segunda-feira, 21 de junho de 2010

Cuba, sorria!

Apesar do bloqueio ianque, Cuba exibe conquistas na saúde bucal.
Por Iris Armas Padrino.
Fonte: AHORA
Tradução: Robson Luiz Ceron - Blog Solidários.

Cuba cumpriu, com dois anos de antecedência, as metas de saúde bucal infantil, traçadas pela Organização Mundial de Saúde, para o início do século, apesar das limitações do bloqueio dos EUA.

A doutora Estela Gisper, presidente da Sociedade Cubana de Estomatologia (especialidade da odontologia, N.T.), disse que entre as muitas realizações, incluem-se o cumprimento da proposta da OMS, que apontava a necessidade de 50% das crianças - de cinco e seis anos de idade - estivessem livres de cáries.

Gisper ressaltou que outro indicador alcançado foi a diminuição de dentes obturados e perdidos, e o índice de 85% de jovens, de 18 anos, com todos os dentes naturais.


A estomatologia cubana possui, entre seus propósitos para 2015, a diminuição em 40% da prevalência de cáries dentárias, em toda população, aumentando em 15% o número de pessoas sem doenças gengivais e periodontais, reforçando a prevenção.

Também fazem parte dos objetivos, o desenvolvimento de medidas para o diagnóstico precoce do câncer bucal, através de pesquisas e da reabilitação de locais de serviços estomatológicos (que em Cuba somam mais de 1.300, incluindo escolas e locais de trabalho).

Estela Gisper disse que o novo enfoque da estomatologia cubana, em Atenção Primária de Saúde, demanda o desenvolvimento preferencial de ações de promoção e prevenção, sem abandonar as tecnologias biomédicas de diagnóstico, tratamento e reabilitação.

As realizações dessa especialidade serão mostradas na Convenção Internacional de Estomatologia de 2010, que ocorrerá esta semana, em Havana. Evento que contará com a participação de delegados de diferentes áreas da odontologia de Cuba e de outros países da América Latina.

Como parte da Convenção, ocorrerá a Quinta Reunião da Sociedade de Implantologia Oral Ibero-americana (SIOLA); o Congresso da Academia Italiana de Implante de Próteses; e o XI Congresso Nacional da Sociedade de Cirurgia Maxilofacial.

Ocorre, ainda, o II Simpósio Internacional sobre Gerodontologia; o Primeiro Simpósio da Sociedade Cubana de Estudos de Ortodontia; e o II Encontro Latino-Americano de Estudantes de Odontologia. (AIN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário