipertensão arterial, enxaqueca e coração aumentado, razão pela cual vivia sob cuidados médicos há vários anos, reconheceu que Wilfredo levava uma vida desregrada e não cumpria as recomendações dos médicos que o atendiam.

“As informaçõs de que ele foi agredido é uma grande mentira. Não foi encontrada em seu corpo nenhuma marca de ferimento, o que confirma que essas acusações são invenções da propaganda contra-revolucionaria. Lamentamos muito esta campanha que vem causando uma grande dor sua familia” que, pelo contrario agradeceu toda a atenção médica que lhe foi dispensada.

“Divulga-se que estamos indignados, no en tanto, no dia do enterro, o filho de meu irmão, de apenas 14 anos, ficou tan enfurecido com a postura dos ‘dissidentes’, que exigiu que saíssem do cementerio”, afirmou Rosa.


DOUTOR RICARDO RODRÍGUEZ JORGE

Medelín Soto, sobrinha de Wilfredo, que a considerava como sua filha, também manisfetou grande surpresa pelo que considera uma campanha orquestrada. “Fui vê-lo no hospital e não constatei nenhum sinal de violência. Por outro lado, se lhe tivessem inflingido um único arranhão, ele teria me comunicado, pois eu era pessoa de sua enteita confiança”.

Vídeo sobre os Cinco Heróis Cubanos.


Dois vídeos (seis e nove minutos, respectivamente) com uma ótima síntese do caso dos Cinco Heróis Cubanos presos no Império:


SOLIDARIEDADE CUBANA É CONDECORADA NO HAITI.

Fonte: PRENSA LATINA

Porto Príncipe, 14 mai (Prensa Latina) O vice-presidente Esteban Lazo agradeceu ao presidente do Haiti, René Preval, a outorga da máxima condecoração desse país à brigada médica cubana por seu trabalho na luta contra a epidemia de cólera.

Lazo e Preval vistoriaram as frutíferas relações de cooperação bilaterais, ampliadas depois do terremoto que em fevereiro de 2010 afetou a capital haitiana e matou 250 mil pessoas.

O vice-presidente também foi recebido pelo mandatário eleito Michael Martelly em seus escritórios de Bourdon em Petionville, e assistirá a sua tomada de posse hoje na Assembléia Nacional.

Mostra de fotografias cubanas, em Salvador.

clique na imagem para ampliar.
Fonte: SOUCUBA

sábado, 14 de maio de 2011

IIª Convenção Baiana de Solidariedade a Cuba!

Dia e hora: 28/05/2011, das 9hs às 14hs (sábado)

Local: Auditório do Sindicato dos Bancários, Salvador/Bahia.

Presenças: Carlos Rafael Zamora Rodriguez - Embaixador de Cuba no Brasil, Socorro Gomes - Presidente do Cebrapaz e do Conselho Mundial da Paz - CMP, Muniz Ferreira - Professor de História/UFBA, Maísa Paranhos - Historiadora e Carollini Assis - Jornalista.

Iniciativa: Associação Cultutal José Martí Bahia e Núcleo do Cebrapaz Bahia.

Organização: ACJM-BAHIA, CEBRAPAZ, CENTRAIS SINDICAIS, FETAG, MST, UNE, UEB, UBES, ABES, PARTIDOS POLÍTICOS SOLIDÁRIOS COM CUBA, GTNM, MOVIMENTO SEM TETO, FABS, UNEGRO, ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E MÉDICOS FORMADOS EM CUBA, PARLAMENTARES SOLIDÁRIOS COM CUBA.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Intercâmbio de Medicina Brasil-Cuba

NBC – Núcleo Brasil-Cuba
Fonte: CAMED

O NB é um programa de intercâmbio entre Brasil e Cuba, com a proposta de proporcionar aos acadêmicos de medicina de ambos os países a oportunidade de conhecer os sistemas de saúde do país anfitrião em todos os seus níveis de estruturação. É resultante de uma parceria entre a DENEM e a FEU (Federação Estudantil Universitária de Cuba).

O estudante tem a chance de conhecer o sistema de saúde na cidade de Havana onde são apresentadas as realidades social, de saúde, política e cultural, além de conhecer a Universidade de Havana e conversar com os estudantes observando como se estrutura a educação médica neste país. Tudo isso acompanhado por um tutor e de outros estudantes brasileiros de medicina.

É realizada uma seleção anual, em setembro / outubro, em que são selecionados 15 (quinze) alunos em todo o Brasil. O intercambista fica em Cuba por quinze dias, com alimentação e hospedagem incluídas.

Mais de 500 fotos de Cuba