sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

50 ANOS


Caravana da Liberdade chegou a Havana na quinta-feira

HAVANA, Cuba, 08 jan (ACN) Nesta quinta-feira foi comemorado o 50º aniversário da entrada vitoriosa em Havana da Caravana da Liberdade, conduzida em 1959 pelo Comandante-em-Chefe Fidel Castro, com a presença de milhares de havaneses, que a receberam até seu ponto final na Cidade Escolar Libertad.

Desde 02 de janeiro um grupo de 50 jovens de cada província vinha percorrendo a rota seguida por membros do Exército Rebelde, que se traçou de Santiago de Cuba a Havana. Graças às ações empreendidas pelos guerrilheiros integrantes desse movimento se consolidou a derrota da ditadura de Fulgencio Batista.


Nesta ocasião, os membros da caravana foram escolhidos de entre os pioneiros (escolares), membros da Federação de Estudantes Educação Média e da Federação dos Estudantes Universitários; professores, médicos, artistas, atletas, cientistas, internacionalistas, camponeses, membros da Associação dos Combatentes da Revolução Cubana, e oficiais e soldados das Forças Armadas Revolucionárias e do Ministério do Interior.


Em cada província a caravana realizou atividades e visitas a locais históricos e aos antigos combatentes e familiares dos mártires da Revolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais de 500 fotos de Cuba