sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A entrevista de Fidel a Jeffrey Goldberg II

Como afirmamos ontem, seria preciso aguardar e ter conhecimento do contexto em que Fidel dissera que “o modelo econômico não funciona mais”.

Pois bem, hoje mesmo a própria imprensa burguesa noticiou os esclarecimentos do Comandante Fidel que, através da TV, disse que seus recentes comentários sobre o fracasso do modelo cubano foram mal interpretados por Goldberg.

De acordo com o release da Reuters, Fidel explicou:

"É evidente que essa pergunta carregava implícita a teoria de que Cuba exportava a revolução. Eu lhe respondo: o modelo cubano já não funciona nem sequer para nós. Expressei isso sem amargura nem preocupação", disse Fidel, de 84 anos.

"Divirto-me agora ao ver como ele interpretou isso ao pé da letra".


"Mas o real é que minha resposta significa exatamente o contrário do que ambos os jornalistas norte-americanos interpretaram sobre o modelo cubano", disse Fidel.

"Minha ideia, como todo o mundo conhece, é que o sistema capitalista já não serve nem para os Estados Unidos nem para o mundo, o que conduz de crises em crises cada vez mais graves, globais e repetidas".

Por fim, Fidel afirmou que “Goldberg é um ‘grande jornalista’, mas que amigos árabes lhe advertiram sobre o fato de o articulista ser um defensor do sionismo”.
Ou seja, descontextualizada, a frase serviu ao vão desejo burguês, tão somente.

Viva Fidel!

Viva a Revolução Cubana!

Robson Luiz Ceron

Um comentário: