terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Conhecendo Cuba!!!

Embora haja alguns pontos controversos....

Cuba além dos estereótipos

O Guia da Semana preparou um roteiro para quem quer ir além dos clichês cubanos.
Por Diego Dacax

Apesar de ainda ser mais conhecida por sua conturbada situação política do que pelas suas belezas naturais e urbanas, Cuba tem sido um destino cada vez mais frequente na lista dos turistas mundo afora. Com uma localização privilegiada, o país, que é composto por mais de 4 mil recifes, ilhotas e ilhas propriamente ditas, fica entre o Mar do Caribe - famoso por seu azul e pelas paisagens paradisíacas das nações à sua volta - e o Estreito da Flórida. Ao contrário do que comumente se pensa, o turismo na ilha vai muito além de Havana. A partir disso, elencamos alguns dos principais pontos para quem quer conhecer Cuba para além de seus estereótipos.

Havana
Capital e principal cidade cubana, Havana concentra mais de vinte por cento dos cerca de 11 milhões de habitantes do país. Apesar de ser quase um clichê quando se fala em Cuba, o local ainda é o principal centro cultural da ilha. Para se ter uma ideia, por lá existem 30 museus, 10 galerias de arte e 25 teatros, a maioria destes espaços fica na cidade velha, que em 1982 foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Esta área da capital é, por si só, uma atração à parte.

Além disso, não faltam opções para quem quer aproveitar a noite. Entre os locais para se dançar e escutar música estão o Café Cantante Mi Habana, a Casa de La Música e o Habana Café. Quanto à gastronomia, destacam-se restaurantes de comidas típicas, como o Florida, que era frequentado pelo escritor Ernest Hemingway, e o La Bodeguita Del Medio, onde, dizem, se toma o melhor Mojito da cidade.

Santiago de Cuba
Antiga capital da ilha, Santiago de Cuba é um destino obrigatório para quem quer conhecer o país e sua cultura. Entre os locais fundamentais estão o parque Céspedes e a Casa de Velásquez, que tem a fileira de sacadas mais antiga das Américas. De lá, é possível iniciar um passeio pela rua Heredia, onde estão diversos monumentos e espaços como o Museu Ambiente Histórico Cubano, o Museu de Carnaval e a Casa dos Estudantes. A Casa de La Trova, um dos redutos musicais da cidade, também fica nessa região. Foi lá que músicos como Compay Segundo e Ibrahim Ferrer, integrantes do Buena Vista Social Club, começaram suas carreiras. Santiago de Cuba é a verdadeira capital musical do país.

Nos arredores da cidade, dois locais chamam a atenção dos visitantes. Um deles é o parque Baconao, que é uma Reserva Natural da Biosfera. O outro é a Virgem da Caridade do Cobre, santuário da santa padroeira cubana. Na região, também está a paisagem de Sierra Maestra, famosa por suas enormes plantações de café e por conta da revolução que levou o comunismo a Cuba.

Piñar Del Rio
Piñar Del Rio é a mais ocidental das províncias cubanas. É lá que fica de fato a zona do tabaco da ilha. Além dos charutos, Piñar se destaca por suas belezas naturais. Entre elas, o arquipélago de Colorados, que é um recife de 200 quilômetros, e lagos naturais e artificiais, como o de Cuyaguateje. Boa parte do território de Piñar Del Rio é ocupado pela cordilheira de Guaniguanico. Duas áreas que pertencem à província foram declaradas Reserva Natural da Biosfera pela Unesco: a cordilheira do Rosário e a península de Guanahacabibes. Nessa península está a praia de Maria La Gorda, um paraíso cultuado por mergulhadores do mundo todo. Com relevos marcados por crateras, a cordilheira de Organos abriga o vale dos Viñales, um dos cartões postais da região.

Sancti Spiritus
Em Sancti Spiritus termina a savana de Camagüey e começam as cadeias de montanhas. Entre elas está a de Encambray, onde fica a cidade de Trinidad, conhecida por suas vias pavimentadas com pedras coloridas que datam do século XVIII. Estas ruas foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Na lista dos lugares que devem ser visitados na cidade estão a Plaza Mayor, onde ficam a igreja Santísima Trinidad, que tem imagens dos séculos XVII a XX, o convento de São Francisco e o Palácio de Brunet, que data do século XVIII. O convento de São Francisco de Assis, que acomoda o Museu de Guerra Contra Bandidos e a Casa do Navio de Guerra, também merece uma visita.

Cienfuegos
Apesar de possuir o terceiro porto mais importante do país e ser a primeira exportadora de açúcar, a província de Cienfuegos é a menor de Cuba. Ainda assim, a região reserva atrações que não podem ficar de fora do roteiro dos visitantes que querem conhecer as peculiaridades da ilha. O Parque Jose Martí, uma das atrações locais, concentra os mais belos exemplares da arquitetura regional, com construções dos séculos XIX e XX que são tidas como Monumentos Nacionais. Pela cidade, estão espalhadas estátuas de habitantes ilustres. Outros destinos a serem visitados são o Parque Teatro Luisa e o Jardim Botânico de Soledad, que fica a 25 quilômetros do centro e concentra diversas espécies tropicais, como a palmeira real, uma planta nativa da ilha.

Arquipélago Canarreos
Com cerca de 350 ilhas e recifes, o Arquipélago de Canarreos é um território de estatuto especial. Sua principal atração turística é Cayo Largo, uma pequena ilha virgem que abriga diferentes espécies - de pássaros a tartarugas e crocodilos - em mais de 25 quilômetros de litoral. Por lá, a água tem uma temperatura média de 26ºC durante todo o ano. A dica para quem for a Cayo Largo é visitar as praias locais, entre elas, Sirena, Lindamar, Luna, Los Cocos, Playa Blanca e Tortugas, onde as tartarugas desovam.

Outro atrativo do arquipélago é a Isla de la Juventud, também conhecida como Ilha dos Pinheiros. Coberta ao norte por grandes bosques de pinheiros e habitações, a ilha ainda se mantém praticamente intacta ao sul, onde é tomada por uma densa floresta tropical e habitada apenas por uma pequena população de pescadores. A praia Bibijagua, diferente por sua areia escura em consequência da ação corrosiva do mar no mármore, é outro ponto que atrai diversos turistas à região.

Fonte: GUIA DA SEMANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

516 FOTOS DE CUBA