segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ASPECTOS DA EDUCAÇÃO EM CUBA


Principais linhas de ação no decênio

Questões de interesse

O Governo da República de Cuba concede a maior importância à plena realização do direito à educação de seus cidadãos.
 
Desde seus primeiros dias, incorporou como uma das primeiras prioridades no desenvolvimento de políticas e programas, a superação dos obstáculos estruturais e institucionais ao pleno desfrute deste direito no país. Uma das primeiras medidas revolucionárias foi a erradicação do analfabetismo e a criação das condições para garantir a educação universal e gratuita em todos os níveis de ensino, o qual hoje é uma realidade.
Princípios Básicos
O Estado Cubano, com a participação e respaldo das organizações sociais e não governamentais é o encarregado da estruturação e funcionamento de um sistema nacional de educação orientado ao desenvolvimento e formação das novas gerações num processo docente educativo integral, sistemático, participativo e em constante desenvolvimento, que se apóia num conjunto de princípios, que formam um sistema intimamente relacionado e entre os que se podem assinalar os seguintes:

Cuba condena acusados por morte de 26 doentes mentais

Quando ocorreu, os inimigos juraram que era prova da ineficiência da saúde cubana e que nada ocorreria. Pois bem, a decisão da Justiça Cubana demonstra que os erros também podem ocorrer em Cuba, porém, as responsabilidades seram assumidas.
E por falar nisso, onde estão tantos responsáveis por mortes nos hospitais brasileiros?

Cuba condena acusados por morte de 26 doentes mentais
Fonte: AFP

HAVANA — Cuba condenou nesta segunda-feira a penas de 5 a 15 anos de prisão 13 funcionários acusados de desvio de verbas e abandono de incapaz, na trágica morte por frio e desnutrição de 26 doentes mentais em janeiro de 2010, segundo uma nota oficial.

O Tribunal Provincial de Havana, que realizou o julgamento de 17 a 22 de janeiro, impôs as penas maiores - por ambos os crimes - ao diretor do Hospital Psiquiátrico, Wilfredo Castillo, 15 anos, ao vice-diretor administrativo, 14 anos, e à nutricionista, 12 anos.

Com sentenças entre 5 e 10 anos foram penalizados três diretores médicos por "abandono de incapaz e indefesos", e outros sete por "desvio" dos recursos do hospital, informou a nota publicada na edição digital do jornal oficial Granma e lida no noticiário da televisão local.

Entrevista: Manuel Marrero, ministro do Turismo de Cuba

Fonte: Caribbean News Digital
[Grifo nosso]

Renovação e qualidade são os principias conceitos nos quais baseia sua gestão turística o destino Cuba, que pela primeira vez em 2010 superou os dois milhões e meio de turistas e transita a um nível superior de competitividade. Isso afirmou o ministro cubano do Turismo ao Caribbean News Digital sobre o presente e o futuro do setor na ilha, suas principais estratégias de desenvolvimento e a abertura ao golfe, entre outros temas de interesse.

Quais são as novidades e interesse que traz Cuba à FITUR?

A FITUR [Feria Internacional de Turismo en España] é uma praça bem importante para nós pelo que representa o turismo espanhol para Cuba e porque tem cada vez mais força como feira internacional. Por isso, sempre assistimos com uma delegação grande e com as novidades do turismo em Cuba.

O turismo cubano segue crescendo e a participação dos empresários espanhóis é cada vez maior. Por exemplo, quando começar a feira, já teremos o novo hotel RIU aberto. Esta empresa recomeça suas operações em Cuba com um estabelecimento em Varadero. Também é alentador o começo da operação do cruzeiro Gemini em novembro, que substitui a operação da Pullmantur, muito boa e muito demandada naquele momento, mas que deixou de existir abruptamente por leis extraterritoriais que afetam nosso país. Trabalhamos por uma renovação do turismo, apostando fundamentalmente na qualidade...

Como acabou Cuba o ano 2010?

Mais uma vez quebramos os recordes históricos e pela primeira vez passamos da cifra de dois milhões e meio de turistas. Em outubro chegamos a dois milhões, 12 dias antes que em 2009. É surpreendente que em meses historicamente de baixa temporada, como setembro e outubro, tenhamos crescido por cima de 10% e que depois do impacto da crise internacional, que provocou dificuldades no início do inverno passado, incluídas as operações com o mercado canadense, tenhamos recuperado esse mercado e também crescido. O mercado do Reino Unido é mais forte e o da Alemanha foi recuperado há pouco.

domingo, 30 de janeiro de 2011

O novo sonho americano: visitar Cuba

O governo do presidente Obama pôs em marcha, há somente algumas semanas, novas medidas destinadas a permitir mais viagens dos Estados Unidos a Cuba, gerando entre a população todo o tipo de reações (furiosas entre a máfia da Flórida e mais contidas no resto da nação). Mas quais serão as consequências para os dois países?

Por Carlos Tena

O governo do presidente Obama pôs em marcha, há somente algumas semanas, novas medidas destinadas a permitir mais viagens dos Estados Unidos a Cuba, gerando entre a população todo o tipo de reações (furiosas entre a máfia da Flórida e mais contidas no resto da nação), e que de imediato fez com que eu me perguntasse se entre estes cidadãos com passaporte americano (sejam ou não de origem cubana), não tentará chegar à ilha algum carrasco com sinistras intenções, como vem acontecendo desde 1960, quando a CIA e o FBI, contando com o apoio de centenas de mercenários e terroristas, cometiam todo o tipo de atentados, tentando em vão assassinar Fidel Castro em mais de 638 ocasiões. Estou convencido do perigo, especialmente com a propaganda que está se fazendo ao caso de Luis Posada Carriles*, que ocorre em El Paso (Texas) por vias tragicômicas, dignas de um poder judicial como o existente nos EUA. A imprensa dos EUA chama de lutador anticastrista um dos mais sanguinários assassinos entre os que passeiam livremente por Miami.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Danny Clover pela Liberdade dos Cinco

cubainformacion.tv

Por uma infância sem dor

por Ivet González
Fonte: IPS

Havana, Cuba, 27/1/2011, (IPS) - Embora seja um dos motivos mais comuns de consulta médica no mundo, o tratamento da dor na infância é, em geral, desconhecido.

Diante desta situação, pessoal da área de saúde de diversas partes do mundo se reuniram na capital cubana para debater o assunto.

“No caso de uma criança, toda dor é importante”, afirmou o médico II Painel de Qualidade de Vida sem dor, dor pediátrica e sua reabilitação, realizado na semana passada em Havana.

O encontro foi organizado pela Cátedra de Qualideade de Vida, Saúde e Felicidade da Universidade de Ciências Médicas de Havana, entre outras entidades, para promover um enfoque integral sobre o assunto, que inclui os contextos psicossocial e médico.

Reflexões do companheiro Fidel

O ESTADO DA UNIÃO

Com grande interesse era esperado o discurso do Presidente sobre o assunto, após suas palavras no dia 12 de janeiro na Universidade de Tucson, Arizona, sobre a matança que teve lugar naquela cidade quatro dias antes. Seis pessoas morreram e 14 ficaram feridas, entre elas, a jovem congressista democrata Gabrielle Giffords, eleita pela terceira vez ao Congresso dos Estados Unidos, e contrária à Lei anti-imigrante daquele Estado, que pertenceu ao território arrebatado ao México na injusta guerra de 1848.

O Tea Party, a direita fascista do Partido Republicano, tinha alcançado um significativo sucesso entre os eleitores que interessado em votar nas eleições desse país.

A população do Arizona, mesmo como a do resto dos Estados Unidos, reagiu com indignação. Sua conduta foi, sem dúvida, correta, e ssim o expressei.

Jamais duvidei dos fatores éticos que geralmente caraterizam os povos, independentemente da política dos governos.

Se aquele discurso de Obama foi omisso, no referente à incrível demonstração de primitivismo que reflete o uso generalizado e praticamente irrestrito de mortíferas armas de fogo, a mensagem sobre o Estado da União merece uma análise política e ética, visto que os Estados Unidos são uma superpotência da qual, independetemente do Presidente e do Congresso, depende, entre outros importantes fatores, do destino da espécie humana.

Nenhum país isolado tem enm pode ter uma resposta aos problemas que o mundo encara hoje.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

José Martí: Nossa América!

Hoje se José Martí estivesse vivo ele estaria fazendo 158 anos. Mas chegar a essa idade vivo é algo ainda impossível em nossas sociedades, apesar dos avanços que presenciamos nas ultimas décadas. Porém de certa forma Martí ainda está vivo. Não fisicamente. O que está vivo são suas ideias,sua poesia ,sua literatura.Suas ideias continuam vivas orientando o povo cubano.Apesar de não serem  divulgadas no Brasil como deveriam,na América Latina  a literatura e a poesia martíniana,influência gerações e mantém viva a obra do pensador de “Nuestra América”.

E é com esse propósito de manter vivo o pensamento e obra de Martí e tentar divulgá-los num país como o nosso, onde ele é pouco conhecido, que o blog Solidários resolveu homenageá-lo durante toda essa semana. Desde segunda feira postamos três artigos sobre poeta, duas noticias sobre as comemorações dos 158 anos e alguns poemas.E para fechar com "chave de ouro" escolhemos um texto do próprio Martí: “Nuestra América”.

A versão que estamos postando de “Nuestra América” foi publicada originalmente no jornal mexicano “El Partido Liberal” em 30 de janeiro de 1891. A tradução é de Maria Angélica de Almeida Triber.


Nossa América

Por José Martí

O aldeão vaidoso acha que o mundo inteiro é sua aldeia e desde que seja ele o prefeito, ou podendo se vingar do rival que lhe tirou a noiva, ou desde que mantenha os cofres cheios, acredita que é certa a ordem universal, ignorando os gigantes que possuem botas de sete léguas e que podem lhe pôr a bota em cima, bem como a luta dos cometas lá no Céu, que voam pelo ar, adormecidos, engolindo mundos. O que restar de aldeia na América deverá acordar. Estes não são tempos para deitar de touca na cabeça, e sim com armas como travesseiro, como os varões de Juan de Castellanos: as armas do discernimento, que vencem as outras. Trincheiras de idéias valem mais do que trincheiras de pedra.

Presidente da UIM visita a Embaixada de Cuba em Brasília

Fonte: Blog UIM

O presidente da União da Ilha da Magia, Valmir Braz "Nena", visitou nesta quarta (26/01) a Embaixada de Cuba em Brasília onde foi recebido por Rafael Hidalgo Fernandes, conselheiro para assuntos politicos e segundo nome na hierarquia da diplomacia cubana.

Na oportunidade, Nena protocolou o documento de oficialização do convite para Aleida Guevara, filha de Che Guevara, participar do desfile da União da Ilha em Florianópolis, onde a escola tem como enredo o tema "Cuba sim! Em nome da verdade".

José Martí receberá homenagem em Brasília

Amanhã dia 29/01/11 o mártir da Revolução Cubana e um dos maiores intelectuais da América Latina de todos os tempos, José Martí, vai ser homenageado em Brasília em virtude dos 158 anos de nascimento, que estão sendo comemorados hoje (28/01/11) em todo o mundo. A reportagem é de Márcia Xavier do Portal Vermelho.

Ato político em Brasília homenageia herói e luta do povo cubano

O 158° aniversário de nascimento de José Martí, herói nacional cubano, vai ser comemorado com ato político-cultural, nesta sábado (29), no Panteão dos Heróis (em frente ao Palácio do Buriti, em Brasília) a partir das 10 horas. O evento reunirá funcionários da Embaixada de Cuba no Brasil juntamente com representantes dos movimentos sociais, populares, sindicais, estudantis, partidos políticos e entidades de Solidariedade à Cuba.

A homenagear José Martí é um pretexto para refletir nossa práxis revolucionária em defesa da vida contra a barbárie, assim como afirma Armando Hart, diretor da Oficina do Programa Martiano: "É indispensável promover as idéias de Marti, que contribuirão para salvar e conservar a espécie humana". Esse é o texto do convite que conclama as pessoas a participarem do evento de solidariedade à Cuba.

Jovens cubanos honram Martí

Na sequência da homenagem do Solidários aos 158 anos de nascimento de José Martí, publicamos matéria da Prensa Latina nos dando conta de mais uma Marcha das Tochas, evento anual que ocorre em Havana e homenageia o herói nacional. 


Jovens cubanos honram Martí
Fonte: PRENSA LATINA

Havana, 28 jan (Prensa Latina) Milhares de jovens, junto ao primeiro vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura, realizaram aqui a tradicional marcha das tochas, homenagem ao herói nacional, José Martí, dedicada neste ano aos 158 anos de seu natalício.

Uma massa juvenil inundou novamente a escadaria da Universidade de Havana, no início de uma caminhada que culminou no Parque Central, nesta capital.

Pedagogia 2011

Encontro de amizade e de intercâmbio científico
por Olga Díaz Ruiz
Fonte: GRANMA

Pedagogia 2011• "CHEGAMOS a este encontro a favor da unidade dos educadores, em meio de um panorama complexo na região mas, ao mesmo tempo, esperançador, no ensejo do 50º aniversário da declaração de Cuba como Território Livre de Analfabetismo. Os governos progressistas e revolucionários da Venezuela, Bolívia, Nicarágua e Equador, com a ajuda dos nossos educadores, instruíram a mais de cinco milhões de pessoas".

Assim declarou a ministra cubana de Educação, Ena Elsa Velázquez, na palestra inaugural "O desafio à Educação: o futuro das nações latino-americanas e caribenhas", ministrada perante mais de 3 mil representantes da América Latina y de 20 países, reunidos no teatro Karl Marx, de Havana, durante a inauguração do 12º Congresso Pedagogia 2011.

A ministra precisou ante os delegados assistentes ao evento que, nos dos últimos anos, a Revolução cubana acometeu um amplo plano de transformações no setor, encaminhadas a conseguir uma formação geral que contribua, ao mesmo tempo, ao desenvolvimento produtivo do país.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

José Martí: revolucionaria mente!

Postamos abaixo mais um texto, sobre José Martí, devido as comemorações dos 158 anos de nascimento do poeta cubano.O  artigo selecionado dessa vez é "Revolucionaria mente: José Martí (1835-1895)" de autoria de Jefferson Vasques ,militante-educador do "movimento Camará", poeta - autor do livro "Subverso (barulho no escuro dos corpos)" e blogueiro - editor do blog "EU Passarin". O texto foi publicado originalmente no extinto jornal "Gerais" que circulou, anos atrás, no movimento estudantil da UNICAMP e também no blog do autor.

Revolucionaria mente: José Martí (1835-1895)

Por Jefferson Vasques

AO MORRER em combate, em 19 de maio de 1895, no local conhecido como Dois Rios, no oriente cubano, na guerra que havia preparado contra a Espanha, José Martí tinha apenas 42 anos e já se convertera em um dos grandes heróis de “Nossa América”. Um dia antes, em carta inconclusa a seu amigo mexicano, Manuel Mercado, escreveu:

“Estou todos os dias na iminência de dar a vida por meu país e por meu dever – pois essa é a minha decisão e estou disposto a realizá-la – de impedir a tempo, com a independência de Cuba, que os Estados Unidos estendam seu domínio pelas Antilhas e caiam, com essa força mais, sobre Nossa América. Tudo quanto fiz até hoje, e continuarei fazendo, é para realizar essa missão (…) impedir que em Cuba se abra, pela anexação dos imperialistas e dos espanhóis, o caminho que facilitará – e com o nosso sangue não permitiremos – a anexação dos povos de Nossa América pelo Norte violento e brutal que os deprecia…”

A diplomacia estadunidense e a dissidência cubana

Por Salim Lamrani
Fonte: PRAVDA
Tradução: Coletivo Paulo Petry, núcleo do PCB/UJC em Cuba

Introdução

Há 50 anos, a política exterior de Washington relacionada à La Habana, cujo objetivo é conseguir uma mudança de regime, baseia-se em dois pilares fundamentais: a imposição de sanções econômicas drásticas - que afetam a todos os setores da sociedade cubana - e a organização e financiamento de uma oposição interna.

Assim, em seis de abril de 1960, Lester D. Mallory, subsecretário adjunto de Estado para os Assuntos Interamericanos, recordava em um memorando a Roy R. Rubottom Jr., então secretário de Estado para os Assuntos Interamericanos, o objetivo das sanções econômicas: "A maioria dos cubanos apóia a Castro. Não há oposição política eficaz (...). O único meio possível para aniquilar o apoio interno (ao regime) é provocar o desencanto e o desalento pela insatisfação econômica e pela penúria (...). Se devem empregar rapidamente todos os meios possíveis para debilitar a vida econômica de Cuba (...). Uma medida que poderia ter um forte impacto seria negar todo financiamento ou envio a Cuba, o que reduziria os ingressos monetários e os salários reais e provocaria a fome, o desespero e o derrocamento do governo".(i)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

José Martí: 158 anos (poemas)

Publicamos abaixo alguns poemas de José Martí. Mais conhecido como herói cubano, Martí era antes de tudo um poeta. Aliou seu espírito mudancista à intimidade com as palavras. Fundador da literatura hispano-americana e do modernismo na América Latina, ele deixou 507 poemas, além de novelas e dramas, que influenciaram gerações futuras no continente. No final dois vídeos sobre o poema “Versos Sencillos”. 

Cultivo uma rosa branca

Cultivo uma rosa branca,
em julho como em janeiro,
para o amigo verdadeiro
que me dá sua mão franca.

E para o cruel que me arranca
o coração com que vivo,
cardo, urtiga não cultivo:
cultivo uma rosa branca.

Cuba, tecnologia da saúde na Informática 2011

Cuba: tecnologias em saúde em congresso informático

Havana, 26 jan (Prensa Latina) As novas tecnologias da informação e a prática clínica figuram entre as principais temáticas do VIII Congresso Internacional dessa disciplina nos serviços de saúde, que sesionará de maneira paralela a Informática 2011.

Especialistas de 35 países participarão em cita-a científica, que abrirá suas portas aqui do 7 ao 11 de fevereiro próximo.

Investigação clínica, processamento de imagens e sinais médicos, bem como instrumentos para monitoreo e diagnóstico são alguns dos temas propostos neste acápite. Os delegados poderão conhecer sobre o desenvolvimento da ilha na informatização de vários programas, entre eles ITS/HIV/Sida, vigilância em saúde, as bioinformáticas e engenharias e as equipes médicas.

Relato emocionante de um médico brasileiro formado em Cuba

Este artigo nos foi enviado pelo solidário Max Altman, que relata:
amigas e amigos,
as matérias abaixo refletem a essência dos princípios humanitários que norteiam a Revolução Cubana.
Por outro lado, seria bom que o relato e o artigo chegassem ao conhecimento das autoridades médicas do Conselho Federal e dos Conselhos Estaduais de Medicina.
Quanta utilidade teria um médico formado pela Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM) nos muitos grotões desse imenso Brasil, onde não chegam e nem vão os médicos formados nas faculdades de medicina das capitais e das grandes cidades.

Crônica de um dos homens do ano
extraído de Cubadebate

O Dr. Marcus Dutra em Nabasanuka.
O dr. Marcus Dutra, médico brasileiro, graduado na Escola Latinoamericana de Medicina (ELAM), escreveu à jornalista Arleen Rodríguez um comentário, a propósito do artigo 'O Homem do Ano' (leia abaixo), que não queríamos deixar de compartilhar com nossos leitores. Marcus se encontra prestando serviços em uma comunidade indígena chamada Nabasanuka, no Estado de Delta Amacuro, Venezuela.

Arleen querida,

Não havia visto o texto que escreveste para o Cubadebate, obrigado pelas palavras que me dedicas. É certo que se não fosse pela Revolução cubana e pela Revolução bolivariana jamais sería possível nada disso.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

José Martí: Singelo Vigor do Aço!

Dando continuidade a homenagem aos 158 anos de nascimento de José Martí, postamos hoje o texto "José Martí: Singelo Vigor do Aço". Escrito por Sidnei Schneider (poeta, tradutor e contista), o artigo foi publicado originalmente na revista “Porto e Vírgula” em 1999 e republicado no jornal “Hora do Povo” em 2006, com alguns acréscimos como o texto abaixo. Também está disponível na internet no blog “Umbigo do Lago” que é editado pelo próprio Sidnei. Inclusive o livro “Versos Singelos” de José Martí tem tradução para o português de Schneider.

José Martí: Singelo Vigor do Aço 

Por Sidnei Schneider

José Martí constitui um caso singular na literatura. A trajetória de sua existência expõe o desenvolvimento de uma unidade fundamental entre vida e obra, idéia e ação, política e poesia. Herói nacional da independência cubana; pioneiro no enfrentamento do imperialismo norte-americano, que então se formava; crítico literário e de arte insubmisso aos ditames europeus, que concebia um desenvolvimento cultural com características próprias para o Novo Mundo; fundador da literatura hispano-americana e do modernismo na América Latina; articulista de uma multitude de jornais e revistas, de Buenos Aires a Nova York; cônsul do Uruguai, da Argentina e do Paraguai nos EUA; autor dos versos de uma das músicas mais conhecidas do planeta, “Guantanamera” – lançava-se a tudo isso de corpo e alma.

Cuba - PEDAGOGIA 2011

Pedagogos buscam educação inclusiva e defesa de identidade
Fonte: PRENSA LATINA


Havana, 25 JAN(Prena Latina) Os mais de três mil e 600 delegados de uma vintena de países presentes no Congresso Pedagogia 2011 iniciarão hoje quatro dias de debates em busca de uma educação inclusiva e em defesa das identidades nacionais.

O foro, que concluirá na próxima sexta-feira no havaneiro Palácio de Convenções, destacará os sucessos da Aliança Bolivariana para os povos de Nossa América (ALBA), que permitiu à região se converter no primeiro espaço livre do analfabetismo.

Durante sua conferência inaugural na segunda-feira, a ministra cubana de Educação, Ena Elsa Velázquez, assinalou que os sistemas de ensino estão chamados a defender as identidades das nações, enfrentando ainda a tendências neoliberais que afetam o setor.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

José Martí: 158 anos!

No próximo dia 28 de janeiro completa-se 158 anos de nascimento do poeta, escritor, orador e jornalista José Martí. Herói da independência cubana, Martí já era no século XIX anti-imperialista e defensor da união de “nostra América”.

Aproveitando essa data, publicaremos alguns textos -sobre essa temática - aqui no blog Solidários, para não passar em branco essa data tão importante para o povo latino americano como para o povo cubano. Começaremos com um texto biográfico retirado do site da Associação Cultural José Martí do Rio Grande do Sul.


Martí:o mais universal dos cubanos

Martí teve a genialidade de superar as concepções revolucionárias existentes no seu país e ser, ao mesmo tempo, o mais universal dos cubanos.

Foi preso aos 16 anos, libertado pouco depois e morto aos 42 anos em “Dos Rios” quando regressava para construir uma nova pátria.

55.000: este é número de debates públicos populares realizados até agora em Cuba

Do dia 1º de dezembro do ano passado até o dia 13 de janeiro último, em Cuba, havia-se realizado 55 mil debates acerca das propostas de mudanças sociais e econômicas propostas pelo presidente Raúl Castro, através dos 291 artigos do "Projeto de Diretrizes da Política Econômica e Social”, documento base para o VI Congresso do Partido Comunista de Cuba, PCC, que ocorrerá em abril.

É cerca de um terço dos debates previstos até o próximo dia 28 de fevereiro, quando se encerra a etapa dos debates que envolvem trabalhadores, vizinhos, estudantes e militantes comunistas.

"As propostas, sugestões, conceitos e considerações (feitas nas assembléias) são uma contribuição valiosa", disse o vice-presidente Esteban Lazo, citado pelo jornal Granma, do Partido Comunista.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Começa instalação de cabo submarino de Venezuela a Cuba

Fonte: Prensa Latina

O navio francês "Ile de Batz" começa nesse sábado (22/01) a instalação de um cabo submarino de fibra óptica da Venezuela até - Cuba que vaio permitir melhorar a conexão internacional do país antilhano com o mundo.

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou na sexta-feira, durante um encontro com a militancia do Partido Socialista Unido da Venezuela (Psuv), que com essa iniciativa se deixará de depender dos Estados Unidos para a interconexão e se estabelecerá uma rede de comunicações segura e confiável.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O nó dos médicos formados em Cuba

por Laerte Braga

Cidadãos do Haiti (país ocupado pelos EUA com forças auxiliares dentre as quais brasileiras) preferem fazer longas filas diante dos hospitais de campanha montados pelos médicos cubanos logo após o terremoto que devastou o país, que enfrentar o risco dos médicos norte-americanos ou brasileiros.

O risco de médicos brasileiros e norte-americanos não diz respeito à competência, falo da barbárie instalada no país, seja pelo terremoto, é anterior a ele, seja pelas forças de ocupação. Não estão nem aí para a epidemia de cólera, o problema é outro, dentre eles, petróleo.

Cuba não integra o esquema decidido pela OEA – Organização dos Estados Americanos – e está lá por pura solidariedade.

É HORA DE FAZER ALGUMA COISA , por Fidel

REFLEXÕES DO COMPANHEIRO FIDEL

VOU contar um pouco de história.

Quando os espanhóis "nos descobriram", há cinco séculos, o número estimado da população da Ilha não ultrapassava 200 mil habitantes, que viviam em equilíbrio com a natureza. Suas fontes principais de alimentos procediam dos rios, lagos e mares ricos em proteínas; além disso praticavam uma agricultura rudimentar que lhes fornecia calorias, vitaminas, sais minerais e fibras.

Em algumas regiões de Cuba ainda existia o hábito de produzir casabe, um tipo de pão elaborado com mandioca. Determinados frutos e pequenos animais silvestres complementavam sua dieta. Fabricavam alguma bebida com produtos fermentados e transmitiram a cultura mundial o hábito de fumar, muito daninho para a saúde.

A população atual de Cuba é, possivelmente, 60 vezes maior do que a existente naquela época. Embora os espanhóis se misturassem com a população autóctone, a exterminaram praticamente com o trabalho semi-escravo no campo e com a procura de ouro nas areias dos rios.

Deu no Brasil de Fato: Florianópolis terá primeiro samba-enredo em homenagem a Cuba

Matéria publicada no site do jornal Brasil de Fato, de circulação nacional:

UNESCO reconhece trabalho humanitário cubano no Haiti


Paris, 21 jan (Prensa Latina) A enviada especial da UNESCO para o Haiti, Michaelle Jean, destacou hoje aqui o apoio brindado por Cuba na área de saúde à país caribenho devastada por um terremoto há um ano.

Em declarações à Prensa Latina, a funcionária ressaltou a presença e contribuição de inumeráveis equipes médicas cubanas.

Sempre que se fala de saúde não se pode esquecer o apoio desse país e esse povo irmão, assinalou Jean, ex-governadora geral do Canadá.

Fidel escreve sobre alimentos e biocombustíveis

A matéria que reproduzimos abaixo, da Rádio Havana, refere-se a mais recente reflexão do Companheiro Fidel (não contamos ainda com sua versão em português), onde, além de discutir a questão alimentar, Fidel fez  autocríticas ao processo revolucionário.

 Bastou para que a imprensa lacaia estampasse em suas manchetes: "Fidel Castro admite erros na revolução cubana" (a matéria mais divulgada aqui).

Este suposto espanto revela um dos dois aspectos da imprensa citada: ou usa qualquer coisa para tentardesqualificar Cuba (até mesmo as palavras do Comandante em Chefe), ou desconhece completamente a realidade cubana (Ora, Fidel fazer autocrítica do processo revolucionário é para qualquer cubano algo comum)


A comunidade internacional deve escolher entre alimentos e biocombustíveis, afirma Fidel
Fonte: Rádio Havana.

Havana, 20 janeiro (RHC).- O líder da Revolução Cubana Fidel Castro afirma que a comunidade internacional deve escolher entre alimentos e biocombustíveis. Em sua reflexão É hora de fazer alguma coisa, o líder cubano adverte: se os milhões de toneladas de soja e milho utilizados para fabricar biocombustíveis fossem destinados à produção de alimentos, a subida de preços pararia, e os cientistas poderiam recomendar fórmulas que detivessem e revertessem até a situação.

Lamentando o tempo perdido, Fidel Castro se referiu à crise dos alimentos originada por acontecimentos econômicos e mudanças climáticas que, aparentemente, já são irreversíveis devido à ação do homem. Nessa direção, exortou a enfrentar rapidamente a situação.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

"União da Ilha" se prepara para presentar Cuba durante el Carnaval de Florianópolis


Por primera vez en Brasil un grupo de carnaval (escola de samba) va a tratar el tema de Cuba durante su desfile que ocurrirá en 2011. La iniciativa es del grupo de carnaval União da Ilha da Magia (Unión de la Isla de la Magia) y el titulo del tema se llama “Cuba sim! Em nome da verdade” (Cuba sí! En nombre de la verdad).

Pensando en su buen desempeño, el grupo desde mayo de 2010, con ensayos reservados, se prepara para impresionar en la Passarela de Samba Nego Querido, local donde los grupos de samba de la capital del estado de Santa Catarina desfilan.

Los ensayos para el publico empezaran en la primera semana de diciembre del año pasado y continúan todas los viernes y domingo, empezando a las 20 horas, en la Plaza Bento Silvério, en la barrio Lagoa da Conceição.

"Imprensa brasileira desconhece a realidade de Cuba", afirma jornalista

Fonte: Redação Portal IMPRENSA

Após 25 anos do lançamento de seu primeiro livro sobre a revolução cubana o jornalista Mário Augusto Jakobskind, lança uma nova versão da obra, agora sobre meio século de revolução. O livro "Cuba, apesar do bloqueio, 50 anos de revolução", também aborda o bloqueio midiático em relação à ilha.

O que motivou Mário a atualizar o livro foi a constatação de que os jornais do Rio e São Paulo mostram Cuba somente como uma ditadura, sem levar em consideração o que pensa seus cidadãos.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

EUA e Cuba: um relaxamento, mas não uma reaproximação

EUA e Cuba: um relaxamento, mas não uma reaproximação
The Economist
Tradução: Bruno Huberman

O presidente Obama (foto) anunciou um afrouxamento nas restrições a viagens e remessas de dinheiro a Cuba, mas para as autoridades cubanas isso não passa de uma reversão do endurecimento do embargo no governo Bush. The Economist. Foto: AFP

O mais recente relaxamento do presidente Barack Obama em relação a viagens e restrições de remessas de dinheiro a Cuba não é a revisão das relações de Washington com Havana, chamado por muitos oponentes de embargo dos EUA. No entanto, é provável que tudo o que se pode esperar da administração de Obama acerca desse assunto tenha resultado no novo equilíbrio de poder no Congresso, depois da última eleição parlamentar em novembro de 2010.

O presidente Obama (foto) anunciou um afrouxamento nas restrições a viagens e remessas de dinheiro a Cuba, mas para as autoridades cubanas isso não passa de uma reversão do endurecimento do embargo no governo Bush. The Economist. Foto: AFP


A atual gestão americana fez pequenos ajustes nas relações com Cuba desde que assumiu o poder. Em abril de 2009 facilitou as restrições sobre as viagens e as remessas enviadas por cubanos-americanos aos seus familiares. Obama também afrouxou as restrições sobre as tecnologias de informação e comunicação com a ilha.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

União da Ilha da Magia se prepara para apresentar Cuba

Fotos: Alexandre Brandão / Blog Solidários ACJM_SC [clique para ampliar]
Pela primeira vez no Brasil, uma escola de samba vai tratar do tema Cuba durante o desfile do Carnaval de 2011. A iniciativa é da União da Ilha da Magia e o samba-enredo é “Cuba sim! Em nome da verdade”.

Para o sucesso dessa empreitada, a escola já está desde maio do ano passado, através de ensaios reservados, se preparando para fazer bonito na Passarela do Samba Nego Quirido, local onde as escolas de samba da capital catarinense desfilam.

Os ensaios para o público começaram na primeira semana de dezembro do ano passado e acontecem todas sextas-feiras e domingos, a partir das 20 horas, na  Praça Bento Silvério, da Lagoa da Conceição.

Cabo submarino Cuba-Venezuela começará funcionar em julho.

Cuba disporá em julho de cabo submarino para Internet
Fonte: PRENSA LATINA


Havana, 17 jan (Prensa Latina) Cuba disporá de um cabo submarino de fibra óptica em julho próximo que multiplicará por três mil sua capacidade atual de saída internacional, mas carências tecnológicas e financeiras lhe impedirão em curto prazo contar com Internet em massa.

A implantação da conectividade não se resolve de um dia para outro porque custa muito dinheiro e se precisam outros investimentos, expressou a repórteres recentemente o vice-ministro primeiro da Informática e as Comunicações (MIC), Ramón Linares.

Ante essa situação, acrescentou, nossa prioridade é continuar a criação de centros coletivos de acesso a Internet, além de potenciar as conexões em centros de investigação científica, educacionais e sanitários do país de 11 milhões de habitantes.

A obra enlaçará Cuba com Jamaica e Venezuela, e seu tendido a cargo da empresa franco-chinesa Alcatel Shanghai Bell se iniciará no final de janeiro próximo depois que se realizaram os correspondentes estudos em águas internacionais e dos três países.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Medidas dos EUA são limitadas e não modificam bloqueio

O governo cubano considerou "positivas", mas de alcance "muito limitado" as últimas medidas anunciadas pelos Estados Unidos que, segundo Havana, "não modificam" a política de "bloqueio e desestabilização" contra a ilha. Em 14 de janeiro, os EUA anunciaram a suavização das restrições às viagens e envio de remessas de seus cidadãos a Cuba.

"Estas medidas confirmam que não há vontade para mudar a política de bloqueio e desestabilização contra Cuba", declarou neste domingo (16/01) o Ministério das Relações Exteriores cubano, através de um comunicado. Havana também acredita que as novas disposições são "expressão do reconhecimento do fracasso da política dos EUA contra Cuba e que procura novas vias para conseguir seus objetivos históricos de dominação da ilha".

Carnaval Florianópolis - Cuba, em nome da verdade!

Crédito foto: Escola de Samba União da Ilha da Mágia.
Logo, logo um texto mais informativo e completo. Porém, não é possível, desde já, registrar a emoção que foi acompanhar os ensaios da Escola de Samba União da Ilha da Magia, na última sexta-feira e ontem, domingo.

Uma multidão cantando "Fidel e Che fizeram história", "Guerreiros unidos na Revolução – pelo bem de uma nação" (samba enredo e outras informações); As centenas de camisetas com a foto de Che, a bandeira cubana; Pessoas da
Escola fazendo a defesa de Cuba, tendo em vista os ataques que a direita vem fazendo; enfim...
Isso que é apenas os ensaios, o desfile, com as fantasias "especiais", os carros alegóricos e outras surpresas, com certeza, será inesquecível.

Por isso, quem puder, venha passar o Carnaval em Florianópolis, assistindo e até mesmo desfilando (há ainda vagas).

domingo, 16 de janeiro de 2011

Cubadebate lamenta nova censura em Facebook

Cubadebate lamenta nova censura em Facebook
Fonte: Rádio Havana

Havana, 15 janeiro (RHC).- O site Cubadebate lamentou nova censura, desta feita da rede social Facebook, que fechou uma página aberta para reclamar de Youtube, propriedade de Google, a devolução do canal do portal cubano.

Cubadebate sublinha que a página em Facebook podia ser localizada com o titulo Não mais censura em Youtube, restabeleçam Cubadebate, e foi fechada na quarta-feira.

Nesta semana, o site cubano também tinha denunciado o fechamento de seu canal na rede social de descargas de vídeo Youtube, por suposta violação de um vídeo com direitos reservados.

sábado, 15 de janeiro de 2011

O discurso de Obama no Arizona

Reflexões do Companheiro Fidel
 
ONTEM o escutei quando falou na Universidade de Tucson, onde se prestava homenagem às seis pessoas assassinadas e às 14 feridas na chacina de Arizona, de maneira especial, à congressista democrata por esse Estado, gravemente ferida por um tiro na cabeça.

O fato foi levado a cabo por uma pessoa desequilibrada, intoxicada pela prédica de ódio que existe na sociedade norte-americana, onde o grupo fascista do Tea Party tem imposto seu extremismo ao Partido Republicano que, sob a liderança de George W. Bush, colocou o mundo onde hoje se encontra, à beira do abismo.

Ao desastre das guerras aderiu a maior crise econômica na história dos Estados Unidos e uma dívida do governo, equivalente já a 100% do Produto Interno Bruto (PIB), unido a um déficit mensal que supera os US$ 80 bilhões e novamente o incremento das moradias que se perdem por dívidas hipotecárias. O preço do petróleo, dos metais e dos alimentos, aumenta progressivamente. A desconfiança no papel-moeda incrementa as compras de ouro, e não poucos auguram que nos finais do ano o preço deste metal precioso atingirá os USS$ 2 mil a onça troy. Inclusive, alguns acham que chegará a US$ 2.500.

Não bastasse o Google, agora o Facebook'

Cuba denuncia censura no Facebook
HAVANA — Cuba denunciou neste sábado que o Facebook censurou uma página que pedia ao YouTube - propriedade da Google - a restituição do canal de vídeos do site estatal Cubadebate.cu, fechado por denúncia de violação de direitos autorais.

"O Google censura, o Facebook também. Hoje amanhecemos com uma nova agressão", afirma o portal, ao informar que a rede social fechou na sexta-feira uma página que contava com mais de mil seguidores.

A página foi criada na quinta-feira, depois que o Cubadebate denunciou que o YouTube fechou sua conta alegando "infração de copyright" em um vídeo sobre o ex-agente cubano da CIA, Luis Posada Carriles, em julgamento nesta semana nos Estados Unidos por fraude migratória.

O Cubadebate, onde o ex-presidente Fidel Castro publica seus artigos de opinião, afirma que as imagens, nas quais Posada Carriles "exigia pagamento por seus serviços" em atentados contra Cuba, circulavam na internet e havia sido usadas por vários outros sites.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Médicos cubanos lideram combate à cólera e mantêm prestígio no Haiti

Por Federico Mastrogiovanni | de Porto Príncipe para o site Opera Mundi

Doutor Somarrimba: um ano de esforços humanitários por todo o Haiti
Mesmo antes do terremoto de 12 de janeiro de 2010, eles já estavam no Haiti. E, após o tremor, formaram uma das missões mais ativas e competentes em solo haitiano, elogiada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e outras entidades internacionais. Os mais de mil médicos da Brigada Médica Cubana em atividade no Haiti, além de ajudarem os milhares que ficaram desabrigados, também desempenham papel importante no combate à recente epidemia de cólera. 

“Até hoje, a Brigada Médica atendeu mais de 40 mil pacientes, cobrindo 40% do total de atendimentos oferecidos no Haiti”, contou, orgulhoso, o doutor Lorenzo Somarriba López, vice-ministro da Saúde e coordenador-geral da brigada, em entrevista ao Opera Mundi. Apesar de ser raramente citada pela mídia internacional, a missão cubana – presente desde 1998 no Haiti –, recebe amplo apoio dos haitianos, de acordo com Somarrimba. “Quando as manifestações contra o resultado das eleições presidenciais tomaram as ruas, saímos protegidos somente pela bandeira cubana. Isso diz muito sobre nosso trabalho.”

O JULGAMENTO DO VERDUGO CONTINUA NAS TERRAS IANQUES!

Continua julgamento contra terrorista Posada Carriles nos EUA


Washington, 14 jan (Prensa Latina) O julgamento contra o terrorista internacional Luis Posada Carriles continua hoje em El Paso, Texas, com depoimentos que podem confirmar a falsidade das declarações do acusado às autoridades migratórias.

Ontem compareceu ante o tribunal Gina Garrett Jackson, advogada do Departamento de Segurança Nacional em Miami, que contribuiu elementos ao júri, integrado por cinco homens e sete mulheres, sobre a solicitação de cidadania apresentada por Posada na Flórida, onde é acusado de mentir.

Estas pessoas decidirão se ele é culpado de ter mentido às autoridades em várias ocasiões, algo que tomará tempo em um processo que testemunhas presentes no fórum alongam até o mês de fevereiro.

Durante várias semanas a promotoria contribuirá dados e testemunhas decididas a demonstrar que o sujeito enganou em seu gerenciamento migratório, entre outros aspectos.

Cuba chama de provocação reunião de oficiais dos EUA com mercenários

Fonte: Prensa Latina

Havana, 14 janeiro O Ministério de Relações Exteriores de Cuba (MINREX) qualificou de provocação uma reunião de altos servidores públicos do Departamento de Estado estadunidense com mercenários a serviço de seu governo.

Tal ato, expressou o comunicado, constitui uma violação flagrante das normas internacionais que regem as relações entre os Estados e uma ofensa ao povo cubano, que por mais de 50 anos tem enfrentado a política de hostilidade dos Estados Unidos.

Esta ação confirma uma vez mais que não há mudanças na política de subversão e ingerência de Washington nos assuntos internos de Cuba, assinalou o texto do MINREX.

Censura do YouTube ao Cubadebate desatou movimento solidário

Fonte: Prensa Latina

Havana, 14 jan A decisão do centro técnico do YouTube, propriedade da Google, de fechar a conta do site Cubadebate, desatou nessa rede social um movimento de protesto e solidariedade com o meio agredido.

Com grande rapidez surgiram em outros meios alternativos espaços para reproduzir a informação diária do Cubadebate, o que constitui um revés para a tentativa de fazê-lo calar, assinalou à Prensa Latina Rosa Miriam Elizalde, editora chefe do site.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Censura:google fecha canal de vídeos do portal Cubadebate no Youtube

Fonte: Cubadebate

A empresa estadunidense Google desativou o canal de vídeos do sítio web Cubadebate (http://www.cubadebate.cu) no Youtube, após publicar um ato do terrorista confesso Luis Posada Carriles. O portal cubano denunciou um “atentado à liberdade de expressão de um sítio alternativo em um país bloqueado” pelos Estados Unidos (EUA).

Cubadebate recebeu nesta quarta-feira a notificação do centro técnico do Youtube no qual se comunicava que fecharia a conta “devido a uma denúncia por infração de copyright”, resenhou a versão digital do rotativo.

Do mesmo modo, indicou que o fato se referia especificamente a um fragmento do vídeo sobre o ato onde se apresentou o terrorista Posada Carriles em Miami (sul dos EUA).

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Miami, cidade do ódio e da intolerância;

Vaya electrónica en Miami dedicada a los Cinco 

O outdoor colocado ontem em uma rua da cidade de Miami, Florida, por um grupo de cubanos e latinos americanos Aliança Martiniana, que reclamava a liberdade dos Cinco Cubanos presos injustamente nos Estados Unidos, de acordo com informações do Cubadebate, foi retirado hoje.

Apenas uma pequena demonstração da incapacidade dos intolerantes e odiosos.

A luta pela liberdade dos Cinco continua.

Os partidários do terror em defesa de Posada "Verdugo" Carriles - julgamento

Clima de ódio em julgamento contra o terrorista Posada Carriles
Fonte: PRENSA LATINA

Washington, 12 jan (Prensa Latina) O processo judicial contra o terrorista Luis Posada Carriles continua hoje em El Paso, Texas, em meio ao ódio incentivado por seus seguidores contra os que reclamam justiça.

Em declarações à Prensa Latina, o advogado José Pertierra, representante da Venezuela no pedido de extradição do terrorista, denunciou que Sergio García, um seguidor de Luis Posada Carriles, o ameaçou de morte e lhe gritou chingamentos.

Campanha a favor dos Cinco em Miami - (foto)

Na Avenida 37 e Rua Quatro da North West, Pequeña Habana de Miami, apareceu hoje este outdoor com o retrato dos Cinco Heróis Cubanos presos injustamente nos Estados Unidos: Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Fernando González, Ramón Labañino e René González.
Excelente iniciativa dos cubanos e solidários a causa dos Cinco. Uma pequena provocação no coração negro da máfia de Miami.

Com informações do CAMBIOS EN CUBA

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

CUBA – Memorial Hélio Dutra

Fonte CUBA VIVA

Foi inaugurado o projeto ¨Rincón del Brasil en Cuba – Memorial Hélio Dutra¨, com uma atividade cultural no Taller de Transformación del Barrio Principe em Havana. Neste mês de janeiro se iniciará uma reforma em parte deste Centro Comunitário para abrigar diferentes atividades, além do próprio memorial, como as de música brasileira, vídeos sobre o Brasil e outras, com a participação de moradores do bairro, brasileiros que visitam Cuba, estudantes brasileiros que vivem na Ilha. Informamos, a seguir, os objetivos e atividades propostas no projeto.

Objetivos
• Divulgar a cultura cubana e brasileira entre brasileiros e cubanos, através da realização de atividades culturais e artísticas
• Estreitar os laços de amizade e solidariedade
• Intensificar o intercâmbio científico, cultural e artístico entre os dois países
• Desenvolver atividades comemorativas das datas históricas dos dois países

Atividades

O crime contra a congressista democrata

Reflexões do Companheiro Fidel

COMO é conhecido, o Estado do Arizona, território arrebatado ao México pelos Estados Unidos junto a outras muitas extensões de terra, foi palco de fatos dolorosos, pelas centenas de latino-americanos que morrem tentando emigrar aos Estados Unidos na procura de trabalho ou para se juntarem a pais, esposos ou outros familiares próximos que ali se encontram.

Nesse país são eles os que realizam os trabalhos mais fortes e vivem sob o temor constante da detenção e da deportação forçosa. Apesar das drásticas medidas, cresce a cada ano o número dos que morrem na tentativa e são centenas de milhares os que anualmente são expulsos para seus países de origem.

Cresce também o número de norte-americanos que se opõem a esse abuso, como os que apoiaram e, pela terceira vez, elegeram a jovem congressista Gabrielle Giffords.

Atualmente, o Estado do Arizona é um dos mais ricos dos Estados Unidos, pelos minérios que são extraídos, especialmente cobre e molibdênio; grande produção de algodão e de carne bovina, que utilizam enormes extensões do solo; a beleza de suas paisagens, entre elas o famoso Grand Canyon do Colorado, considerado um dos mais belos do planeta, e uma das três grandes comunidades indígenas. O Estado é visitado anualmente por 30 milhões de turistas nacionais e estrangeiros. Os 30% aproximadamente de sua população são de origem hispano-americana.

Menina deixa sua brincadeira para render homenagem ao Che (foto).

Gestos diante dos Símbolos.
por Zenia Regalado
Tradução: Robson Luiz Ceron - Blog Solidários.


Seu nome não importa. Um destes dias, o fotógrafo captou a imagem desta pequena que decidiu por si só prestar homenagem a um busto recém-inaugurado de Ernesto Che Guevara.

O que levou a menina parar de brincar? É certo que seu gesto está relacionado à palavra de um professor, que diariamente fala sobre os símbolos nacionais e as personalidades da história.

Muito se fala dos valores, termo que pode ser medido em ações concretas e quem duvida, ali está a imagem da menina que colocou de lado sua brincadeira, diante da presença simbólica do guerrilheiro.

Outra estrela do Tea Party, por Fidel.

Reflexões do Companheiro Fidel
 
NADA mais nada menos que Ileana Ros, a pessoa que mantinha sequestrado o garoto Elián em Miami, promotora de golpes de Estado, de crimes como os de Posada Carriles e de outras malfeitorias, viajará ao Haiti, onde o terremoto matou um quarto de milhão de pessoas e a epidemia de cólera, em plena ação, quase 4 mil, constituindo uma ameaça para o resto do continente.

Um telexe da agência DPA informa o seguinte:

“A congressista republicana Ileana Ros Lehtinen visitará o Haiti, terça-feira, 11 de janeiro, sendo sua primeira viagem ao estrangeiro desde que foi nomeada presidenta do Comitê da Política Exterior da Casa dos Representantes, atualmente liderada pelos republicanos”, informou hoje seu gabinete num comunicado.

“Durante a estada em Porto Príncipe, a congressista, de origem cubana, disse que espera receber um relatório sobre ‘os avanços’ em matéria de reconstrução no devastado país, bem como sobre a ‘continuada controvérsia eleitoral’, depois das eleições presidenciais de 28 de novembro passado”.

Mais de 500 fotos de Cuba