terça-feira, 7 de junho de 2011

Frente Parlamentar de Solidariedade a Cuba é lançada na Assembleia Legislativa de SC

Fonte: Portal Alesc


Com a presença do cônsul-geral de Cuba, Lázaro Mendes Cabrera, foi lançada na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (7), a Frente Parlamentar Catarinense de Solidariedade a Cuba. Iniciativa da Associação Cultural José Martí de Santa Catarina (ACJM-SC), a frente suprapartidária conta com a participação de 16 parlamentares e será presidida pelo deputado Sargento Amauri Soares (PDT).

Conforme explicou Soares, o objetivo da frente é estreitar os laços entre os catarinenses e o povo cubano e difundir o respeito às normas internacionais que defendem o respeito à soberania e autodeterminação dos países. Os parlamentares também vão trabalhar pela ampliação das relações econômicas, através de acordos bilaterais, e pela realização de convênios técnico-científicos entre universidades e instituições culturais e científicos. A frente tem ainda como propósito o fim do bloqueio econômico praticado contra Cuba.


Os deputados presentes ao ato de lançamento da frente registraram solidariedade ao povo cubano e manifestaram interesse em conhecer as experiências bem sucedidas do país nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento científico. Além de Soares, participaram da solenidade os deputados Angela Albino (PCdoB), Dirceu Dresch (PT), Dirce Heiderscheidt (PMDB), Jorge Teixeira (DEM), Darci de Matos (DEM), Jailson Lima (PT) e Volnei Morastoni (PT), e o vereador de Florianópolis, Ricardo Vieira (PCdoB).

O cônsul-geral de Cuba agradeceu a acolhida no Parlamento catarinense e qualificou como “magnífica” a relação que o país tem com o Brasil. Segundo Cabrera, “Cuba é um país em constante mudança sempre em busca de desenvolvimento social.” Recentemente, no Congresso do Partido Comunista, foram aprovadas diversas alterações em relação às questões econômicas. O país, que apresenta índices de primeiro mundo em saúde e educação, tem muito mais do que isso para mostrar, conforme o cônsul-geral, que citou a seguridade social e o desenvolvimento tecnológico e científico, especialmente nas áreas de engenharia genética e biotecnologia, como pontos fortes da nação cubana.

Após a cerimônia de instalação da frente parlamentar será realizada em Florianópolis, às 19 horas, no auditório do Sindisaúde/SC, a Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba. A etapa regional é preparatória à Convenção Nacional, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Texto: Lisandrea Costa
Fotos: Carlos Kilian

Nenhum comentário:

Postar um comentário