domingo, 31 de julho de 2011

Facebook convoca concurso que exclui os cubanos!

Fonte: CUBADEBATE
Tradução: Lilian Back - Blog Solidários.

O Facebook anunciou que a partir de hoje entrará em vigor um programa que lhes permite recompensar os hackers que descobrirem vulnerabilidades no código do site, segundo a Computerworld.

No entanto, nesse programa são explicitamente excluídos especialistas cubanos, como advertem as regras do Facebook:

- Dar tempo suficiente à rede de responder e agir antes de tornar a informação pública.
- Ser a primeira pessoa a especificar detalhadamente a brecha ou falha de segurança.
- Viver em um país que não disponha de sanções aplicadas pelos EUA, como Cuba, Coréia do Norte ou a Líbia.



Esta exclusão já havia sido realizada pelo Facebook anteriormente. Em dezembro de 2010, a rede social organizou uma competição para hackers chamada Hacker Cup, em que não poderia participar qualquer especialista em computadores da ilha, aplicando estritamente as sanções impostas pelos EUA aos cubanos para o uso da internet.

Os Estados Unidos permitiram em 1996 a conexão de Cuba à Internet, mas sob a ameaça de sanções severas aos que facilitem o comércio eletrônico ou qualquer outro serviço que favoreça o desenvolvimento informático na ilha

Cuba, um dos países de infra-estrutura de telecomunicações mais precárias, devido ao bloqueio dos EUA, no entanto, é o quarto maior em todo o mundo no uso da Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), de acordo com o último relatório União Internacional das Telecomunicações.

A recompensa oferecida pelo Facebook para este programa é de US$500, mas se esclarece que se as falhas de segurança encontradas forem maiores a recompensa será.

Nenhum comentário:

Postar um comentário